Missionários
Claretianos Brasil

home » Claretianos » História da Província

II. Capítulo Geral de 1895 e o envio de Missionários Claretianos ao Brasil

 

I.                    Capítulo Geral de 1895 e o envio Missionários Claretianos ao Brasil

                 Os preparativos para a Primeira Expedição de Missionários Claretianos foi noticiada durante o Capítulo Geral de 1895. Reproduzimos abaixo documento que integra o Acervo de Documentos Raros do Arquivo Provincial. No referido documento a viagem ao Brasil é anunciada aos Padres Capitulares. É provável que o autor do documento seja o Padre Raimundo Genover Carreras, dizemos provável, pois, não há indicação de autoria, todavia, o conteúdo e a circunstância sugerem o nome do Padre Genover Carreras. A redação revela construções (sintaxe) próprias da língua castelhana e ortografia da língua portuguesa da época, uma e outra foram mantidas para que o nosso leitor possa, de forma próxima, acompanhar a experiência daqueles dias.

 

 

Capítulo Geral de 1895. A Congregação no Brasil

                 “Um novo e imenso campo vae abrir-se à ação dos Missionários, Filhos do Coração Inmaculado de Maria, nas remotas e deleixadas regiões brasileiras. O amável e prestimoso D. Joaquim Arcoverde, Bispo de São Paulo, uma das maiores e mais bonitas cidades do Brasil, cheio de zelo pelo bem do seu numeroso rebanho, chama às portas de nossa Congregação para auxiliarmo-lo nas missões d’aquella vastíssima diocese.

                 E graças a Deos, não se fica só em desejos: todos temos lido e ouvido com prazer a atividade com que, sem desacorçoar-se pelos trabalhos e sacrifícios tem já começado a preparar-nos uma magnífica Casa e Egreja, a bençam de cuja primeira pedra se fez com tanta solenidade no dia dois de junho do presente ano.

                 Hoje, pois, ao ter a dita (destino) de dirigir a minha humilde palavra diante d’esta numerosíssima Communidade e, sobretudo, diante do Rvmo. Padre Geral e demais Padres Capitulares, representantes da Congregação inteira, não posso deixar de lembrar esse acontecimento culminante e auspicioso que promete dar muita glória a Deos, júbilo à Egreja, em geral, e mais ainda a Paulopolitana, paz às almas dos pobres e abandonados fiéis brasileiros, honra e desenvolvimento ao nosso abençoado Instituto.

                 Sim, queira o Deos das misericórdias, ter miseração de tantas almas que lá se acham pouco menos que deleixadas no espiritual: praza-lhe remover quaisquer obstáculos ou dificuldades que possam opor-se ao nosso estabelecimento no Brazil, vastíssima região que compreende como uma terceira parte do novo mundo. Seja o Coração Inmaculado de nossa Mãe mais e mais conhecido dos homens, a fim de todos serem por Elle levados a Jesus-Christo, seu Filho e Universal Redemptor do gênero humano.

                 Eis aqui os ardentes desejos de todos nós, Rvmo Padre e Presidente deste acto e para torná-los mais salientes e mostrar melhor que por amor da salvação das almas não conhecemos dificuldades, hei crido oportuno fazer este discursinho na bella língua portuguesa, que, se Deos quiser, havemos de falar quando a santa obediência praza enviar-nos àquellas terras que oxalá fosse mui logo.

 Faça-o Deos"

 

Em nossa próxima coluna trataremos do crescimento da comunidade de São Paulo e da construção da Igreja Imaculado Coração de Maria, falaremos, igualmente, sobre a criação da Quase Província de Brasil e Argentina, em 1904, e, da criação da Quase Província do Brasil, em 1908.