Missionários
Claretianos Brasil

Notícias do Noviciado Interprovincial: Nossa Senhora do Rosário de Las Lajas

Noviços visitam famoso santuário colombiano,

Considerado uma das sete maravilhas da Colômbia e tido como um dos mais belos templos católicos das Américas, o Santuário Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Las Lajas impressiona por sua beleza e particularidades arquitetônicas. 

Localizado a 10 quilômetros da fronteira da Colômbia com o Equador, o Santuário de Las Lajas está situado em um cânion do Rio Guaítara, no município de Ipiales, e teve sua origem em um local onde conta a tradição que uma enorme imagem da Virgem Maria pintada em uma laje de pedra foi descoberta por uma criança indígena surda-muda. 

Com a descoberta da imagem iniciaram os relatos de milagres e as peregrinações se tornaram cada vez mais frequentes. Ao redor da imagem os fiéis devotos erigiram quatro templos cada vez maiores até culminar no atual santuário cuja construção foi concluída no ano de 1949 após trinta anos de trabalhos. O Papa Pio XII outorgou à imagem a coroação canônica e ao santuário o título de basílica menor. 

A autoria da pintura é contestada, haja vista,  que alguns historiadores dizem tratar-se de uma obra do pintor frei Pedro Bedón (1555-1621), pois no manto da Virgem encontra-se as letras P e B que possivelmente seriam as iniciais do religioso dominicano. Outros, porém, assinalam como improvável a conservação de uma pintura por mais de um século até que a mesma fosse descoberta na metade do século XVIII. Há também quem propõe tratar-se de um ato divino, pois a pintura não sofreu danos com o passar dos anos mesmo diante os efeitos e condições da natureza. 

O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de las Lajas encontra-se sob a administração das Irmãs Franciscanas de Maria Imaculada e a peregrinação é permanente durante todo o ano, incrementado em setembro quando se celebram as festas oficiais nos dias 15 e 16 deste mês.

Por Hércules A. Werneck, noviço.

 

Comente essa notícia

Comentários 0