Missionários
Claretianos Brasil

VII. Dom Prada, CMF, Prelado de São José do Alto Tocantins

 V.                  Dom Francisco Prada Carrera, CMF, Prelado de São José do Alto Tocantins (Goiás) 

Recordar-se de Missionários Claretianos que ofereceram as suas vidas à Província Claretiana do Brasil é maneira de afirmar e de confirmar a escolha que fizeram. Ajuda-nos a ouvir o seu testemunho, o seu voto de fé e de profissão junto à Congregação. Dom Francisco Prada Carrera, aliás, de tonitruante voz, segundo os Claretianos que o conheceram, é o primeiro a ser aqui tratado. Padre Pedro Divino de Vilas Boas presenciou, certa oportunidade, na Comunidade de Goiânia, Dom Prada já na casa dos noventa anos dispensando o uso de microfones para a celebração da missa. Eis o vigoroso Missionário que vamos conhecer na presente nota que, à maneira da Coleção Claretianos de Ayer y de Hoy da Congregação, deseja rememorar a jornada Claretiana no Brasil. À memória de Dom Prada planeja-se, ao longo das publicações dos 120 anos de História dos Claretianos no Brasil, somar outras. Difícil sempre escolher entre tantos bons nomes, procuraremos dentro de nossas limitações contemplar períodos e Comunidades as mais distintas para, assim, oferecer quadro amplo de nossa extensão e desafios.

Nascido em Priaranza del Bierzo (Leão – Espanha), no dia 27 de novembro de 1893, Dom Francisco Prada Carrera aos 11 anos de idade ingressou no Postulantado Claretiano de Balsameda, prosseguiu os seus estudos de Filosofia e de Teologia em Beire e Santo Domingo de la Calzada. Foi consagrado sacerdote no dia 2 de junho de 1917 e, no ano seguinte, mandado para a Quase-Província do Brasil. Lembremos que desde 1908, por meio de Decreto do Governo Geral do dia 15 de Maio, foi criada a Quase-Província do Brasil. O jovem sacerdote Francisco Prada Carrera era parte do esforço da Congregação para intensificar e ampliar os trabalhos Missionários no Brasil. Logo mais, no XII Capítulo Geral, realizado em Vic, em 1922, a Quase-Província daria lugar à Província do Brasil.

No Brasil, Dom Prada viveu nas seguintes comunidades: São Paulo, Carangola, Belo Horizonte, Salvador, (retorno) Belo Horizonte e (retorno) São Paulo. Era Superior Local da Comunidade de São Paulo quando, em 1938, foi nomeado Prelado de São José do Alto Tocantins (Goiás). Em 1946, recebeu a consagração episcopal e, em 1956, tornou-se o primeiro Bispo da recém-criada Diocese de Uruaçu (Goiás). A propósito do desafio de Dom Prada, o Pe. Teófilo Gomes Sáez, CMF, na obra ‘Memória dos Claretianos falecidos na Delegação Independente do Brasil Central (Editado no Rio de Janeiro em 2004), rememora passagem do Padre Antônio Vieira, SJ, tratando de São Francisco Xavier: “Pôs o pé direito sobre o mar e o esquerdo sobre a terra”. Francisco Xavier e Francisco Prada assumiram o papel de levar à Palavra a regiões distantes dos seus lugares de origem. O primeiro em terras da Ásia e, o segundo, na América do Sul. O Brasil do Planalto Central dos anos 30 do século passado colocava dificuldades de acesso e de locomoção árduas: viagens por caminhos sem estradas e jornadas em lombo de animais durante horas.

                Trabalhador incansável e prolífico escritor, Dom Prada é autor de mais de uma dezena de obras que nos permitem uma feliz aproximação do sacerdote e do missionário. A ação missionária em áreas distantes, aliás, é vista em toda a sua extensão: espiritual, evangelizadora e braçal. Em Reminiscências de um Bispo (publicado em Goiânia em 1979 à página 109), recorda da construção do Seminário de Santo Domingo: “Acreditarão os benévolos leitores (...) quando se tratou de construir o seminário, o P. Lasafá com dois operários passou 15 dias junto a uma caieira (fábrica de cal), dormindo num couro, sobre o duro chão e ele próprio guiou o carro de bois que transportou toda a cal para a construção”. As suas obras, expressam e cartografam a sua trajetória; foi excepcional memorialista, procurando registrar passos, encontros e desafios. Se, hoje, somos capazes de acompanhar a história dos Missionários Claretianos em terras do Centro-Oeste devemos ao seu cuidado de cronista. Leitor devotado é autor, entre outros, de A Congregação Claretiana e a Imprensa, a rigor, uma compilação da Enciclopedia de la Religión (7 volumes) impressa na cidade de Barcelona por Dalmau y Joyer. Dom Prada coligiu o nome de 50 Missionários Claretianos que integrariam a enciclopédia para com isso oferecer ao Missionário do seu tempo uma dimensão do papel desempenhado pela Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria.

                Dom Prada faleceu no dia 7 de junho de 1995 com quase 102 anos.

                Esperamos, de forma breve, ter lembrado algo do Missionário Claretiano que com zelo aqui serviu e viveu.

Prof. Dr. Josias Abdalla Duarte

Arquivo da Cúria Provincial dos Missionários Claretianos

Prof. Dr. Josias Abdalla Duarte 

 

Comente essa notícia

Comentários 0