Dias de aprendizado, reflexão acerca de Educação, troca de experiência e confraternização. Assim foi o V Congresso Brasileiro e o II Congresso Interamericano de Educadores Claretianos (CONCLAR) realizado entre 28 e 30 de abril, na cidade de Indaiatuba, São Paulo. Mais de 400 colaboradores do Claretiano – Rede de Educação do Brasil e da América Latina estiveram reunidos, no Centro de Espiritualidade Inaciana – Itaici, e participaram de inúmeros eventos a partir do tema ‘Educação e Compromisso com a vida’.
Várias atividades marcaram os Congressos, como por exemplo, palestras, relatos de experiências, apresentações de trabalhos científicos e o lançamento do livro ‘Sabores do Claretiano no Brasil’, da editora Claretiano, que em 52 páginas reúne receitas das regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-oeste, onde há polos do Claretiano. O livro evidencia, descritos por região, as influências, os principais ingredientes e pratos típicos de cada local. Afinal, o objetivo da obra é fazer com que as tradições da culinária do nosso país não sejam perdidas.
No primeiro dia aconteceu um momento cultural e logo em seguida, a solenidade de abertura que contou com as presenças do Pe. Cláudio Roberto Fontana Bastos, CMF, diretor executivo da CECLAB (Comissão dos Educadores Claretianos do Brasil); Pe. Marcos Aurélio Loro, CMF, superior provincial dos Missionários Claretianos do Brasil; o Pe. Ronaldo Mazula, CMF, fez a leitura da Carta do superior geral dos Missionários Claretianos, Pe. Mathew Vattamattam. Em seguida Dom Ricardo Hoepers, Bispo da diocese de Rio Grande/RS e autor do livro "Teologia Moral no Brasil: um perfil histórico", fez a conferência Educação e compromisso com a vida; depois o lançamento das campanhas ‘Campanha Solidária 2018, Missão Moçambique - Claretiano Solidário na África e ‘Campanha "Somos Claretiano, queremos mais’. O dia foi encerrado com a apresentação dos trabalhos científicos.
No dia 29, foram realizadas várias atividades, entre elas, a palestra ‘Comunidade Educativa e as relações humanas: educar para a vida’, com o professor Drº César Nunes; relatos de experiências com o Pe. Cláudio que fez a apresentação da ‘Educação Claretiana e o compromisso com a vida’; já o Pe. Sérgio Ibanor Piva, CMF, e reitor do Claretiano – Centro Universitário, falou sobre ‘Carisma Claretiano: anúncio da palavra e humanização’; a professora Ma. Ana Maria Tassinari, que é coordenadora do Núcleo de Acessibilidade do Claretiano - Centro Universitário, e a professora Solange Cintra Bazzoli Arid, coordenadora pedagógica do Clareitano - Colégio, unidade de São Paulo, abordaram o ‘Processo de Inclusão no Claretiano – Rede de Educação’; ‘Ser professor’ foi abordado pelo professor Drº Paulo Roberto Moraes.
A tarde foi destinada aos relatos de experiências envolvendo os temas ‘Trabalho solidário e evangelizar no instituto Claret – Temuco, Chile’, com o Pe. Gustavo Verdugo Lazo; ‘Trabalho Evangelizador em áreas de conflito – Chocó, Colombia’, com a professora Manuela Valoyes Córdoba; ‘Projeto de Educação Superior Indígena do Claretiano – Centro Universitário no Estado de Roraima’, com as professoras mestre Maria Edna de Brito e Arlete G.S Portilho e o professor Agenor Pereira da Silva. O dia foi encerrado com a conferência ‘Compromisso com a vida – testemunhas do humanismo Claretiano’, com o Pe. César Augusto Espinoza Muñoz, CMF, secretário da Conferência dos Missionários Claretianos da América.
No último dia aconteceram as palestras ‘Relacionamento com alunos para a captação, retenção e política de egresso’ com o professor Me. Wille Muriel; ‘Adaptação curricular na inclusão’, com a professora Daiana Cristina Caetano Lopes Ruas e ‘Metodologias ativas’, com a professora Ma. Maria Aparecida do Amaral e Silva. O congresso foi encerrado com a conferência ‘Educador Claretiano diante do Efêmero e da Complexidade: compromisso com todas as fases da vida’, ministrada pela professora Drª Marina Lemos Silveira Freitas.
A realização dos Congressos tem como inspiração o carisma de Antônio Maria Claret, fundador dos Missionários Claretianos, fundamentados na essência, missão e princípios da comunidade educativa em intensão de promover a formação continuada de toda comunidade educativa.
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