Missionários
Claretianos Brasil

Noviciado: Interculturalidade e Missão

Interculturalidade e missão universal

Os noviços do Noviciado Interprovincial Beato Jesús Aníbal – Colômbia, participaram de um curso sobre “Interculturalidade e Missão” com o Missionário Claretiano Pe. Joseph George Kalakkal, cmf, que atua como prefeito de Formação da Província Peru/Bolívia e também acompanha os estudantes de Teologia na casa formativa de Magdalena del Mar, Lima-Peru.

Segundo o religioso o tema da Interculturalidade está muito presente na vida da Congregação Claretiana e, por isso, é interessante trabalhá-lo junto aos formandos visando fomentar uma consciência intercultural. Falar de realidade intercultural não é tão difícil para o Pe. Joseph, já que ele deixou seu país de origem, a Índia e ainda como estudante veio para o continente americano completar seu itinerário formativo e, posteriormente, exercer seu ministério. A comunidade missionária onde reside, na capital peruana, está formada por claretianos de seis nacionalidades distintas. Tudo isso, certamente, colabora para que ele possa compartilhar da sua experiência de vivência intercultural com os demais, além, de incentivar os estudantes a abrirem-se cada vez mais para esta realidade presente no mundo e, principalmente, na própria Congregação.

O curso que durou dois dias ainda teve como objetivo a apresentação de habilidades e de atitudes chaves que são necessárias para as relações interpessoais, como, também, a identificação de pontos de ação concretos para melhoramento de competências e de comportamentos interculturais. Em certo momento, ressaltou-se, ainda, a importância de se ter uma compreensão e uma apreciação mais profundas dos ensinamentos subjacentes da Igreja e da Congregação sobre a Interculturalidade.

O Pe. Joseph afirmou que somos chamados a servir a Deus e a construir o Reino em qualquer parte do mundo e que esta é nossa identidade que herdamos desde a vida do nosso Padre Fundador Claret que ousou dizer que seu espírito era para o mundo. A sua perspectiva deixa claro que a missão universal é uma oportunidade e uma aventura para todos nós, pois, nos leva a deixar o nosso mundo conhecido e a nossa zona de conforto. “Esta experiência, igualmente, nos permite encontrar a presença de Deus em outras culturas e países em situações, às vezes, mais exigentes”, comentou o religioso.

por Hércules A. Werneck – noviço claretiano.

 

Comente essa notícia

Comentários 0