Missionários
Claretianos Brasil

Hogares Claret: lugar de recomeços (Noviciado Interprovincial)

 

Hogares Claret: lugar de recomeços 

 

Todas às Quartas-feiras os noviços claretianos do Noviciado Beato Jesús Aníbal Gomez (La Estrella/Colômbia) realizam um trabalho junto a duas comunidades terapêuticas que estão sob a administração da Fundação Hogares Claret. A fundação, que está celebrando 35 anos de criação, foi iniciada por um grupo de pessoas, liderado pelo Missionário Claretiano, Pe. Gabriel Antonio Mejía Montoya, que se interessou pelas situações de marginalização presentes na sociedade colombiana, especialmente, no que tangia os problemas relativos a drogadização e a violência.

 

A Fundação Hogares Claret administra várias comunidades terapêuticas espalhadas pelo território colombiano e, particularmente, a comunidade terapêutica La Libertad, onde atuam os noviços brasileiros Júlio César Boiago, Hércules A. Werneck e Vítor T. Meira, tem a capacidade de acolher até cem jovens. Ali, eles terão, de acordo com a proposta terapêutica, a possibilidade de permanecer, voluntariamente, por um ano, e contarão com o apoio de vários profissionais nas áreas de psicologia, trabalho social, educação, assistência de enfermagem, consulta médica e odontológica, acompanhamento familiar, terapia ocupacional, recreação e capacitação entre outros.

 

O jovem Lourival Robty Souza, atua na Comunidade Terapêutica Nuevos Horizontes, localizado no município de Caldas, próximo a Medellín. Perguntado sobre sua experiência em Hogares Claret, o noviço claretiano disse ter a súbita sensação de experienciar o rosto de Deus na fragilidade na qual os jovens se encontram. “Vivencio a rotina deles imergido no processo de escuta. Não me dou ao levantamento do motivo que levou a eles até à instituição. Isso é assunto passado. Percebo neles a decisão e a coragem de viver o presente, numa ininterrupta conciliação com os sentimentos e o desejos de ser alguém diferente – e assim, Deus se manifesta ante meus olhos às Quartas-feiras”, completa Lourival.

 

Organizações como a Fundação Hogares Claret são uma resposta da sociedade civil a uma grande carência do Estado e a indolência da sociedade, comenta Pe. Gabriel. “Compreender a capacidade que o homem tem de nascer e renascer continuamente plantou em mim a ideia de poder trabalhar para ajudar a tantos jovens seriamente afetados pelo problema do consumo de substâncias psicoativas. Estou convencido que o amor é a terapia por excelência”, conclui o religioso, fundador da instituição.

Por Hércules A. Werneck, noviço claretiano 

 

 

 

 

Comente essa notícia

Comentários 0