Missionários
Claretianos Brasil

O Padre Claret foi lembrado na visita do Papa Francisco a Cuba

Holguín, Cuba. De 19 a 20 de setembro de 2015,  o Papa Francisco fez sua visita apostólica à Igreja e ao povo de Cuba. No itinerário percorrido, além de Havana, a capital, sua Santidade se fez presente no oriente da ilha, percorrendo as cidades de Holguín e Santiago, tão ligadas ao testemunho evangelizador de Santo Antônio Maria Claret, onde foi Arcebispo.

No dia 21 de setembro, ao concluir a celebração eucarística em Holguín, o bispo D. Emílio Aranguren Echevarria dirigiu ao Santo Padre umas palavras de agradecimento. Em seu discurso, o bispo fez um breve relato histórico dos momentos chaves da evangelização nesta região, assinalando como um momento muito importante o ministério missionário do nosso Padre Fundador.

Disse o bispo: "Perto daqui, por Bairay, em 1492 Colombo colocou os pés em terra firme como representante da cultura do velho mundo. Em 1612, por Nipe entrou em terra cubana a imagem de Nossa Senhora da Caridade e seu primeiro templo foi feito em Hato de Barajagua. Em 1790 a cruz erquida na colina que leva seu nome e desde onde S. S. nos abençoará esta tarde como presente de despedida. Em meados do século XIX, em nossa atual Igreja Catedral, Santo Antônio Maria Claret, missionário incansável pelos nossos campos orientais, foi agredido e ferido no rosto deixando-nos também as pegadas do seu sangue como testemunho da sua entrega ao Senhor. Hoje, como Sucessor de Pedro, S.S. também marca para sempre a história do nosso povo ao visitar-nos como "Missionário da Misericórdia", nós nos comprometemos a viver com espírito de conversão, em comunhão com toda a Igreja, o já próximo Ano Jubilar ao qual fomos convocados".

Fonte: Claret.org

 

Comente essa notícia

Comentários 0