Missionários
Claretianos Brasil

P. Aquilino Bocos Merino, novo Cardeal da Igreja

“ Tenho o prazer de anunciar que em 29 de junho realizarei um Consistório para a nomeação de 14 novos cardeais ”, disse o Papa Francisco hoje, 20 de maio de 2018, durante a Regina Coeli na Praça de São Pedro. Entre os 14 é nosso irmão, pe. Aquilino Bocos Merino, CMF .

Pe. Aquilino nasceu em 17 de maio de 1938 em Canillas de Esgueva, na Espanha. Ele assumiu sua primeira profissão em 15 de agosto de 1956 e seus votos finais sobre o mesmo que do ano de 1959. Ele foi ordenado sacerdote em 23 de maio de 1963 em Salamanca, Espanha. Nossa Congregação o teve como Superior Geral de 1991 a 2003. Durante sua governança, ele realizou uma implementação do serviço missionário da Palavra na Nova Evangelização, expandindo a Congregação para novas fronteiras, principalmente na Ásia, África e Europa Oriental, e enfatizou os esforços para qualificar tanto a formação inicial como a formação permanente de todos. os claretianos.

Entre 1991 e 2003 foi membro do Conselho da União dos Superiores Gerais (reeleito para quatro triênios) e de 1991 a 1997 foi membro do Conselho dos 16 do CICLSAL. Participou do Sínodo sobre a Vida Consagrada de 1994; na II Assembléia Especial dos Bispos para a Europa em 1999 e na Décima Primeira Assembléia do Sínodo dos Bispos em 2002. Além disso, foi nomeado em 1994 por João Paulo II como membro da Congregação para os Religiosos, e confirmado por mais cinco anos em 1999.

Os outros cardeais nomeados são Mons. Raphael Sako, patriarca caldeu de Bagdá, Mons. Luis Ladaria, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Mons. Angelo De Donatis, Vigário de Roma, Mons. Giovanni Angelo Becciu, substituto do secretário de Estado, Mons. Konrad Krajewski, cônjuge papal, Mons. Joseph Coutts, Arcebispo de Karachi, Mons. Antonio Augusto dos Santos Marto, Bispo de Fátima, Mons. Giuseppe Petrocchi, Arcebispo de L'Aquila, Mons. Pedro Barreto, Arcebispo de Huancayo (Peru), Mons. Desiré Tsarahazana, Arcebispo de Toamasina (Madagascar), Mons. Tomás de Aquino Manyo, Arcebispo de Osaka (Japão), Mons. Sergio Obeso Rivera, Arcebispo emérito de Xalapa (México), e Mons. Toribio Ticona Porco, Prelado Emérito de Corocoro (Bolívia).

Veja na seção de videos o anuncio feito pelo Papa Francisco

 

Comente essa notícia

Comentários 0