20/11/1992 (66 anos)
Porto Alegre, RS, Brasil
Porto Alegre, RS, Brasil
Pe. ROBERVAL MORANDO LAPARRIÉRE (1992)
Nascimento: 21 de março de 1926
Localidade: Carangola-MG (Brasil), Diocese de Caratinga
Pais: Sr. Orlando e Sra. Rosa
Profissão Religiosa: 02 de fevereiro de 1945
Ordenação: 06 de dezembro de 1953
Falecimento: 20 de novembro de 1992, em Porto Alegre-RS,
66 anos
Carangola, importante cidade da Zona da Mata de Minas, no Sul Mineiro, Diocese de Caratinga-MG, foi onde o menino Roberval viu a primeira luz do mundo, no dia 21 de março de 1926. Seus pais, o Sr. Orlando e a Sra. Rosa, cristãos fervorosos, deram ao filho a orientação religiosa. Providenciando a iniciação cristã do filho na fé da Igreja com a recepção dos sacramentos próprios da idade dele, secundando o desejo do filho para a vida religiosa e sacerdotal.
Ao contato com os Padres Claretianos da Comunidade de Carangola, nasceu-lhe certamente a vocação para o sacerdócio. Entrou para a Congregação dirigindo-se ao Seminário de Rio Claro, fazendo o Postulantado, cursando as humanidades, os estudos de Latim e notando nele, índole boa e mesmo vocação ao sacerdócio ao qual ele foi até o fim da vida.
Os Superiores o aprovaram para o Noviciado, realizou o Ano de Provação em Guarulhos no ano de 1944. Emitiu a primeira Profissão Religiosa, mediante os votos temporais em 2 de fevereiro de 1945 e a sua Profissão Perpétua, em 2 de fevereiro de 1950. Fez os estudos filosóficos e teológicos em Curitiba.
Começada a Teologia, recebeu a Tonsura no dia 19 de maio de 1951, o Ostiariado e Leitorado na mesma data e, a seguir, em diferentes datas do ano litúrgico, foi sendo agraciado com as Ordens do Exorcitado, Acolitado, Subdiaconato até que no dia 15 de agosto de 1951, recebeu o Diaconato.
Finalmente, subiu os degraus do Altar do Senhor pelo Sacerdócio, no dia 6 de dezembro de 1953, em Curitiba, das mãos do Exmo. e Revmo Dom Manoel da Silveira D’Elboux, Arcebispo Metropolitano.
Seu primeiro destino como Padre foi o Colégio Seminário de Esteio-RS, onde esteve lecionando aos seminaristas até 1956. De passagem, morou um ano (1957) no Colégio São José de Batatais e, no período 1958-1961 lecionou aos seminaristas no Seminário Claretiano de Rio Claro. Ficou o ano de 1962 em Ribeirão Preto, para logo passar a lecionar em Rio Claro até 1963.
Formou a Comunidade de Ribeirão Preto como Primeiro Consultor em 1967 e 1968. Foi transferido para a Comunidade de Araçatuba e nela figurou nos anos de 1974 e 1975, como Vigário Paroquial, aparecendo, no final de 1978, como Ecônomo de Esteio.
Formou a Comunidade de Guarulhos, como Vigário paroquial, desde 1979 até 1984, perfazendo o período mais longo de permanência numa comunidade. Em Ribeirão Preto prestou os seus serviços missionários como Vigário Paroquial, entre 1985-1986 e, ainda, como Vice-Superior, em 1987.
Foi constituído ecônomo de Santos em 1988 e prestou serviços também na Paróquia. Em 1989 prestou serviços na comunidade e ministérios em Esteio. Logo a seguir, foi nomeado Superior da mesma comunidade, de 1991 até sua morte, em 1992.
Pela movimentação na Província se nota nele certo caráter irrequieto, se bem que prestou grande ajuda na formação intelectual dos nossos seminaristas menores e maiores nos diferentes tempos em que passou pelas comunidade de Rio Claro e Esteio. Atendeu os seminaristas, no confessionário e, com sua ajuda, na formação espiritual aos Padres formadores.
Como ecônomo de diversas casas, desdobrou-se pelo crescimento do patrimônio local. Como sacerdote celebrava a santa missa com voz alta e com fervor. Diz um Superior da comunidade de São Paulo que, todas as vezes que vinha ou passava pela Casa-Mãe, celebrava a santa missa na intenção do coletor local e sempre estava presente nas Laudes e no santo terço em comunidade.
Lembrando, certamente, do Santo Fundador, punha em prática o seu exemplo, certo de que o missionário, que não ora, não pode produzir fruto: a oração é a alma de todo apostolado. Aos 66 anos de idade, vitimado por um enfarte, foi internado no Hospital de Porto Alegre, onde faleceu no dia 20 de novembro de 1992. Descanse na Paz do Senhor!