Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Terça-feira, 22 de Junho de 2021

Tema: S. Paulino de Nola, Bispo; S. João Fisher, Bispo e Mártir; S. Tomás More, Mártir (Memórias Facultativas)

Gn 13,2.5-18: Não deve haver discórdia entre nós pois somos irmãos.

Sl 14, 2-3ab. 3cd-4ab. 5 (R. 1b): R. Senhor, quem morará em vosso Monte Santo?

Mt 7,6.12-14: Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem. Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram!

Comentário

As coisas santas e as pérolas, são o mesmo evangelho. É este precioso projeto das Bem-aventuranças. A pérola, segundo uma das parábolas do reino dos céus do Evangelho de Mateus (13,45-46), é o reino escondido na história. Esta pérola não deve ser dada aos que não a aceitam ou, pior, zombam dela, ou são falsos pastores (Is 56,10) que se auto-excluem do projeto do reino. Os porcos e cães vira-latas são animais impuros na tradição judaica. Os porcos e cachorros não têm culpa. Mas aqui eles se tornam um símbolo de pessoas que não suportam uma proposta como esta. Os cristãos devem estar preparados para a perseguição por anunciar o projeto do evangelho, mas se para outros o evangelho é uma proposta desprezível, é melhor não insistir em propor a eles o estilo de vida das bem-aventuranças. Este é um caminho, uma porta estreita, a outra é a larga que nos conduz à perdição. Você está disposto (a) a segui-lo?

Santo do Dia

S. João Fisher

1649-1535 ? bispo e mártir .- \"João? significa \"O Senhor é misericordioso?

João Fisher nasceu em Yorkshire, em 1649. Cursou teologia na Universidade de Cambridge, Inglaterra. Padre aos 25 anos, em 1494, reitor da Universidade de Cambridge e bispo de Rochester, em 1504. Levou vida austera, trabalhando com ardor em favor do seu povo. Costumava fazer várias e freqüentes visitas pastorais aos fiéis. Lutou ardorosamente contra os erros doutrinais de seu tempo. Opôs-se energicamente ao divórcio de Henrique VIII. Em conseqüência de sua postura irredutível, foi preso e lançado prisioneiro na Torre de Londres. Condenado à morte, foi decapitado em 1535. Antes de ser executado, dirigiu-se ao povo: \"Vim aqui para morrer pela fé da Igreja Católica e de Cristo?. Sua cabeça esteve exposta por 14 dias num poste na ponte de Londres.

Calendário - Serviço Bíblico