Missionários
Claretianos Brasil

Coordenadora pastoral dos colégios Claretianos da Venezuela visita Batatais

A coordenadora pastoral dos colégios Claretianos da Venezuela, Bibiana Medina, esteve no Claretiano – Centro Universitário, em Batatais, no começo de maio. Na capela do Claretiano, ela foi apresentada pelo Pe. Luiz Claudemir Botteon, pró-reitor administrativo da instituição e, em seguida, falou aos colaboradores sobre a preocupação em relação ao agravamento da crise no país vizinho ao Brasil.

Bibiana contou que após cinco anos da morte do ex-presidente Hugo Chávez e a ascensão de Nicolás Maduro ao poder, a Venezuela enfrenta escassez de alimentos, falta de produtos básicos (como os de higiene e remédios) e uma inflação acima de 2.600% em 2017.

“A crise se deu de forma progressiva. No começo, com propostas políticas esperançosas, que saíam do tradicional, eram progressistas. Entretanto, aos poucos o que se viu foi uma redução econômica, uma mudança no sistema de educação. Assim, tudo foi tomado”, disse Bibiana.

Apesar de uma nova eleição presidencial estar prevista para ocorrer no dia 20 de maio na Venezuela, Bibiana diz que não há perspectivas de mudanças. Maduro é candidato à reeleição. Se ganhar, seu mandato vai até 2025.

"Não queremos que nenhuma pessoa perca sua essência de ser humano. Me entristeço, mas tenho que seguir com minha missão em meu país, com os jovens. Dizendo: vamos, vamos adiante”, afirmou Bibiana.

Atualmente, a Congregação dos Missionários Claretianos está presente em 38 pontos na Província Colômbia - Venezuela, englobando colégios, paróquias e pastorais. Na área da educação, são quatro colégios — dois deles na Venezuela e outros dois na Colômbia.

 

Comente essa notícia

Comentários 0