Missionários
Claretianos Brasil

60 anos da Bíblia Ave-Maria

 

Mensagem alusiva aos 60 anos da Bíblia Ave-Maria

 

“Relembrarei agora as obras do Senhor, proclamarei o que vi. Pelas Palavras do Senhor foram produzidas as suas obras” (Eclo. 42,15).

 

            Começo minha mensagem recordando que os primeiros Claretianos chegaram ao Brasil no dia 19 de novembro de 1895. Eram dez Missionários, sendo seis sacerdotes e quatro irmãos, tendo à frente o destemido missionário, P. Raimundo Genover, cmf. Os jovens missionários traziam nos corações sonhos, ilusões, esperanças, medos, projetos missionários e uma grande certeza, a presença do Imaculado Coração de Maria e de Santo Antônio Maria Claret jamais os abandonaria.

Os Missionários se estabeleceram, primeiramente, nas cidades de São Paulo e Campinas. Ambas as Comunidades serviram de apoio para os nossos trabalhos, que no início foram as missões populares, exercícios espirituais ao clero, seminaristas e atendimento de associações leigas.

Não demoraram muitos anos e os Missionários começaram a diversificar os seus trabalhos apostólicos: pastoral paroquial, formação dos agentes cristãos, educação, meios de comunicação social, pastoral vocacional, seminários, missões e obras sociais. Neste sentido foram e são destemidos e sonhadores! Neste “diversificar” tivemos eventos marcantes, um dos quais hoje estamos reunidos para celebrar: a publicação da primeira edição da Bíblia Ave-Maria em 1959, a primeira Bíblia católica do Brasil. Nada mais justo para Missionários chamados de verdade de “Servidores da Palavra”.

Por ser a primeira Bíblia católica do Brasil, a Ave-Maria privilegiou uma linguagem acessível a todos, simples, mas aos mesmo tempo profunda e digna do povo brasileiro; uma linguagem que soube transmitir por tantos anos, em toda a sua integridade, a beleza, a profundidade e o sabor da Palavra de Deus. Não precisamos ter uma imaginação muito fértil para viajar no decurso desta sábia e sagrada história e aí nos depararmos com corações angustiados encontrando paz e conforto ao ler a Palavra de Deus por meio da Bíblia Ave-Maria; quantas gerações de católicos não tiveram os primeiros ensinamentos da fé tendo ao lado do catecismo a Bíblia da Ave-Maria; quantas comunidades urbanas, suburbanas e missionárias não se reuniram para celebrar o Dia do Senhor tendo no ambão  a Bíblia Ave-Maria; quantos lares não tem um “cantinho” preparado com todo respeito para acolher a Bíblia da Ave-Maria; quantos homens e mulheres não partiram para a casa do Pai levando nos ouvidos e no coração as palavras confortantes e acolhedoras do Ressuscitado extraídas dos Evangelhos contidos na Bíblia Ave-Maria. Enfim, tenho certeza que todos os que aqui estamos reunidos, teríamos outras tantas menções a fazer relacionadas ao bem que a Bíblia da Ave-Maria proporcionou aos católicos do Brasil.

Que jamais esqueçamos da nossa história, neste caso bem específico, da “História Sagrada”, pois ela guarda, protege e revela os fundamentos que dão sentido ao nosso presente e plenitude ao nosso futuro, tanto pessoal quanto comunitário. Olhar para o passado, neste caso, não tão distante, não é olhar para uma realidade desvinculada de tudo e de todos, mas sim, para uma realidade plena de sentido, uma realidade submersa na Palavra do Senhor!  É olhar para a nossa herança! Uma herança que nos orgulha de sermos e pertencermos à Comunidade evangelizada e evangelizadora da Editora Ave Maria!

Seguimos com esperança! Temos certeza que o Espírito Santo e o Imaculado Coração de Maria jamais nos deixarão desamparados na missão de levarmos a todo povo Brasileiro a riqueza inextinguível da Palavra do Senhor!

Marcos Aurélio Loro, cmf

Superior Provincial

 

São Paulo, 28 de maio de 2019.

Por ocasião da celebração dos 60 anos da Bíblia Ave-Maria.

 

[A TV Claret realizou matéria sobre a festa de comemoração, é possível assisti-lo em nossa central de vídeos ou a partir do link abaixo:

 https://www.youtube.com/watch?v=yn7gascYUVY

 

 

 

Comente essa notícia

Comentários 0