Missionários
Claretianos Brasil

NOTA DE FALECIMENTO - PE. MARCOS VALÉRIO RODRIGUES, CMF

O Missionário Claretiano, Pe. Marcos Valério Rodrigues CMF, faleceu nesta quinta-feira(30), em Batatais-SP, aos 54 anos vítima de infarto.
Nascido no dia 29 de outubro 1967; professou os votos religiosos em 02 de fevereiro de 1989, sendo ordenado sacerdote Claretiano aos 02 de outubro de 1995. Residiu em Contagem/Mg. Atuou como formador de missionário no Seminário Claretiano de Pouso Alegre/MG, onde também foi Vigário da Paróquia Imaculado Coração de Maria. Em Goiânia/GO foi Pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria, assumindo também as funções de Vigário Episcopal da Arquidiocese de Goiânia e professor no Seminário desta mesma Arquidiocese. Nos últimos anos esteve exclaustrado em atividades patorais na Diocese de Assis, quando retornou para Congregação Claretiana em 2021, indo residindo em Batatais/SP, para tratamento de saúde, vindo a falecer no dia de hoje.

 

DADOS BIOGRÁFICOS

 

Marcos Valério Rodrigues, nasceu em Pouso Alegre/MG, em 29 de outubro de 1967, filho de Marcolino Rodrigues e de Maria Aparecida Fraga Rodrigues. Foi batizado em 5 de novembro de 1967, na Catedral de Bom Jesus, Arquidiocese de Pouso Alegre. Recebeu a Crisma em 31 de outubro de 1983, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Pouso Alegre.

Na Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, realizou o Aspirantado no Seminário Santo Antônio Maria Claret, em Pouso Alegre, de 9 de fevereiro de 1987 a 2 de fevereiro de 1988, sendo formador Pe. Joaquim Renato da Silva. Também em Pouso Alegre, fez o Noviciado, período formativo para ingresso na Congregação, no ano de 1988. A sua Primeira Profissão Religiosa aconteceu em Campinas, SP, em 2 de fevereiro de 1989, sendo Pe. João Batista Megale, Superior Provincial da Província Claretiana do Brasil Central. E em 5 de fevereiro de 1994, emitiu a Profissão Perpétua, em Contagem/MG, sendo Pe. João Batista Megale, Superior Provincial.

Realizou os estudos de filosofia e teologia no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), em Belo Horizonte/MG.

Recebeu a Ordem do Diaconato em 30 de abril de 1995, na Paróquia Santo Antônio, Vila Belém, em Belo Horizonte, sendo bispo ordenante Dom João Rezende Costa, Arcebispo de Belo Horizonte.  E foi Ordenado Presbítero, em 2 de dezembro de 1995, na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Pouso Alegre/MG, por Dom João Bergese.

O primeiro encargo que a Província Claretiana lhe confiou foi a Direção do Seminário Santo Antônio Maria Claret, em Pouso Alegre, com as funções de Formador, Ecônomo da Comunidade e Vigário Paroquial, onde permaneceu até o ano de 2004.

Em 20 de agosto de 2004, assumiu a direção da Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Goiânia/GO. Nesta comunidade, ademais da função de Pároco, também exerceu o cargo de superior e ecônomo locaL.

Em 17 de janeiro de 2018, Pe. Marcos Valério solicitou e obteve do Governo Provincial a licença de se ausentar da vida comunitária e foi recebido por Dom Argemiro de Azevedo, Bispo de Assis/SP.

Findado o ano de licença de ausência da comunidade religiosa, Pe. Marcos Valério pretendendo continuar sua experiência para discernimento vocacional, voltou a pedir nova licença, desta vez, de exclaustração, que lhe foi concedida pelo Pe. Mathew Vattamattam, Superior Geral da Congregação e seu Conselho, com data de 19 de junho de 2019. Novamente, Pe. Marcos Valério foi acolhido na Diocese de Assis, por Dom Argemiro de Azevedo, Bispo de Assis, onde permaneceu até os últimos dias de julho, quando foi hospitalizado para exames médicos. Seu estado de saúde se agravou, então a Congregação, de imediato, transferiu-o para Batatais/SP, onde foi internado na Santa Casa local, recebendo todos os cuidados e assistência médica.

 

Comente essa notícia

Comentários 0