Missionários
Claretianos Brasil

PE. ROBERTO GORONSKY, CMF É EMPOSSADO PÁROCO DE CLEVELÂNDIA/PR

Na manhã de domingo, 6 de março, na liturgia do 1° Domingo da Quaresma, tomou posse como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Clevelândia/PR, o Pe. Roberto Goronsky, CMF em Missa presidida por Dom Edgar Xavier Ertl, Bispo  Diocesano de Palmas-Francisco Beltrão. A celebração eucarística foi concelebrada pelo Superior Provincial do Missionários Claretianos, Pe. Marcos Aurélio Loro,  que realizava visita Canônica nesta comunidade Claretiana, e demais sacerdotes. Marcaram  presença, paroquianos de Clevelândia e de Pinhais onde Pe. Roberto foi pároco.

No início da celebração o novo Pároco acolheu o bispo, as autoridades civis e todos os presentes. O bispo em sua monição agradeceu aos Missionários Claretianos, na pessoa do provincial, pelo serviço prestado a diocese. Fez um especial agradecimento ao Pe. Ozanilton, pároco cessante e acolheu o novo Pároco desejando uma boa missão junto ao  povo de Deus a ele confiado,  oferecendo seu apoio e pediu as luzes do Espírito Santo para essa nova etapa da comunidade paroquial de Clevelândia.

O rito de posse teve inicio com a leitura da provisão e nomeação do novo pároco, que  fez sua Profissão de Fé.

Na homilia o bispo recordou que estamos vivendo o período quaresmal, um grande retiro que nos convida para uma conversão, uma mudança de vida. Mencionou a prática da igreja do Brasil que convoca a todos  eflexão da Campanha da Fraternidade, nesse ano  com o tema “Fala com Sabedoria, ensina com o Amor” (CF. Pr. 31,26). Fazendo referência ao novo pároco, disse: "Assim, o Pe. Roberto tem que ensinar e anunciar o Evangelho na sua nova missão, sendo o primeiro catequista da sua comunidade ensinando a Palavra de Deus."

Após a homilia o novo pároco, foi interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da Paróquia que lhe está sendo entregue, e com as mãos postas sobre o livro dos Evangelhos fez seu juramento de fidelidade onde, assente em todas as verdades de fé da Igreja, prometendo honrá-las e ensiná-las. A comunidade em seguida acolheu seu novo Pároco, agora empossado, com uma calorosa salva de palmas.

No final da cerimônia a comunidade fez uma manifestação de gratidão e o Pe. Marcos Loro e agradeceu a disponibilidade do Pe. Roberto em assumir sua nova missão.

Fotos: PASCOM Paróquia Nossa Senhora da Luz de Pinhais/PR

 

Comente essa notícia

Comentários 0