Missionários
Claretianos Brasil

Encontro de Missionários Irmãos da Província

ENCONTRO DE MISSIONÁRIOS IRMÃOS DA PROVÍNCIA

 

            Com o lema “Ser irmão hoje: uma narração da graça”, aconteceu nas dependências da casa Mãe, São Paulo, entre os dias 12 e 13 de outubro de 2018, o Encontro dos Missionários Irmãos da Província com os membros do Governo Provincial. Contamos com a presença de todos os irmãos professos e mais dois estudantes. O encontro foi marcado pela fraternidade, estudo, reflexão, partilha e oração. Começamos o encontro com a  Lectio Divina do texto do Evangelho de São João 2,1-10 (Solenidade de Nossa Senhora Aparecida). Dentre os temas estudados e partilhados, temos: Contextualização Sócio Eclesial; O Religioso Irmão na Igreja-Comunhão; O Perfil do Missionário Claretiano Irmão; O Religioso irmão: uma maneira de viver a fraternidade de Jesus e Irmão: uma narração da graça.

            Como uma conclusão do encontro, apresentamos um tópico extraído do texto o Religioso irmão: uma maneira de viver a fraternidade de Jesus:

Ser Irmão não é um simples título, é um programa de vida completo em si, capaz de dar plenitude e sentido aos que recebem esse chamado, e de oferecer a toda a Igreja a riqueza que essa vocação encerra:

       Ser irmão é um caminho de evangelho que quer transparecer a fraternidade de Jesus como elemento básico e constitutivo da Igreja.

       Ser irmão é aliar a mística e a profecia; viver a pertença a Deus mediante a consagração e, a partir dessa experiência, estar disponível a deslocar-se para as novas fronteiras. É estar aberto para acolher a diversidade e sentir-se interpelado a ir além de nossos pequenos mundos, deixando-nos evangelizar pelo outro, sem limitações de nacionalidade, de religião ou de cultura.

       Ser irmão é crescer em comunidade, viver com outros irmãos a simplicidade de relações, a compartilhar vida e fé, o perdão mútuo e o discernimento como exercício cotidiano de busca da vontade de Deus no mundo. A partir da riqueza de sua condição laical, se oferecem como guias na busca de Deus, dispostos a acompanhar seus contemporâneos em seu itinerário de fé.

       Ser irmão é viver cada dia a parábola da simplicidade, da igualdade, da fraternidade; é oferecer um oásis, uma referência para um mundo dividido e competitivo.

       Ser Irmão é ser presença acolhedora e próxima para os que necessitam de alguém que os escute e os ajude a dar um sentido a suas vidas, sobretudo os excluídos da sociedade. E transmitir uma mensagem de misericórdia, de alegria e de esperança.

       Ser irmão é construir pontes de aproximação com o laicato. Nossa linguagem simples, nossa simplicidade de vida e nossa acolhida, nossos encontros, nossos projetos comuns, nossas comunidades, podem ser plataformas de diálogo e de fé compartilhada, onde irmãos e leigos nos enriquecemos mutuamente.

       Ser irmão, com nossa formação teológica e profissional em áreas diversas, nos permite entrar no diálogo entre a cultura e a fé. Nossas comunidades e obras apostólicas são lugares privilegiados de evangelização, onde se pode compartilhar a busca e a experiência de Deus, e os anseios do ser humano.

       Finalmente, em comunhão com todas as vocações que o Espírito suscita, o irmão quer ser uma recordação viva, uma memória permanente da dimensão básica de nossa fé: ser uma comunidade de crentes que querem viver e testemunhar a fraternidade de Jesus. E todos vocês são irmãos.

 

Agradecemos a todos os nossos Missionários Irmãos pela presença e particiapção ativa. Seguimos pedindo, com insistência e confiança, ao Senhor da Messe, que nos envei muitos, santos e dedicados missionários.

 

Marcos Aurélio Loro, cmf

Superior Provincial

 

Comente essa notícia

Comentários 0