Missionários
Claretianos Brasil

home » Espiritualidade de Claret »

A Frágua como oportunidade privilegiada

Começamos o projeto "A Frágua na Vida Cotidiana". Se pudéssemos escolher uma palavra que explicasse este projeto, escolheríamos a palavra oportunidade.

Obtida em vídeo na web:

http://www.youtube.com/watch?v=z30CFhY_7ww&feature=player_embedded

Depoisde vários meses de preparação e de motivação, com o começo do tempo litúrgicodo Advento começamos, também, o nosso projeto ?A Frágua na Vida Cotidiana?. Sepudéssemos escolher uma palavra que explicasse este projeto, escolheríamos apalavra oportunidade.

Creioque se trata em primeiro lugar de uma oportunidade para pausar o tempo, paranão ser vítima desta geração na qual, frequentemente, vivemos e que não nospermite saborear as experiências que vamos vivendo. Senão, simplesmente,obriga-nos a acumular as experiências sem digeri-las e, assim, não extraímosdelas todas as energias que poderíamos extrair para dinamizar nossa vidamissionária.

Emsegundo lugar, a Frágua é também uma oportunidade para habitar um espaço que,neste mundo globalizado, perdeu seus perfis e, às vezes, nos deixa numaprofunda solidão, não nos permitindo conviver com aqueles rostos e nomes daspessoas que Deus vai colocando em nosso caminho, especialmente as que vãoficando à margem.

Porúltimo, a ?Frágua na Vida Cotidiana? é também uma oportunidade para redescobrira presença de Deus, não só no santuário da própria consciência, mas também detodos aqueles lugares nos quais Deus quer se manifestar hoje: na Palavra, nossacramentos, nas pessoas, sobretudo as mais necessitadas e, também, nosmúltiplos sinais da presença e da ação do Espírito em nosso mundo.

Éverdade que hoje correm algumas vozes, dizendo que as formas tradicionais daVida Religiosa estão sofrendo uma profunda crise e que é muito provável quealgumas instituições terminem seu ciclo histórico. Não sabemos o que vaiacontecer na Congregação Claretiana e não depende de nós em boa medida, mas,depende sim de respondermos as oportunidades que Deus nos oferece com muitaalegria e muita fidelidade.

Recebemosum precioso dom que é poder seguir Jesus Cristo ao estilo dos apóstolos,vivendo em comunidade de vida, anunciando o Evangelho a todo o mundo como ofez, com tanta fidelidade e entusiasmo, nosso Fundador Santo Antônio MariaClaret.

Gostaria, simplesmente, de animar a todos paraque possamos começar este projeto com alegria e para que aproveitemos amensagem do Advento que nos diz que o urgente é esperar, pois Deus nunca deixade amparar seus filhos, que há muitas oportunidades que se apresentam a nós.Oxalá! Saibamos aproveitá-las. Bom caminho a todos.