Missionários
Claretianos Brasil

Curso Claretiano de Sagrada Escritura - Módulo I - Primeiro Semestre de 2021 (não haverá aula dia 1o. de abril)

Estimados participantes do Curso Claretiano de Sagrada Escritura: Hoje não teremos curso porque é Quinta-feira Santa, quando se celebra a Instituição da Eucaristia, a instituição do sacerdócio cristão e o lava-pés. Infelizmente, por causa da pandemia, as cerimônias estão restritas.

Mesmo assim, é possível celebrar em nossas casas ou acompanhar pela televisão. Uma sugestão de celebração em casa está no site Aleteia: clique aqui. Para todos, uma pequena reflexão e mensagem sobre a Solenidade da Páscoa. Páscoa (Pessach, em hebraico) significa passagem do povo de Israel da escravidão do Egito para a terra prometida (Ex 12,1-8.11-14). Essa saída do povo passou a ser comemorada liturgicamente a cada ano até os dias de hoje.

Na sua pré-história, está a celebração dos agricultores, e depois dos cuidadores de rebanhos de gado miúdo (ovelhas e cabras) daí a presença do vinho, ervas amargas e do cordeiro na cerimônia judaica. Esses elementos, de alguma forma, vão estar presentes na celebração da Páscoa cristã: pão, vinho e o Cordeiro Pascal que é o próprio Jesus ressuscitado. A liturgia do Tríduo Pascal conta um pouco dessa história da Páscoa. Ao celebrar com os discípulos, Jesus deu à ceia pascal uma nova dimensão. Em vez de celebrar a lembrança ou memória dos acontecimentos passados, como era a Páscoa judaica, ele celebra a antecipação da sua Páscoa, isto é, da sua passagem para o Pai. Fez, assim, da ceia pascal judaica, uma antecipação de sua morte na cruz.

Na Eucaristia nós repetimos o mesmo gesto de Jesus. Por isso dizemos que a Eucaristia é, ao mesmo tempo, um sacrifício que a Igreja oferece a Deus Pai e refeição festiva, encontro de irmãos. Nela Jesus se faz presente na união da assembleia, na Palavra proclamada, no pão e no vinho. Foi assim que Jesus encontrou uma forma de perpetuar sua presença entre nós. O nascer do sol, na manhã da ressurreição, é símbolo do Cristo que ressuscita e da vida que renasce. Como a semente que brota, a ressurreição traz a vida nova e a esperança de dias melhores. Se Cristo venceu a morte, que é o maior de todos os inimigos, nós já somos vencedores porque sua presença de Ressuscitado está em nós. Por isso, o nosso coração vibra de alegria, pois Cristo ressuscitou e ele está vivo entre nós! A morte não tem mais domínio sobre ele. É a vida que renasce e prevalece. Em nome da ABICLAB (Animação Bíblica Claretiana no Brasil) lhe desejamos uma feliz e abençoada Páscoa, de esperança e de vida nova para você e para toda a sua família!

 

Arquivos para Download

Curso Claretiano de Sagrada Escritura

Comente essa notícia

Comentários 0