Missionários
Claretianos Brasil

Jornada Mundial da Juventude: a alegria do Evangelho de Jesus unindo jovens do mundo

Jovens do mundo todo unidos por único ideal: buscando a alegria do Evangelho de Cristo. Assim pode ser definida a JMJ – Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu no Panamá, entre os dias 22 e 27 de janeiro de 2019. A orientadora educacional do Claretiano - Colégio São José, em Batatais (SP), responsável pela Pastoral Escolar e coordenadora de Setor Missionário da Pastoral Vocacional Juvenil, Priscila Mara de Moura, esteve no evento e disse que “ver jovens de diversas partes do mundo testemunhando e buscando a alegria do Evangelho de Jesus foi certamente uma das maiores e melhores experiências já vividas por mim”.

Para ela, o evento foi uma “mistura de idiomas e culturas que em momento algum impediram o contato e a interação entre todos. Por onde passávamos os moradores nos saudavam e demonstraram muito carinho por nós, inclusive até quiseram aprender o nosso samba!”, conta ressaltando que “ver milhares de jovens reunidos em harmonia e pelo mesmo ideal, me faz acreditar que quando traçamos metas e unimos forças, atingimos os objetivos almejados, basta ter coragem e verdade”.

Priscila descreve que a sua participação na Jornada foi marcada por muita emoção, adoração ao senhor e reflexão. Não poderia ser diferente, afinal, segundo ela, o Papa Francisco enfatizou muito durante a sua participação a frase: ‘Faça-se em mim segundo a tua palavra’, ou seja minha vida está entregue ao amor de Cristo. Priscila conta que a frase traduz exatamente o que sentiu ao participar desse evento. “Foram dias de partilha e muito aprendizado”, disse.

‘’Ser como Maria, disponíveis a sair Igreja peregrina do amor Jovens, testemunhas e discípulos Com alegria, fé e vocação’’ -  o trecho é do Hino oficial da Jornada Mundial da Juventude, que  teve como tema, ‘Eis aqui a serva do Senhor’.

Pré-jornada

Antes da JMJ, nos dias 18, 19, 21 e 21 quase 650 jovens ligados à alguma instituição Claretiana, seja Ensino Médio, Ensino Superior ou Paróquias, localizados em 24 países que tem a presença Claretiana, se reuniram, também, na cidade do Panamá para a troca de experiências no evento chamado ‘Pré-jornada’.

Além da Priscila, do Brasil, voltado à comunidade Claretiana, participaram Graciana Pereira, representando a Paróquia Imaculado Coração de Maria, de Batatais; Irmã Fernanda, missionária Claretiana de Londrina; Pe. Ricardo Albuquerque, responsável pela Pastoral Juvenil Claretiana e Suriana Pereira Silva, leiga, participante de uma paróquia Claretiana na cidade de Contagem (MG). “Tivemos também a oportunidade de aprofundar o carisma claretiano durante a Jornada da Família Claretiana, que aconteceu cerca de uma semana antes da Jornada Mundial, somamos uma média de 650 jovens de colégios e paróquias claretianos de diversos países”.

Priscila de Moura explicou que esse encontro teve o objetivo de promover a troca de experiência, além de fortalecer os laços de amizades entre os participantes que tiveram a oportunidade de conhecer as diversas realidades Claretianas no mundo. Além do Brasil, participaram jovens da Argentina, Bolívia, Canadá, Chicago, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Itália, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Taiwan e Uruguai. Na ocasião Priscila apresentou a todos a realidade e os desafios do jovem brasileiro na atualidade. Após esse encontro todos participaram da Jornada Mundial da Juventude que reuniu jovens católicos de todo o mundo.

 Fotos: Divulgação / Arquivo pessoal

 

 

 

 

Comente essa notícia

Comentários 0