Missionários
Claretianos Brasil

PRIMEIRO CLARETIANO É ORDENADO SACERDOTE EM MOÇAMBIQUE

O primeiro Missionário Claretiano moçambiquenho, Eliseu Caetano Martinho, CMF, foi ordenado sacerdote na manhã do domingo, 24/10/2021, Festa de Santo Antônio Maria Claret, na Paróquia Santa Josefina Bakita de Gilé, em Moçambique, país africano de língua portuguesa. O Néo-Sacerdote é o primeiro fruto vocacional da Missão Claretiana em terras moçambicanas.
A celebração de Ordenaçãofoi Presidida pelo Bispo de Gurué, Dom Inácio Lucas Mwita, que pela oração Consecratória e imposição das mãos o gerou presbítero para Igreja.
Para o Pe. Marcos Aurélio Loro, CMF, Superior Provincial dos Missionários Claretianos do Brasil, "a ordenação do primeiro moçambiquenho é de grande importância para a Congregação e para a Província, um marco, porque é uma luz a iluminar, uma semente a brotar, uma vez que demonstra o futuro da Missão da Congregação em Moçambique, nascendo e crescendo nesta primeira ordenação." Pe. Marcos manifestou profunda gratidão ao Pe. Eliseu, por sua docilidade ao chamado vocacional e os claretianos que participaram e os que estão hoje na missão, pelo sim, e perseverança vocacional.
Como representante da Província Claretiana do Brasil na Celebração Ordenação, foi enviado o Pe. Janivaldo Alves dos Santos, CMF, que pertencendo ao primeiro grupo de Missionários em Moçambique teve facilidade de entrar no país, uma vez que foram impostas restrições para entrada de religiosos estrangeiros.
A Missão Interprovincial Claretiana em Moçambique completou 15 anos. Foi fundada em 2006 inicialmente pelas Províncias Claretianas do Brasil e Portugal. Hoje a missão moçambicana é compartilhada com a Província de São Tomé, da Índia. Hoje forma a comunidade Missionária o Pe. Francismar Antôni Girardi (brasileiro) e os padres Roy Joseph Arackal, Joby Madathilparampil, Ajesh Kunnel John, Joseph Biju, Sam Kochumuttam, Rony Maniyakkuparayil e Justine José Kuzhipala (indianos).
Pe. Eliseu deu início a formação claretiana, que hoje conta com vários formandos, na formação inicial, na filosofia e na teologia.
Na celebração também foi ordenando Sacerdote, um Missionário Dehoniano, Pe. Egás Mario Francisco.

 

Comente essa notícia

Comentários 0