Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Segunda-feira, 19 de Abril de 2021

At 6,8-15: Não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava.

Sl 118, 23-24. 26-27. 29-30 (R. 1b): R. Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.

Jo 6,22-29: Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna.

Depois que Jesus saciara os cinco mul homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos. Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum. Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: 'Rabi, quando chegaste aqui?' Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo.' Então perguntaram: 'Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?' Jesus respondeu: 'A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou'.

Comentário

O povo busca a Jesus para matar sua fome física pelos sinais realizados anteriormente. Ele os confronta e os convida a se preocuparem mais com a comida que dura e comunica a vida em abundância. Nisto consiste em trabalhar de acordo com o plano de Deus. Quantas vezes as obras apostólicas da Igreja se tornam um programa de assistência sem promoção humana, sem compromisso e sem uma clara consciência de crescimento na solidariedade e na fraternidade.É verdade que, diante da dura realidade de extrema pobreza e migração vivida por nossos povos latino-americanos, caribenhos e africanos, é necessário promover projetos de assistência humanitária imediatos. Isso é importante e necessário como uma resposta oportuna a uma situação específica.Mas é imprescindível, como claramente pede a doutrina social da Igreja, trabalhar a consciência, a promoção humana e a libertação integral de nossos povos para que cresçam em dignidade, liberdade e autonomia. Que ações ou projetos de promoção humana há em minha comunidade? Como faço para participar deles?

Santo do Dia

S. Expedito

Invocado nos casos de urgência, necessidades inadiáveis e sufocantes

Embora o nome de S. Expedito seja citado em alguns calendários, faltam contudo dados que fundamentem a sua existência histórica. Sua devoção remonta ao século VIII, quando cultuado na Germânia e na Sicília. Há quem diga também que seu culto liga-se ao envio das relíquias de um santo das catacumbas a um convento em Paris, quando as religiosas confundiram a data da expedição (spedito = enviado) com o nome do santo (\"Spedito? ou Expedito). Outra versão diz respeito à sua conversão. Querendo mudar de vida, foi tentado pelo Diabo que, sob a forma de um astuto e dissimulado corvo, murmurava a seus ouvidos as palavras \"Crás!... crás!...? Amanhã!... Amanhã!... Rebatendo tais insinuações, dizia: \"Hodie!... hodie!...? Hoje!... Hoje!... Agora! Já! É invocado com a seguinte súplica: Ó Deus, que a intercessão de S. Expedito nos recomende junto à vossa divina bondade, a fim de que, pelo seu auxílio, possamos obter aquilo que nossos fracos méritos não podem alcançar. Nós vos pedimos, Senhor, que orienteis, com a vossa graça, todos os nossos pensamentos, palavras e ações, para que possamos com coragem, fidelidade e prontidão, em tempo próprio e favorável, levar a bom termo todos os nossos compromissos e alcançarmos a feliz conclusão de nossos planos. Por nosso Senhor Jesus Cristo. Assim seja!

Calendário - Serviço Bíblico