Missionários
Claretianos Brasil

Necrologium Claretianum

Padre Mariano Parício Serrano

22/09/1987 (81 anos)

Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Pe. MARIANO PARÍCIO SERRANO (1987)

 

Nascimento: 12 de novembro de1906

Localidade: Olhos Negros (Teruel), Diocese de Saragoça

Pais: Sr. Cecílio e Sra. Josefa

Profissão Religiosa: 31 de agostp de 1926

Enviado: 40ª Expedição, em 02 de novembro de 1933

Ordenação Religiosa: 15 de agosto de 1933

Falecido: 22 de setembro de 1987

                                                    

Olhos Negros, pequena cidade aos arredores de Terual, Diocese de Saragoça, Espanha, foi o lugar onde viu a luz do mundo pela primeira vez, o menino Mariano no dia 12 de novembro de 1906. Seus pais, Sr. Cecílio e Sra. Josefa, cristãos piedosos, educaram Mariano no temor de Deus e infundiram-lhe a inclinação à vida religiosa e secundaram-na.

Ainda jovem entrou na Congregação pelo Seminário de Basbastro, iniciando e completando os seus estudos de latim. Terminados neste Seminário os seus estudos, passou, uma vez aprovado, para fazer o Santo Noviciado em 1925 e, 31 de agosto de 1926, emitiu a sua Profissão Religiosa mediante os votos  temporais.

Feita a sua consagração a Deus e a Nossa Senhora, passou a perfazer os seus estudos de Filosofia e Teologia na ex-Universidade de Cervera e terminou-os com Teologia Moral e Direito Canônico no Seminário de Santo Domingo de La Calzada. Recebeu nos tempos litúrgicos em datas aprazadas, a Tonsura e as Ordens Menores e a seguir o Subdiaconato e Diaconato.

Foi recebido no número de sacerdotes Filhos do Imaculado Coração  pela Ordenação Sagrada na Igreja chamada das Mercês, no dia 15 de agosto de 1933. Apresentou-se para realizar o seu Ano de Preparação aos ministérios no chamado Ano de Pastoral e aí recebeu a notícia de que iria para as terras de missão. Foi enviado ao Brasil e assim foi adstrito à Província Brasileira. Quando recebeu as cartas e o destino a esta missão, escreveu ao Padre Secretário-Geral: “A voz do Revmo. Padre Geral é a Voz de Deus e assim partirei ao destino com imensa alegria de alma”.

Chegou a Santos a dois de novembro de 1933, juntamente com os companheiros de Expedição: Padres Izidoro Balsells, Mariano Jaunsarás e José Agrill. A primeira comunidade em que ele morou foi Guarulhos, como Ecônomo e auxiliar ou Vigário Paroquial, depois foi adscrito a outras comunidades, algumas das quais dirigiu como Superior.

Exerceu grande trabalho ministerial técnico de catequese mediante Álbum de Catecismo que ele escreveu e mandou imprimir no ano de 1956. Houve sete edições da mesma obra sempre com muita aceitação. Pe. Mariano sempre modesto e muito humilde, esquivou-se aos lugares proeminentes, mas exerceu um ministério apostólico constante e eficaz.

No triênio de 1937-1939, o Pe. Mariano aparecia como ecônomo em Rio Claro. Neste período, reformou o jardim externo frente ao Seminário Claretiano, construiu-se a escada, que liga a sala de estudo para o pátio atrás do edifício e começou-se a construção da nova ala (ao fundo) para receber mais candidatos e vocacionados, no ano de 1936. A capela foi inaugurada juntamente com a sala de estudos, no térreo.

Do ano de 1940 a 1942, o Pe . Mariano figura na Casa de Pouso Alegre, onde desenvolveu seu apostolado na catequese, missões, visitas pastorais, quaresmas, messes, semanas santas, novenas, centenários, quinários, tríduos, retiros, sermões esparsos, panegíricos, práticas, conferências, explicações catequéticas, que era o seu lado forte e para o qual se encontrava mais preparado; isso, além dos trabalhos de pastoral paroquial, como batismos, crismas, matrimônios e doentes sacramentados.

Verdadeiramente amplo o campo missionário de Pe . Parício, como o de todo claretiano por esse  imenso Brasil, sem contar com os ministérios das Associações como Arquiconfraria do Sagrado Coração de Maria. A Corte de São José e a busca de vocacionados para os Seminários.

 

[A seguir apresentamos o Necrológio que consta do livro do Padre Teófilo Gomes Sáez (Memória dos Claretianos Falecidos. Delegação Independente do Brasil Central 1954-2003, pp.91-93)]

 

 

Pe. Mariano Serrano Parício, CMF

 

Nascimento: 12 de novembro de 1906

 

Localidade: Ojos Negros (Teruel) Espanha

 

Pais: Sr. Cecílio e Sra. Josefa

 

Profissão Religiosa: 31 de agosto de 1926

 

Ordenação: 15 de agosto de 1933

 

Falecimento: 22 de setembro de 1987

 

 

 

As Paixões de um Grande Missionário

 

 

 

O infante Mariano Serrano Parício veio ao mundo no dia 12 de novembro de 1906, na acolhedora cidade de Olhos Negros, província de Teruel, Espanha. Foram seus progenitores o Sr. Cecílio e Sra. Josefa. Era o caçula de uma safra de 12 irmãos. Victor Parício, seu irmão, tornou-se também sacerdote secular de Saragoza, Espanha.

 

Sob a orientação do fervoroso claretiano Pe. José Fogued, que “depois foi 1º Bispo e fundador da missão claretiana da China”, entrou para a Congregação aos 15 anos de idade. Fez o Santo Noviciado em Vic, Espanha, onde emitiu seus primeiros votos em 31 de agosto de 1926. Concluídos os estudos eclesiásticos com proficiência, ordenou-se sacerdote no dia 15 de agosto de 1933.

 

Desde criança, esse neo-sacerdote demonstrou pendores para a vida missionária. Sadio e alegre, disponível e humilde, educado e paciente, foram essas belas qualidades que determinaram o destino de sua vida. Seus superiores, cientes de que ele poderia desenvolver fecundo trabalho missionário, destinaram-no para a Província do Brasil.

 

Efetivamente, Pe. Mariano aportou em Santos, SP. No dia 02 de novembro de 1933, dois meses, portanto, após a sua ordenação sacerdotal.

 

O Senhor olha para os corações humildes. E foi o que aconteceu com o nosso biografado. Por toda a parte por onde passou, deixou sempre uma esteira de bondade.

 

Sacerdote apostólico, Pe. Marino mourejou (trabalhou com afinco) nos mais diversos campos: Guarulhos, SP, Rio Claro, SP, Santos, SP, Ribeirão Preto, SP, Porto Alegre, RS. Com a divisão da Província, S. Rvmo. Transferiu-se para a Província do Brasil Central, fazendo sentir sua atividade missionária em Salvador, BA, Pouso Alegre, MG, e Rio de Janeiro, RJ.

 

            (Pe. Teófilo aqui reproduziu carta datada de 31 de maio de 1965 endereçada ao Padre José Angrill, Superior Provincial. Ver Teófilo Gomes Sáez [Memória dos Claretianos Falecidos Delegação Independente do Brasil Central (1954-2003) p 93].

 

Três nobres paixões dominaram seu espírito: as missões populares, a catequese e o confessionário. Muito solicitado pelos párocos para fazer desobrigas, convertia-as em incendiárias missões de fé e de entusiasmo religioso. Escreveu também um “Álbum de Catecismo” cuja 17º edição fala por si só de sua aceitação; prudente e recatado, seu confessionário era disputadíssimo pelos fiéis nas paróquias e nos seminários, pelos seminaristas.

 

Durante sua vida exerceu ainda, por diversas vezes, os ofícios de Superior e Ecônomo Locais.

 

Aos 81 anos de idade, no dia 22 de setembro de 1989 consumou a sua carreira missionária, à sombra da Basílica do Imaculado Coração de Maria do Méier, RJ, podendo repetir com São Paulo:

 

“Bonum certâmen certavit, cursum consummavit,

 

fidem servavit in reliquo reposita est mihi justitae corona

 

Combati o bom combate terminei a minha carreira, guardei a fé.

 

Resta-me agora receber a coroa da justiça”.       

 

Descanse em paz, santo e competente catequista, Pe. Mariano Serrano Parício. RIP.

 


 

Livros do Necrologium Claretianum

Navegue no Necrologium Claretianum

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31