Missionários
Claretianos Brasil

Pe. Sérgio Piva é homenageado na Feira do Livro de Batatais

O padre Sérgio Ibanor Piva, reitor do Claretiano - Centro Universitário, unidade educativa de Batatais (SP), foi escolhido como patrono da VII Feira do Livro de Batatais. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

De acordo com o secretário interino da Educação, Victor Hugo Junqueira, o padre Sérgio tem uma contribuição fundamental para a educação da cidade.

“Desde a década de 70, ele tem atuado formando uma geração de professores e levando o nome da cidade para o mundo. Hoje, 70% dos professores da rede municipal são formados pelo Claretiano”, afirmou.

Missionário claretiano e membro da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, padre Sérgio teve papel fundamental na criação da Faculdade de Educação Física de Batatais e, em seguida, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “José Olympio”. Depois, vieram as faculdades em Rio Claro e São Paulo, além do Studium Theologicum em Curitiba.

A estimativa para este ano é de que cerca de 10 mil pessoas passem pela feira. “Nós trazemos todos os alunos da rede municipal e os alunos das escolas particulares também estão frequentando. É um evento para toda a população batataense”, falou o secretário.

Como grande parte do público é formada por crianças, o patrono deixou um recado:

“Crianças, leiam. As histórias são resumos do que será a vida. Através dos livros, vocês vão tecer brevemente a história da própria vida. É assim que se constrói uma vida muito bonita, a partir das histórias dos escritores que vêm auxiliar, contar e alegrar vocês.”

Também foi homenageado o escritor e jornalista local Pedro Lázaro Teixeira. Ele faleceu em outubro do ano passado depois de dedicar vários anos à leitura, aos estudos e à escrita.

Além dele, a feira elencou, pela primeira vez, um autor nacional para homenagem: Cecília Meireles. Na abertura do evento, poemas escritos por ela foram interpretados por um grupo de alunos da escola municipal Anna Bonagura de Andrade.

 

Comente essa notícia

Comentários 0