Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Terça-feira, 1 de Dezembro de 2020

Is 11,1-10: Julgará os humildes com justiça.

Sl 71 (72), 1-2. 7-8. 12-13. 17 (R.cf 7): Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.

Lc 10,21-24: Jesus exulta no Espírito Santo.

Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: 'Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.' Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: 'Felizes os olhos que veem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir.'

Comentário

Todos os dias da semana, a primeira leitura é tirada do profeta Isaías. A liturgia apresenta-nos o sonho de Deus de não sucumbir ao peso das nossas frustrações e cansaço. Em meio às más notícias que nos chegam diariamente, dizem-nos que “sairá um rebento do tronco de Jessé”... Esta promessa se cumpre na história do mundo e em nossa própria história. Se contemplarmos superficialmente a vida, as pessoas e os acontecimentos por meio da mídia, temos a impressão de que está acontecendo o contrário. Ficamos com catástrofes naturais, dramas humanos, escândalos institucionais e, portanto, a atitude necessária para reconhecer a presença de Deus nesta complexa teia da vida é a vigilância. É por isso que Jesus hoje dá graças a seu Pai e nosso Pai, porque aqueles que podem perceber sua presença e saber reconhecer os sinais de Deus são “as pessoas simples”. Você é um daqueles que "vigilantes" podem buscar e descobrir "luzes" no meio das sombras?

Santo do Dia

S. Elói

C. 588-660 ? bispo ? patrono dos artesãos, ourives, ferreiros, 
metalúrgicos ? \"Elói? quer dizer \"o escolhido, eleito?. 

Elói ou Elídio, como também é chamado, nasceu em Chaptelat no Limosine, por volta de 588. Fortemente inclinado aos trabalhos manuais, foi ourives, ferreiro, comerciante de cavalos, mecânico, cocheiro, fabricador de selas e de facas, carreteiro e, bispo. Destacou-se como importante ourives, ao construir um trono de ouro para o rei Clotário II. Atribuem-se a ele o túmulo de S. Martinho de Tours, o mausoléu de S. Dionísio de Paris, o cálice de Cheles, os relicários de S. Germano de Paris, S. Piat, S. Severino, S. Genoveva. Foi um dos conselheiros mais influentes do rei Clotário, conseguindo com sua diplomacia restabelecer a paz no reino. Suas múltiplas atividades não o afastavam dos cuidados que tinha pelos pobres, pelos que se encontravam prisioneiros. Fundou vários mosteiros, entre os quais o de S. Martinho, em Noyon... Em 641, foi nomeado bispo de Ruão, quando procurou organizar sua diocese, dando testemunho da fé e de zelo pastoral.

Calendário - Serviço Bíblico