Missionários
Claretianos Brasil

Diário Bíblico (Proposta da Equipe Editorial para Micla)

 

PROPOSTA DA EQUIPE EDITORIAL do «DIÁRIO BÍBLICO»,

para toda a MICLA

 

Na reunião recentemente realizada da Equipe Editorial do «Diario Bíblico» (DB) da MICLA, uma nova ideia foi proposta e aprovada em princípio, ao longo das linhas de expansão e diversificação do bem-sucedido e já consolidado projeto do DB. 

Em torno do DB, de fato, montamos uma importante "plataforma de distribuição de materiais", da China para todos os países da América Latina, onde trabalhamos. Talvez não valorizemos suficientemente a maravilha deste trabalho que o Pe. Alberto Rosa montou. Nós começamos no princípio apenas com o DB. Anos depois, a plataforma foi usada para enviar, nos mesmos contendores, a Biblia de Nuestro Pueblo e, em seguida, um e outro dos diferentes formatos bíblicos que apareceram. No ano passado, a plataforma também foi oferecida para enviar os exemplares do livro do Pe. Rossa sobre José Marins e sua longa história de dedicação às CEBs na América Latina. 

Isso nos fez perceber que esta plataforma inestimável torna muito fácil para nós criar um novo instrumento evangelizador e distribuí-lo por toda a rede MICLA, impresso na China com todas as suas vantagens, e sem ter que fazer qualquer esforço adicional, nos mesmos contendores. 

Junto com essa tomada de consciência, recordamos uma ideia: há anos fomos convidados a publicar a obra "Evangelio y Vida" (tamanho de bolso) publicada pela Claretian Publications of Madrid. Por muitos anos "CICLA" desistiu da ideia, para não fazer concorrência entre nós mesmos ao DB. Nos últimos anos, quando a consolidação do DB já era evidente, em várias reuniões surgiu a questão de saber se seria melhor (ou não) publicar o pequeno trabalho, o " Evangelio y Vida ". 

Reunindo as duas ideias, discutimos, debatemos e pareceu-nos:

- sim, já podemos, está na hora de testar a possibilidade de fazer uma outra pequena publicação,

- mas que não seja um "DB pequeno", nem outro trabalho dentro da mesma esfera bíblica,

- mas abra a nossa evangelização para outros campos, por exemplo: espiritualidade da justiça, evangelização para os jovens, espiritualidade ecológica, material para discernimento vocacional, espiritualidade ecofeminista ... (não todas estas questões ao mesmo tempo, mas uma a uma)

- o que nos libertaria da atual "especialidade única" bíblica das nossas publicações como MICLA, diversificando nossa especialidade evangelizadora: não somente bíblica. 

Pareceu melhor que não seja a equipe editorial a responsável por fazer o trabalho, como ela faz com o DB, mas abrimos uma espécie de "chamada" a todos claretianos da MICLA primeiro, expansível mais tarde para um círculo maior. Um "devocional" ou manual pessoal de espiritualidade da Justiça, por exemplo, poderia ter interesse em fazê-lo algum departamento de solidariedade e missão de qualquer uma das nossas províncias. Outro manual devocional de espiritualidade juvenil... talvez o tenha já meio preparado algum departamento ou prefeito de pastoral juvenil, ou das “novas gerações” de alguma província nossa. Qualquer um dos outros temas poderia ser assumido por outra equipe claretiana, ou por um claretiano em particular que se sinta inspirado.

O que precede até aqui é o itinerário de nossa reflexão e debate, que nos levou a esta resolução:

• Convocamos aos nossos irmãos a enviar propostas concretas para elaborar esses materiais evangelizadores; esta comunicação é o edital oficial.

• Em princípio, seria um por ano, não mais.

• As propostas devem incluir uma descrição clara do objetivo do trabalho, seu conteúdo, suas características, número de páginas ... incluindo uma "amostra" (um caderno gráfico ou pelo menos oito páginas feitas, diagramadas até).

• Estamos em junho; dentro de três meses, em setembro, poderíamos receber as primeiras propostas; em janeiro poderíamos receber os originais da obra inteira, para prosseguir com seu layout se o trabalho receber aprovação final. Acabando fevereiro, ele deve ser enviado para a gráfica na China - ou devolvido ao autor já antes, se o projeto não tiver sido aprovado para a MICLA assumir sua publicação.

• Para outros anos, o cronograma é já mais amplo e flexível, porque você pode pensar já nesses trabalhos a partir de agora. Uma equipe provincial de pastoral juvenil pode se oferecer para preparar um trabalho sobre este assunto para o ano 2022, e pode começar já mesmo, agora: sobra tempo. 

Note que pensamos em obras que não estejam necessariamente ligadas ao esquema de 'agenda anual”, nem ao calendário (1 janeiro - 31 dezembro...), nem ao ciclo litúrgico (Advento...), muito menos às leituras bíblicas diárias de liturgia. Também poderia assumir esses formatos se o autor/autores se sentem mais confortáveis neles. Nós porém pensamos preferencialmente em obras livres dessas todas restrições, numa perspectiva ampla e ecumênica, por exemplo, manual-devocional de espiritualidade ecológica, que possam interessar também pessoas que não são católicas, ou leigos apartados da Igreja, mas que vibram espiritualmente, ou pelos jovens filhos/as das famílias que compram o nosso DB, mas que não o leem. Talvez, nos próximos anos, o pacote que acompanha o DB atenda a outros cardumes de pesca que não podem ser pescados com a rede atual do DB. 

Oxalá fique clara a reflexão que nos motivou a experimentar este novo caminho missionário, oferecendo-o à iniciativa de todas as Províncias, suas equipes pastorais, até mesmo autores claretianos individuais que ousem. 

Qualquer sugestão será bem-vinda. Obrigados antecipadamente. Saudações 

Equipe Editorial do DB

Panamá, junho 2019

 

 

Comente essa notícia

Comentários 0