Missionários
Claretianos Brasil

Claretiano e Comissão Nacional dos Diáconos discutem parceria para oferta de cursos EaD aos diáconos

Em breve, diáconos de todo o Brasil poderão ter a oportunidade de fazer cursos superiores a distância. Essa iniciativa vem sendo discutida entre o Claretiano - Rede de Educação e a Comissão Nacional dos Diáconos (CDN).

Em junho, representantes de ambas as instituições realizaram uma videoconferência para tratar dessa possível parceria. O objetivo, segundo a comissão, é oferecer cursos que acrescentem à formação dos diáconos como, por exemplo, graduação e pós-graduação na área de teologia, além de cursos de extensão.

De acordo com Eugenio Daniel, que é coordenador geral do setor de Ação Comunitária do Claretiano e coordena o curso de Teologia, que, inclusive, participou da videoconferência, já existem convênios com várias dioceses do país para oferta dos cursos de Filosofia e de Teologia para a formação de seminaristas, diáconos permanentes e de leigos.

“O curso de Teologia do Claretiano é reconhecido pelo MEC e ofertado no formato EaD há mais de 10 anos, além de ser uma instituição católica, o que confere um valor imenso para essas parcerias. Nos convênios com as dioceses, nós já oferecemos um bom desconto nas mensalidades e em várias delas temos polos. Inclusive, o Pe. Luiz Botteon, pró-reitor administrativo, acenou para a possibilidade de abertura de polos nas respectivas dioceses para atendimento dos diáconos”, disse.

O presidente da CND, Diác. Francisco Salvador Pontes Filho (Chiquinho), acrescentou durante a conversa que alguns diáconos das regiões norte e nordeste moram em áreas remotas e, por isso, o atendimento precisa ser especializado. Além das opções já ofertadas pelo Claretiano, existe também, segundo Eugenio Daniel, a possibilidade de criar um curso com formato personalizado para a CND.

Também participaram da videoconferência o pró-reitor administrativo do Claretiano, Pe. Luiz Claudemir Botteon, além dos diáconos Júlio César Bendinelli, vice-presidente da CND, José Oliveira Cavalcante (Cory), secretário, e Antônio Oliveira dos Santos, tesoureiro, além de José Gomes Batista, Luciano Lima Santana e Vinícius Melo Souza, integrantes da ENAP (Equipe Nacional de Assessoria Pedagógica), Alberto Magno Carvalho de Melo, assessor internacional, José Carlos Pascoal e José Bezerra de Araújo, da ENAC (Equipe Nacional de Assessoria de Comunicação).

 

Comente essa notícia

Comentários 0