Missionários
Claretianos Brasil

NOTA DO 26° CAPÍTULO GERAL CMF -07/09/2021

Nota do 26° CAPÍTULO GERAL:
 
SEM PRESSA, MAS SEM PAUSA
 
 
Nemi, Itália. 6 de setembro de 2021
 
A rotina que muitas vezes caracteriza o nosso quotidiano, impedindo-nos de perceber as explosões de transcendência presentes no nosso quotidiano, pode ser ultrapassada graças ao dom da fraternidade, que sempre se expressa de muitas formas. Vivemos isso ontem, domingo, dia de descanso da comunidade capitular, fortemente marcado pela celebração da Eucaristia. Os nossos confrades da Indonésia-Timor-Leste, responsáveis ​​pela liturgia, fizeram-nos sentir a cordialidade, a alegria natural e a hospitalidade que caracteriza o seu povo. No momento da ação de graças, eles “coroaram” simbolicamente os novos membros do Governo Geral, evocando uma forma ancestral de sua cultura para homenagear aqueles que os lideram ou os visitam. Entre os principais concelebrantes estavam Ricard Costa-Jussà, em seu 54º aniversário, e Gonzalo Fernández.
 
Após a missa, a mesa foi servida ao ar livre, no pátio da entrada da casa. Como era o último domingo do Capítulo, brindamos juntos e desfrutamos de um delicioso assado, contemplando a lagoa de Nemi. A conversa depois do jantar durou mais tempo do que o habitual, com a consequente partilha festiva e fraterna.
 
Também vivemos bons momentos de alegria e fraternidade hoje, graças aos nossos irmãos dos dois prósperos organismos claretianos da Nigéria: Nigéria Leste e Nigéria Oeste, que se encarregaram de conduzir a oração desta segunda-feira. A Eucaristia foi concluída com uma comovente bênção solene, tradicionalmente reservada para as grandes ocasiões. Durante as Vésperas, continuamos a rezar pelos membros dos dois organismos nigerianos e por seus projetos apostólicos. Os dias do Capítulo não são apenas uma oportunidade para descobrir como celebrar a fé nas diferentes culturas, mas também para crescer no sentido de catolicidade e de consciência intercultural. Tudo isso pode ser percebido tanto na capela quanto na sala capitular.
 
Hoje começou a quarta e última semana deste XXVI Capítulo Geral. A primeira parte da manhã foi dedicada a continuar com o desenho da última dimensão do nosso sonho congregacional, a da formação. O método não mudou: trabalho pessoal, trabalho em grupo e apresentação das primeiras conclusões na sala. A segunda parte da manhã foi dedicada a vários dos temas restantes propostos à comissão de estudo pré-capitular, especialmente o da memória litúrgica dos nossos mártires.
 
À tarde, graças ao árduo trabalho da comissão de síntese, foi possível submeter à consideração de todos um esboço muito avançado dos temas trabalhados nos últimos três dias. Resta revisar os desenhos da última dimensão. O trabalho está avançando, mas ainda estamos longe de terminar. Depois do jantar, ainda houve tempo para três conversas “informais” durante o café: uma sobre aspectos formativos, outra sobre pastoral e cuidado pessoal dos homossexuais e uma terceira sobre formação.
 
Fonte: claret.org

 

Comente essa notícia

Comentários 0