Missionários
Claretianos Brasil

Necrologium Claretianum

Padre Benjamin Tarilonte Pérez

17/08/1973 (33 anos)

Goiânia, GO, Brasil

Goiânia, GO, Brasil

Pe. BENJAMIM TARILONTE PÉREZ (1973)

                             

Nascimento: 16 de maio de 1940

Localidade:  Lagunilla de La Veja (Palência) Diocese de Falência

Pais: Sr. Epigmeno e Sra. Peregrina

Profissão Religiosa: 15 de agosto de 1958

Ordenação: junho de 1966

Enviado: à Guiné Equatorial e Brasil

Falecimento: 17 de agosto de 1973, em Goiânia-GO, 33 anos

                              

 

Lagunilla de La Veja, lugarejo da Província e Diocese de Palência, Espanha, foi o berço onde viu pela primeira vez a luz do mundo, o menino Benjamim aos 16 dias do mês de maio de 1940. Seus pais, Sr. Epigmeno e Sra.  Peregrina, católicos praticantes, criaram em seu lar piedoso, as condições exigidas para orientar os filhos na iniciação cristã, providenciando-lhe a recepção dos Sacramentos da Igreja: Batismo, Crisma e 1ª Eucaristia.

Assim aconteceu com Benjamim que, além disso, e ainda por isso mesmo, foi agraciado com a perseverança na vocação que recebeu de Deus para a vida religiosa e sacerdotal, como Filho do Imaculado Coração de Maria. Entrou ainda jovenzinho para a Congregação, perfazendo o curso de humanidades, Latim e Retórica no Seminário Menor do Instituto, as quais terminadas, manifestando bom espírito, piedoso e inclinação ao sacerdócio, foi aprovado para o Noviciado.

No final do Ano de Provação emitiu a Profissão Religiosa, mediante os votos temporais. Sua Profissão Perpétua realizou-se depois dos 21 anos. Após a Profissão, seguiu normalmente a carreira sacerdotal, cursando os estudos de Filosofia e Teologia nos Colégios Superiores da Congregação, recebendo nas datas oportunas do tempo litúrgico, a Tonsura, Ordens Menores, Subdiaconato e Diaconato e com grande fervor foi ungido “Alter Christus” em junho de 1966. Fez ainda o Ano Pastoral em Aranda de Duero, preparando-se para os sagrados ministérios.

Ansioso, como todo neo-sacerdote claretiano, esperava ser enviado às terras de missão. Com ele aconteceu algo interessante, quanto ao seu envio missionário. Partira para as difíceis regiões da Guiné Equatorial e logo em seguida veio para o Brasil, onde intensamente trabalhava como missionário. Possuía grande vigor e saúde de vida.

Cheio de ilusões apostólicas, jovem ainda com todos os sonhos de zelo missionário claretiano, aos 33 anos de idade, infundia grandes esperanças nos Superiores da Província do Brasil Central. Exercia o seu ministério com todo o afinco e interesse, como Vigário Paroquial, na Paróquia de Goiânia, à qual se devotou com grande amor.

Um encontro casual de automóveis, na mesma cidade de Goiânia veio lançar por terra todas aquelas esperanças, pois, o Pe. Tarilonte, em conseqüência do choque violento veio a perder a sua preciosa vida, no dia 17 de agosto de 1973, no momento do desastre.

Foi socorrido e confortado com o Sacramento da Unção dos Enfermos. Celebraram-se as exéquias com média solenidade. O Senhor o terá recebido benevolamente e certamente lhe terá dado o prêmio do servo bom e fiel. Descanse na Paz do Senhor!

 

 

[a seguir apresentamos o Necrológio que consta do livro do Padre Teófilo Gomes Sáez (Memória dos Claretianos Falecidos. Delegação Independente do Brasil Central (1954-2003), pp. 60]

 

 Pe. Benjamin Tarilonte Pérez, CMF

 

Nascimento: 16 de maio de 1940

 

Localidade: Lugunilla de la Vieja Espanha

 

Pais: Sr. Epigmênio e Sra. Peregrina

 

Profissão Religiosa:

 

Ordenação:

 

Falecimento: 17 de agosto de 1973

 

 

 

No Vigor da Idade

 

 

 

O tempo parou de repente, o dia ficou diferente”, naquele fatídico 17 de agosto de 1973, com a morte trágica do jovem sacerdote claretiano, Pe. Benjamin Talironte Pérez, CMF.

 

O menino Benjamin nasceu no dia 16 de maio de 1940 em Lugunilla de la Vieja, na Província de Palência, Espanha. Seus pais foram o Sr. Epigmênio e a Sra. Peregrina.

 

Depois de ordenado sacerdote, trabalhou na Guiné Equatorial, de onde transferiu-se, em abril de 1972, para a nossa Província do Brasil Central.

 

Sacerdote dinâmico, caráter afável, conquistou logo a simpatia dos paroquianos de Goianésia onde exerceu seu ministério sacerdotal e também a confiança dos Superiores, que o nomearam Superior da Comunidade e Vigário.

 

Semelhante ao sol que se levanta glorioso nas montanhas outonais, mas de repente, é coberto por densas nuvens negras, presságio de tempestade iminente, nosso inesquecível Pe. Benjamin viu-se envolvido, inesperadamente, num trágico acidente automobilístico que o transportou para a outra vida, no vigor de seus 33 anos de idade.

 

Lá se foram os sonhos dourados deste missionário de Claret, Pe. Benjamin Tarilonte Pérez e também uma das esperanças de nossa sofrida Província.

 

Cor hominis disponit viam suam,

 

Sed Domini est dirigere gressus ejus”. Reze por nós no céu, saudoso Pe. Benjamin Tarilonte Pérez, CMF. RIP.

 

Livros do Necrologium Claretianum

Navegue no Necrologium Claretianum

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31