Missionários
Claretianos Brasil

Padre Tiago Almeida visita Noviciado Interprovincial

Padre Tiago Almeida Visita Noviciado Interprovincial

Em passagem pela cidade de Medellín/Colômbia onde participaram da X Assembleia Mundial do Movimento de Seglares Claretianos, Pe. Tiago Almeida, CMF, e o leigo Wilson Jungles Saldanha (Júnior) aproveitaram para visitar os brasileiros que atualmente fazem a experiência do noviciado. Para Wilson, que colabora no serviço de animação vocacional da Paróquia Claretiana Nossa Senhora da Luz de Pinhais - PR, o que mais lhe chamou atenção nos dias em que ficou hospedado no noviciado foi a alegria, a união e a hospitalidade pelas quais, ele e o Padre Tiago foram recebidos. “Os noviços mesmo em meio de todas as dificuldades, tais como, estar longe da família, amigos, costumes, cultura, língua, comida, país diferente e, também, em meio aos compromissos da vida comunitária missionária, os estudos e as tarefas que possuem, eles, juntamente com o maestro, nos trataram da melhor forma possível, com muita alegria, receptividade e intensidade”, comentou Wilson.

Segundo o Pe. Tiago, o noviciado é um tempo em que internalizamos os valores da vida religiosa e o carisma da Congregação. Para ele os dias de convívio com os noviços foi uma rica experiência de partilha, oração e convivência fraterna. “Estando ali pude recordar o meu ano de noviciado, algo que me fez refletir sobre os valores essenciais da Vida Religiosa consagrada. Aproveitei, também, para reafirmar meu compromisso em rezar pela perseverança e santificação dos nossos missionários em formação”, disse o Missionário Filho do Imaculado Coração de Maria.

Padre Tiago também ressaltou que o noviciado, no modelo interprovincial, é uma linda oportunidade para se conhecer a riqueza e a beleza do carisma claretiano que tem matizes culturais. Ele quem fez o noviciado em Cochabamba/Bolívia disse que a inserção na cultura do outro nos ajuda a desfazermos das nossas seguranças e preconceitos e deixarmos ser tocados por um novo conceito eclesiológico. “Não basta estar fisicamente em um outro país! É preciso se inserir na cultura e possibilitar que a experiência de fé do outro me ensine a relacionar com Deus e com seu Reino”, comenta o religioso.

Convidado a deixar uma mensagem para os noviços, o Padre Tiago escreveu: “aproveitem intensamente essa etapa formativa. Façam a experiência de desconectar de tudo o que leva a distração e a superficialidade, conectando assim com o essencial: Deus. Através do silêncio, da oração e da Comunidade. A experiência em outro país, com outra cultura, quando vivida em espírito de fé, pode se tornar uma linda oportunidade de crescimento espiritual e humano. Que o Espírito Santo conduza-os nesse tempo em que estão mais dedicados com as coisas do Pai”.

Hércules A. Werneck, noviço claretiano

 

Comente essa notícia

Comentários 0