Missionários
Claretianos Brasil

NOTA DO 26° CAPÍTULO GERAL CMF - 03/09/2021

NOTA DO 26° CAPÍTULO GERAL
 
ENRAIZADOS NA PALAVRA, CONTINUAMOS A LANÇAR AS REDES
 
Nemi, Itália. 2 de setembro de 2021.
 
O espanto experimentado pelos apóstolos no Evangelho deste dia é semelhante ao que vemos hoje em nossa assembléia capitular. Depois de dezessete dias de intenso trabalho, pode ser um tanto tedioso continuar este árduo caminho de transformação, por isso exclamamos com os discípulos: “Mestre, trabalhamos a noite toda e não pegamos nada!” No entanto, como os apóstolos, colocamos nossa confiança nas palavras de Jesus e continuamos a lançar nossas redes. Com esta certeza, a assembleia capitular deu início à terceira e última fase do Capítulo geral. Sem dúvida, o Evangelho que nos convoca tem mais força do que a experiência exaustiva da azáfama dos dias!
 
Com a alegria compartilhada pelo aniversário do nosso confrade José Enrique Aponte, da Província da Colômbia-Equador, iniciamos a sessão da manhã com a apresentação dos rostos dos capitulares. A dinâmica, liderada por pe. Geral e motivado pelas palavras do Salmo 138, nasceu do desejo de fortalecer nossos laços de fraternidade e crescer na empatia que surge quando aumenta o conhecimento mútuo. Depois de avaliar o desenvolvimento da fase eleitoral, que concluímos ontem, continuamos a aprofundar dois dos temas trabalhados no pré-Capítulo: a missão intercultural e o período de férias.
 
À tarde, a comissão “colheita dos frutos” (antiga comissão editorial) nos apresentou um esboço bem escrito do trabalho realizado pelo Capítulo até este ponto. Após uma rápida leitura do texto, a sala capitular tornou-se um espaço de debate onde, para além das primeiras impressões, não faltaram comentários, propostas ambiciosas de mudança e ajustes simples; para não falar da alteração ao texto na íntegra. É claro que ainda há muito a compartilhar e não pouco a discernir. A última hora de trabalho foi liderada por Rosendo Urrabazo e Pedro Belderrain. Ambos apresentaram detalhadamente o conteúdo fundamental dos protocolos eclesiais e congregacionais para a “Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis”, esclarecendo dúvidas sobre o assunto.
 
O Capítulo compartilhou uma visão e respirou uma atmosfera de discernimento. Para além da diversidade de opiniões e visões contrastantes presentes na sala de aula, prevaleceu o desejo de focar no nosso objetivo comum, que é a missão. Para nós, ouvintes da Palavra e servos do Povo de Deus, a experiência da força transformadora da pessoa de Jesus Cristo é o eixo em torno do qual as diferenças são assumidas e superadas. E assim, a Palavra de Deus continua a nos impelir a ser arraigados e audaciosos!
 
FONTE: claret.org

 

Comente essa notícia

Comentários 0