Missionários
Claretianos Brasil

Claretiano oferece educação superior aos índios do estado de Roraima

O Dia do Índio, celebrado no último dia 19, quinta-feira, vem sendo marcado por muitas conquistas. Entre elas a possibilidade do indígena frequentar o ensino superior. E, desde 2015, centenas de índios do Estado de Roraima estão frequentando o ambiente universitário no Claretiano – Centro Universitário polos de Boa Vista e Normandia.  Eles cursam Administração, Nutrição, Enfermagem, Ciências Contábeis, Pedagogia (Licenciatura) e o curso superior de tecnologia em Secretariado, todos na modalidade de Educação a Distância (EaD). E para ingressar na instituição todos participaram do processo seletivo elaborado para a ocasião.

O ensino superior oferecido aos índios atende à solicitação das comunidades de Roraima, Estado que concentra mais de 400 comunidades indígenas, sendo a unidade federativa que abriga a maior quantidade de etnias no País. Essa oportunidade oferecida a eles vai ao encontro da missão da instituição que é de capacitar a pessoa humana para o exercício profissional e para o compromisso com a vida, mediante uma formação integral.

É importante ressaltar que os indígenas contam com total apoio dos polos de Boa Vista e Normandia para a realização das atividades, inclusive para acessar a Sala de Aula Virtual (SAV). Isso porque os alunos das comunidades que não têm Internet ou mesmo os que não têm computador podem usar a estrutura dos polos. Nos locais há monitores treinados e capacitados para atender todos os indígenas.  

Eles também participam dos encontros presenciais e das atividades de extensão promovidas, como por exemplo, o ENIC - Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica - que é realizado exclusivamente para essas comunidades. E em outubro do ano passado aconteceu a segunda edição direcionada aos povos indígenas e mais de 500 participantes dos povos Macuxi, Wapichana, Yanomami, Wai-Wai, Taurepang e Ingaricó estiveram  no evento que aconteceu no Claretiano – Centro Universitário, polo de Boa Vista e no Centro Amazônico de Fronteira - CAF/UFRR.

Educação sem fronteiras em Boa Vista
Cinco mil quilômetros separam o Claretiano – Centro Universitário, que fica localizado em de Batatais (São Paulo), à cidade de Boa vista. E, ao oferecer a modalidade de Educação a Distância para as comunidades indígenas o Claretiano proporciona a eles a oportunidade de acesso ao ensino superior e o que é melhor, sem fronteiras. A iniciativa da instituição que está atenta às necessidades sociais, culturais, educacionais e profissionais destas comunidades indígenas oferece capacitação em áreas que eles ainda não tiveram a oportunidade da profissionalização.

O ensino destinado aos povos indígenas, por meio do Claretiano – Centro Universitário, iniciou-se em 2015 com a oferta de 100 vagas para o curso Pedagogia para os professores das comunidades que não tinham formação superior. No ano seguinte, foram oferecidas mais 100 bolsas de estudos para os jovens escolhidos pela comunidade que irão dar continuidade no trabalho acadêmico já desenvolvido por eles.

É importante ressaltar que todos os universitários envolvidos no projeto assumiram o compromisso perante suas comunidades de concluir o curso superior e aplicar todos os conhecimentos adquiridos em benefício de seus povos.

 

Comente essa notícia

Comentários 0