Missionários
Claretianos Brasil

Ordenação Diaconal Diego Andrade de Jesus Lelis, CMF

Na tarde do sábado,  04 de dezembro, na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Curitiba/PR, foi ordenado diácono o Missionário Claretiano, Diego Andrade de Jesus Lelis, pela imposição das mãos e oração Consecratória de Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo Metropolitano de Curitiba/PR.

A cerimonia contou  com a presença do Superior Provincial, Pe. Marcos Loro, CMF,  e de vários Missionários Claretianos, sacerdotes, irmãos e estudantes, membros de outras Congregações Religiosas.

Composta de vários ritos que expressam a entrega do ordenando a Jesus Cristo e à Igreja no serviço da diaconia, a celebração foi marcada por muita emoção.

Durante a celebração, o ordenando foi chamado à frente da assembleia e apresentado ao bispo, que  após a homilia manifestou perante o povo de Deus a sua livre vontade em assumir o ministério do diaconato. Em seguida, já prostrado ao chão, cantou-se a Ladainha – momento em que o bispo, o clero e todos os fiéis rogam a Deus “que derrame com bondade a sua bênção sobre este servo” , na sequência foi feita a imposição das mãos e a prece de ordenação pelo bispo, que pede a Deus que “envie sobre ele, o Espírito Santo que o fortaleça com os sete dons da vossa graça, a fim de exercerem com fidelidade o seu ministério”. Como parte do ritual, o diácono foi revestido de estola transversal e a dalmática (vestes próprias do ministério), recebeu o Livro dos Evangelhos das mãos do bispo, o abraço da paz e acolhida ao novo diácono claretiano que estará a Serviço da Igreja de Curitiba, enquanto conclui seus estudos teológicos e se prepara para a Ordenação  Presbiteral.

Pe. Marcos, superior provincial, o acolheu dizendo que a Congregação Claretiana agradece ao Senhor Deus por este passo que ele, Diego, dá rumo ao presbiterato como Missionário Claretiano, recordando da passagem bíblica dos discípulos de Emaús que iluminou o 26° Capítulo Geral. Recomendou que o ordenando em suas orações peça que o Senhor fique sempre com ele.

No final da celebração, o néo diácono agradeceu recordando uma frase de Dom Pedro Casaldáliga que diz: “Trago meu coração cheio de nomes”, fazendo menção a todos que o acolheram durante sua caminhada vocacional.  Fez memória dos desafios e superações vividos. Enalteceu a família e amigos que sempre rezaram e o apoiaram na caminhada pelo discernimento vocacional. Recordou a acolhida da Congregação  Claretiana, o trabalho da Pastoral Vocacional e o acompanhamento dos formadores nas etapas formativas. Manifestou gratidão ao Arcebispo de Curitiba,  D. Peruzzo, por seu serviço apostólico. Fez memória aos amigos de caminhada vocacional, aos companheiros na formação, aos amigos conquistados pela vida. Emocionado, fez memória à mãe, Arlete, afirmando que do céu olha por ele e pelos seus. Encerrou seu agradecimento oferecendo-se a Deus diante no altar do Senhor: "Ofereço meus pés feridos e cansados pelas pedras e espinhos do caminho. Meu coração machucado e meu olhar tantas vezes opaco, por perceber que esta terra não muda - citando o poeta chileno Pablo Neruda. Concluiu desejando que seu ministério seja uma faísca em meio a escuridão do mundo, sinalizando para fonte da luz, que é o Ressuscitado, Cristo Jesus. Concluiu pedindo sensibilidade para com os que sofrem e que nas desilusões da vida possa dizer: "Em atenção a tua palavra,  lançarei as redes."

 

Comente essa notícia

Comentários 0