Missionários
Claretianos Brasil

Quinquênio Cone Sul em Vinhedo (São Paulo)

QUINQUÊNIO EM NÍVEL DE CONE SUL

É com alegria e expectativa que a Província Claretiana do Brasil está preparando o quinquênio de Cone Sul. Este encontro acontecerá entre os dias 4-9/09/ de 2016 na Casa de Encontros do Mosteiro de São Bento na cidade de Vinhedo (São Paulo) e terá o seguinte tema: “Crises e consequências do antropocentrismo moderno. um estudo da Laudato Si”.Pensamos em um tema que fizesse eco às preocupações do Papa Francisco em relação ao ser humano e à criação. Teremos como base para o estudo e a reflexão os documentos “Laudato Si” e “Missionarii Sumus”.

Na primeira parte do encontro nossa atenção se voltará para o cuidado dos “outros”, em especial os mais vulneráveis: indígenas, imigrantes, refugiados, sem teto e os dependentes químicos. Na segunda parte nossa atenção se voltará para o cuidado do “eu”. Seremos convidados a cuidar de nós mesmos para melhor servir.

Participarão quinquenistas das seguintes Províncias: Peru-Bolívia, São José do Sul e Brasil.

Aos quinquenistas, nossas boas-vindas! Que o quinquênio seja um tempo e um espaço de estudo, reflexão, oração, partilha e vivência da fraternidade Claretiana. 

 

SEMEAR SEMPRE

No campo do mundo tu és um semeador. Não podes fugir à responsabilidade de semear. Não diga que o solo é áspero, que chove amiúde, que o sol queima ou que a semente não serve. Não é a tua missão julgar a terra e o tempo.

Tua missão é semear!

A semente é abundante. Um pensamento, um sorriso, uma promessa de alento, um aperto de mão, um conselho e um pouco de água, são sementes que germinam facilmente. Não semeies descuidadamente como quem cumpre uma missão desagradável. Semeie com interesse, com amor, com atenção, como quem encontra nisso o motivo central de sua felicidade.

E ao semear não penses: quanto demorará a colheita?

Recorda que não semeias para enriquecer, aguardando o ganho multiplicado. Semeias porque não podes ficar inativo, porque não podes viver sem dar, porque não podes servir a Deus sem servir aos homens. És dono de ti mesmo, da vida, do universo. Tua semente, pois, não cairá no vasto.

Sem esperar recompensa, receberás recompensa!

Sem esperar riquezas, enriquecerás!

Sem pensar na colheita, teus bens se multiplicarão!

E tudo porque semeias num Reino onde dar é receber, onde perder a vida é encontrá-la, onde gastar-se servindo, é aumentar. Semeia sempre, em todo terreno, em todo o tempo a boa semente, com interesse, como se estivesses semeando o próprio coração.

 

                     Cordialmente  

Pe. Alcimar L. Silva, cmf 

Pe. Francisco B. Nunes, cmf

 

Comente essa notícia

Comentários 0