Missionários
Claretianos Brasil

Claretiano - Memorial recebe exposição 'Migrações à Mesa' em Batatais

O Claretiano - Memorial, em Batatais (SP), recebe a exposição “Migrações à Mesa” até o dia 30 de junho. A mostra apresenta uma imersão ao universo de receitas e utensílios de cozinha trazidos por imigrantes. 

A exibição dessa herança culinária é promovida em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e o Museu da Imigração de São Paulo. O objetivo é oferecer aos visitantes uma experiência a respeito da diversidade cultural brasileira, abordando a relação entre comida, sociedade e migração.

O público poderá conferir alguns objetos pertencentes a imigrantes e descendentes como, por exemplo, louças de origem inglesa, italiana e alemã, panela de ferro italiana e uma panela de fazer pão sírio que veio do Líbano. Além disso, a exposição guarda algumas surpresas, como uma mesa montada com utensílios de diferentes países. 

Assim como outros traços culturais das mais diversas sociedades ao redor do mundo, a cozinha é migrante. Uma das mais íntimas marcas dos costumes de um local, a culinária é talvez o primeiro elemento que se busca encontrar ou reproduzir nas terras de destino. 

Os sabores familiares trazem de volta as mais antigas lembranças afetivas relacionadas às memórias tanto individuais quanto coletivas. A exposição pode ser visitada gratuitamente até 30 de junho no Claretiano - Memorial, que fica na rua Dom Bosco, 466, no bairro Castelo, em Batatais (SP).  

Serviço

Exposição “Migrações à Mesa”
Período: de 28 de março a 30 de junho de 2019
Visitação: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h
Local: Claretiano - Memorial (Rua Dom Bosco, 466, Castelo - Batatais/SP)
(16) 3660-1760 ou 3660-1628 — agendamento@claretiano.edu.br
Entrada gratuita 

 

Comente essa notícia

Comentários 0