Missionários
Claretianos Brasil

Claretiano de Batatais inicia projeto social atendendo quase 300 idosos

“Hoje começamos uma grande obra”,  Santo Antonio Maria Claret.

 

Hoje, 1º de agosto, o Claretiano - Centro Universitário e a Prefeitura da Estância Turística de Batatais, iniciam uma grande obra com a assinatura do Termo de Convênio firmado entre as partes para o início do CASI, Centro de Atenção à Saúde do Idoso, que iniciará as atividades no dia dia 02 de agosto. O CASI atenderá 270 idosos e funcionará no Claretiano envolvendo os profissionais das áreas de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Educação Física, Psicologia, Enfermagem, Neuropsicopedagogia e Nutrição do Claretiano, todos com vasta experiência na área da Geriatria oferecendo inovações nos atendimentos como atividade física integrada, inclusão digital, tecnologia e mídias sociais para idosos, concurso de culinária, integração de gerações.

Para a assinatura do Termo foi realizada uma cerimônia solene que contou com as presenças de representantes da Reitoria do Claretiano, de autoridades políticas, secretários municipais, além dos idosos que foram selecionados para participarem das atividades. “Neste período nós estávamos construindo, planejando para que nós pudéssemos chegar neste dia especial: que é a efetivação desse projeto, a assinatura do Termo de Convênio. Agora, podemos atender 270 pessoas da melhor idade, com sete especialidades, para a saúde e bem-estar das pessoas que tanto já contribuíram com a nossa cidade. Já estamos nos planejando para que no próximo ano possamos pelo menos dobrar essas vagas de atendimento aqui no Claretiano. Atendimento de excelência e qualidade. Em Batatais nós cuidamos da primeira infância e fechamos o ciclo, cuidando muito bem da melhor idade”, disse o prefeito de Batatais, Juninho Gaspar.

De acordo com a Terapeuta Ocupacional e Profa. Ma. Roselilian da Cunha Pereira Alves Rodrigues, coordenadora do CASI, trabalhar com a promoção da saúde é o principal objetivo da sua equipe, pois a ideia é que o idoso fique melhor ainda do que quando chegou no CASI.  “Queremos que a sua capacidade funcional e a sua inserção social melhorem e que ele se sinta participante da sociedade. Nosso foco é trabalhar a prevenção e promoção da saúde com atividades que possibilitam um processo de envelhecimento mais saudável, adiando o surgimento de doenças. Desta forma, as pessoas podem continuar ativas e realizando suas tarefas sem grandes dificuldades”, conta a coordenadora do CASI ressaltando que o CASI conta com uma equipe multiprofissional que tem o objetivo de trabalhar a qualidade de vida, proporcionar ações educativas de promoção à saúde, manter e melhorar a capacidade funcional, reassegurar e restaurar a autoestima prevenindo a depressão, prevenir quedas e agravos na memória, treino de estimulação cognitiva e reeducar a alimentação e estimular hábitos saudáveis.

IMPORTÂNCIA

“O Casi proporciona a consolidação de uma rede integrada de atenção ao idoso, possibilitando atendimento e assistência humanizados. Juntos, prefeitura e Claretiano conseguem articular ações que atuam de maneira global com o público desta faixa etária, valorizando aspectos individuais e muitas vezes até mesmo gerando um resgate produtivo do idoso. Para além disso, o projeto contribui para a inclusão social, promove um envelhecimento saudável, mantém a mente ativa, oferece acolhimento, interação e diversão, visto que os quase 300 idosos assistidos pelo projeto passarão por atendimentos em grupos com as equipes especializada do Claretiano”, afirmou a secretária de Saúde do município, Bruna Toneti.

“Todos os programas que trabalham com a população idosa têm em vista que o envelhecimento, na maioria das vezes, está associado a conviver com uma ou mais doenças crônicas e disfunções adquiridas nos últimos anos de vida, que levam ao declínio da capacidade funcional e da autonomia, devido às perdas significativas das capacidades físicas, vários estudos epidemiológicos têm mostrado que doenças e limitações podem ser evitáveis no processo de envelhecimento e que o uso de serviços preventivos, eliminação de fatores de risco e adoção de hábitos de vida saudáveis são importantes determinantes do envelhecimento saudável e com maior qualidade”, conta a Profa. Ma. Roselilian.

O que dizem alguns participantes

“É a primeira vez que participo do CASI e estou muito feliz. A pessoa idosa precisa muito de exercício, tanto mental quanto físico. E para gente é muito importante mesmo. Eu já faço algumas atividades, mas eu quero aprimorar. Eu quero fazer mais, sempre mais. Eu nunca fiquei parada na vida quanto a exercício físico, mas eu vi nesse projeto uma possibilidade de melhoria e que a gente pode melhorar sempre. Com tantos profissionais bons, com tanta coisa, acredito que eu e todos que vão participar, vão aproveitar muito. Eu gosto muito de estar com pessoas. Faz 50 anos que eu jogo baralho com uma turminha, gosto muito de participar, de viajar, de estar com pessoas. É sempre um aprendizado estar com pessoas mais velhas”, Maria de Fátima Neves, 68.

 

“Como sou ‘sofanático’, ou seja, só fico no sofá, vai ser excelente e volta do CASI, tinha muita gente esperando.  Participar do CASI vai  fazer bem pra minha saúde porque faz 20 anos que eu me aposentei. Gostava de jogar uma bolinha e não estou podendo mais, pois as dores aparecem. Eu acredito que vai ser bom e eu vou até voltar a jogar bola”, José Mauro Sampaio, 73.

 

“Participo pela segunda vez do CASI. Adorei os quatro anos que eu fiz parte e fui muito bem recebida. Minha atividade preferida é a hidro. Pra mim é muito bom porque eu fiquei com as pernas meio ruim. Agora eu vou continuar e vai ser muito bom porque eu quero ver se eu volto a caminhar com mais agilidade. Aqui é tudo de bom, só tem coisa boa”, Rose Mary Siqueira, 86.

 

“Já participei no passado e agora retorno com muita alegria. Adoro todas as atividades oferecidas, mas as de Terapia Ocupacional são as minhas preferidas. Participar das atividades vai fazer muito bem para minha saúde e para a saúde de todos que estão aqui”, Luzia Milani, 80.

  

Conheça a equipe do CASI

Coordenação do CASI - Profa. Ma. Roselilian da Cunha Pereira Alves Rodrigues

Psicologia - Profa. Ma. Camila Maria Fernandes Fantacini Bianco

Educador Físico - Prof. Me. Marcel Frezza Pisa

Educador Físico - Prof. Me. Sérvio Antonio Buciolli

Enfermagem - Profa. Ma. Renata Paula Fabri

Fisioterapia - Profa. Ma. Regina Célia Oliveira

Terapeuta Ocupacional - Profa. Ma. Roselilian da Cunha Pereira Alves Rodrigues

Nutricionista - Profa. Dra. Erika da Silva Bronzi Moura

Neuropsicopedagoga - Profa. Dra. Renata Andrea Fernandes Fantacini

Secretária - Natalia Vivian Biagi 

Equipe de limpeza - Raquel Lança de Lima 

Equipe de limpeza  - Renata Pereira Alves

 

Clique aqui e confira a matéria da Rádio Claretiana FM




 

 

 

Comente essa notícia

Comentários 0