Missionários
Claretianos Brasil

Curso de Capacitação em Pastoral Juvenil Vocacional Claretiana

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM PASTORAL JUVENIL VOCACIONAL CLARETIANA

 

Hoje iniciamos oficialmente o curso de Capacitação em Pastoral Juvenil Vocacional Claretiana, oferecido pela Secretaria de Pastoral Juvenil Vocacional de nossa Província em parceria com o Centro Universitário Claretiano de Batatais.

Este curso é fruto de um trabalho desenvolvido por uma equipe de pessoas pertencentes à Família Claretiana (FC), todas elas envolvidas no trabalho pastoral com jovens e vocações em diferentes continentes.

Na Exortação Apostólica Christus Vivit, o Papa Francisco afirma que “os jovens precisam ser respeitados na sua liberdade, mas também precisam ser acompanhados” (ChV, n.242). Neste sentido, ressalta o Santo Padre, necessitamos de “sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos, profissionais e até jovens qualificados, que podem acompanhar os jovens em seu discernimento vocacional” (ChV, 244).

Em comunhão com o Sínodo da Juventude, pretendemos com este curso, oferecer diante da conjuntura eclesial e segundo nosso carisma missionário, critérios e linhas de ação para o trabalho com as juventudes e também responder, de modo concreto, aos desafios da formação e capacitação de responsáveis pelas pastorais de jovens e vocações.

Segundo o Papa Francisco: “A comunidade desempenha um papel muito importante no acompanhamento dos jovens, e toda a comunidade se deve sentir responsável por acolhê-los, motivá-los, encorajá-los e estimulá-los. Isto implica que se olhe para os jovens com compreensão, estima e afeto, e não que sejam julgados continuamente ou lhes seja exigida uma perfeição que não corresponde à sua idade” (ChV, 243).

O curso terá início no dia 26 de abril e se encerrará no dia 12 de julho. Nesta primeira turma foram inscritas 95 pessoas. Além dos jovens e alguns leigos das nossas paróquias brasileiras, foram inscritos também jovens das paróquias claretianas de Angola e Moçambique. Teremos 5 tutores, que, voluntariamente, acompanharão os jovens e os adultos inscritos no curso. Em agosto está prevista a abertura de uma nova turma.  

Em nome da Pastoral Juvenil Vocacional Claretiana, queremos agradecer à Pronvíncia Claretiana do Brasil que nos confiou esta missão. Agradecemos ao Pe. Brás Lorenzetti pela tradução do material em espanhol para o português.

Agradecemos também a todos os párocos claretianos e às missionárias de Santo Antônio Maria Claret que indicaram seus jovens para realizar este curso.

Agradecemos à equipe do Centro Universitário Claretiano de Batatais pelo apoio e parceria.

Gratidão aos nossos tutores voluntários: Pe. Fagner Geraldo, CMF, Eduardo Pimentel (Vocacionado Claretiano), Est. Diêmes de Araújo, CMF e Est. Júlio Boiago, CMF.

Agradecemos o compromisso de todos os jovens e leigos nessa iniciativa e os convidamos a empreender esse caminho com responsabilidade e entusiasmo.

 

Pe. Ricardo de Albuquerque, CMF

Secretário da Pastoral Juvenil Vocacional Claretiana

 

Comente essa notícia

Comentários 0