Missionários
Claretianos Brasil

Universitários de Medicina homenageiam o reitor do Claretiano - Centro Universitário

16 de maio de 2018, data que ficará eternizada na memória do Drº Pe. Sérgio Ibanor Piva, reitor do Claretiano – Centro Universitário. Com uma vida dedicada à missão de evangelizar por meio da educação, neste dia o reitor foi homenageado pelos estudantes do curso de Medicina, do Claretiano – Faculdade (Rio Claro) que o escolheu para dar nome ao Centro Acadêmico, ficando denominado, desde esta data, como ‘Centro Acadêmico de Medicina Pe. Sérgio Ibanor Piva’. 

A universitária e presidente do Centro Acadêmico, Marcella Venâncio do Valle, explicou que, desde o primeiro contato com o padre, recebeu muitos ensinamentos e experiências que mostraram o porquê de ele ser o convidado de honra. Na oportunidade Pe. Sérgio recebeu uma placa com os seguintes dizeres:

"Nós, alunos da primeira turma da Faculdade de Medicina Claretiano de Rio Claro, tivemos a honra de nomearmos, em sua homenagem, nosso Centro Acadêmico. Essa foi uma forma de todos nós demonstrarmos nossa admiração, respeito e agradecimento por todo seu empenho e dedicação na promoção de um ensino humanista em toda sua obra educativa."

O Drº Pe. Sérgio Piva contou que receber esta homenagem foi, inicialmente, uma grande emoção, uma sensação indescritível. “Tive o primeiro contato com todos os universitários, na ocasião da abertura do curso, para explicar o que significava o carisma Claretiano, a saga do carisma Claretiano e porque nós entramos na Educação. Expliquei com detalhes a importância da palavra do carisma Claretiano e não poderia imaginar que essas palavras ‘tocariam’ tão profundamente nossos alunos, nossos jovens da primeira turma de Medicina”, explica o reitor ressaltando que antes de saber que seria homenageado se reencontrou com os alunos de Medicina no Claretiano - Faculdade para entregar os jalecos. E mais uma vez falou sobre carisma Claretiano e no final do encontro aproveitou o momento para fazer uma foto com todos da primeira turma do curso de Medicina. “Essa foto é muito especial. No final dos anos 50 eu era seminarista neste local e hoje, mais de 60 anos depois, estou dando início ao curso de Medicina”, conta.

Quem é o Pe. Sérgio Ibanor Piva

Em 1936, em Ana Rech, região administrativa de Caxias do Sul, nascia Sérgio Ibanor Piva. Neto e filho de italiano (pai era empreendedor e mãe dona de casa), é o filho do meio de três irmãos, o mais velho comerciante e caçula economista. E desde pequeno sempre teve contato com a religiosidade no seio familiar. Missas semanais, reza do terço diária em casa e orações faziam parte da rotina. E aos 11 anos de idade, final da década de 40, na cidade de Canela (RS) decidiu que queria ser padre. Com autorização dos pais, nesta época iniciou seus estudos no Seminário dos Missionários Claretianos e em 1960 foi ordenado. Com o passar dos anos concluiu seus estudos básicos. Em seguida concluiu a graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mogi das Cruzes (1971), graduação em licenciatura plena em pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras José Olympio (1977), graduação em Teologia - Studium Theologicum de Curitiba (1961) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia Salesiana de Roma (1966). Fixou residência em Batatais na década de 1970. Com todo conhecimento adquirido e com o apoio de lideranças (políticos e empresários) de Batatais criou uma das cinco primeiras faculdades de Educação Física do Estado de São Paulo, reformulou o internato transformando em Colégio e deu início à Rede de Educação, no qual, por meio do Claretiano – Centro Universitário concentra mais de 110 polos no Brasil e fora do país, além das unidades de educação básica, fazendo com que a educação oferecida pelo Claretiano possa estar presente em todas as fases da vida da pessoa.

 Fonte: https://www.escavador.com/sobre/686666/sergio-ibanor-piva

 

Comente essa notícia

Comentários 0