Missionários
Claretianos Brasil

VIII. História da Comunidade de Pouso Alegre (1901)

A República e o término do regime de Padroado, como vimos no Capítulo 1 (O Convite do Bispo Dom Joaquim Arcoverde aos Missionários Claretianos), exigiram a reforma e a reorganização das estruturas clericais no Brasil. Às mudanças dos tempos, no ano de 1900, no Estado de Minas Gerais, criou-se nova Diocese, nomeada, naquele momento, de Diocese do Sul de Minas. A capital da nova Diocese ficaria na cidade de Pouso Alegre e o seu primeiro bispo, solenemente empossado em junho de 1901, foi Dom João Batista Correia Nery. Dom João, anteriormente, fora bispo da Diocese de Vitória do Espírito Santo, aliás, primeiro bispo desta diocese criada em 1895 pelo Papa Leão XIII. E foi ainda na Diocese de Vitória do Espírito Santo que Dom João conheceu os Missionários Claretianos. A publicação comemorativa Bodas de Prata – da Chegada dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria ao Brasil (1895 -1920), à página 65, registra que os Claretianos seguiam em jornadas apostólicas e acompanhavam Dom Joaquim Arcoverde, agora Arcebispo do Rio de Janeiro, em suas visitas pastorais. A publicação do Jubileu Áureo (50 anos) dos Missionários Claretianos no Brasil (1895 – 1945), à página 28, reitera a informação a respeito dos trabalhos claretianos em terras da Diocese do bispo Dom João.

Cabe aqui um parêntese, conhecemos pouco da extensão e do alcance dos trabalhos missionários e das visitas pastorais das quais participaram os Claretianos nas primeiras décadas do século XX, as cidades visitadas, as regiões, tudo ainda está por ser minimamente mapeado. Desconhecemos, por ora, o período e os trabalhos desenvolvidos na Diocese de Vitória do Espírito Santo. Vale lembrar que, durante este período, havia apenas duas Comunidades Claretianas no Brasil: São Paulo (1895) e Campinas (1899). A partir das duas Comunidades, os Missionários empenharam-se em levar a Palavra em todas as direções do país. Vitória do Espírito Santo dista aproximadamente 1.000 quilômetros da Casa de São Paulo, a viagem de carro, hoje, leva cerca de 12 horas, imagine-se a mesma viagem realizada mais de 100 anos atrás.

O Pe. José Domingo Agüero, integrante da Primeira Expedição, Pe. Francisco Ozamis Corta, Pe. Raimundo Torres Vicente e o Irmão Gabriel Mayor partiram da Comunidade de São Paulo no dia 19 de novembro de 1901, em direção à cidade de Pouso Alegre. No mês anterior, em outubro, Padre Raimundo Genover Carreras e Dom João Batista Correia Nery elaboraram contrato provisório entre a Congregação e a Diocese do Sul de Minas, conforme relata o Padre Mariano Mata Supervia, cmf, no manuscrito ‘História resumida da Casa de Pouso Alegre’. A Diocese do Sul de Minas, à época, era composta por cidades como Lavras, Itajubá, Campanha, Aiuruoca, Ouro Fino, Passos e São Sebastião do Paraíso.

A chegada dos Missionários Claretianos, no dia 21 de novembro de 1901, aliás, esta é a data de fundação registrada pelo Calendário Social e Religioso. No dia 6 de setembro de 1902, o Livro de Crônicas anota a chegada de sacerdotes espanhóis e registra: “ficando a comunidade já completa, ficou a nova ordem da seguinte maneira: Revmo. Pe. Superior - Pe. José Domingo, Consultores – Pe. Francisco Ozamis e Raimundo Torres; Ministro – Pe. Tomás Fernández; Bibliotecário – Pe. José Beltrán; Sacristão e Porteiro – Irmão Manuel da Fonseca; e, Carpinteiro – Irmão Gabriel Mayor”.

O começo da Comunidade de Pouso Alegre exigiu grande esforço, era preciso prosseguir com as atividades missionárias e, ao mesmo tempo, iniciar as obras da Casa da Comunidade e da igreja. A presença dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria na América do Sul foi fortalecida com a instituição, por intermédio do Decreto S.C. Episcoporum et Regularium (no. 14553), de 19 de Agosto de 1904, da Província de Argentina e Brasil.

Surpreendem o arrojo e ligeireza das obras da Comunidade de Pouso Alegre, três anos depois, no dia 7 de dezembro de 1904 era inaugurada a Igreja do Imaculado Coração de Maria. Os primeiros anos foram exigentes no atendimento aos enfermos da Diocese. Diversas regiões do interior do Brasil sofreram com doenças e epidemias, o sul de Minas Gerais, em particular, no final da década de 10, viveu severo surto de febre amarela, na ocasião, o Padre José Bengoechea Orctzi, cmf, da Comunidade de Pouso Alegre faleceu.

            Hoje, 2016, dando continuidade aos esforços claretianos, a Comunidade de Pouso Alegre é composta por: Padre Antônio Carlos Ferreira, Superior, Padre Francisco de Barros Nunes, Padre José Heitor de Menezes, Pároco e Padre José Maria Collell Fargas. 

 

Prof. Dr. Josias Abdalla Duarte

Arquivo da Cúria Provincial dos Missionários Claretianos

 

Comente essa notícia

Comentários 0