Missionários
Claretianos Brasil

Claretiano inicia comemorações dos 50 anos do Ensino Superior em Batatais

De julho de 2019 até junho de 2020 o Claretiano – Centro Universitário de Batatais estará vivenciando a campanha “50 Motivos para Comemorar 50 Anos”, pois o período marca os 50 anos do ensino superior em Batatais. E para dar início às festividades no último dia 26, sexta-feira, aconteceu um jantar reunindo colaboradores, imprensa e autoridades locais e regionais.

Todas as comemorações devem-se a um dos precursores dessa história que é o Pe. Dr. Sérgio Ibanor Piva que atuou diretamente e efetivamente nos processos de autorização da abertura da faculdade na década de 70. E hoje Pe. Sérgio está à frente do Claretiano como Reitor. “Foi uma longa jornada até aqui, desbravando novos caminhos, sempre acreditando que se pode ir além”, afirma. Para ele, toda essa trajetória faz parte de uma missão que se desenvolveu e acolheu muitas pessoas. “Hoje a minha casa é a mesma de muita gente. E a nossa história se combina”, conta o Reitor.

O Pró-reitor acadêmico, o Prof. Me. Luiz Claudio de Almeida, conta que foi um grande desafio criar a faculdade em Batatais que começou oferecendo o curso de Educação Física. “Foi um tempo diferenciado e de desafios, mas deu tudo certo e hoje somos referência na educação superior. Começamos com o curso de Educação Física e os registros mostram que a primeira turma foi composta por mais de 150 alunos matriculados”, explica o Pró-reitor.

Com o passar dos anos, a partir da década de 80, o Claretiano diversificou e passou a oferecer outros cursos presenciais. E, ao longo de quase quatro décadas, formou profissionais, hoje renomados no mercado de trabalho, nas áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Estética, Nutrição e Enfermagem. “Ao longo da nossa trajetória registramos mais de 60 mil profissionais formados nas mais diferentes áreas. Transformamos vidas por meio da nossa educação”, conta a Profª Drª Pricila Bertanha, que é coordenadora de ensino no Claretiano.

De Batatais para o mundo

O Claretiano -  Centro Universitário de Batatais oferece o ensino superior desde o início da década de 70 e consolida a cada ano seu compromisso com uma educação superior responsável e de qualidade. Hoje a instituição oferece a graduação (presencial e a distância) e a pós-graduação, a distância.

Presencial são oferecidos os cursos nas áreas do Direito, Educação Física, Formação de Professores, Superiores de Tecnologia, Saúde e Gestão.  A distância são mais de 100 opções divididas entre graduação e pós-graduação.

Atualmente o Claretiano está presente em mais de 120 cidades no país e em quatro países: Japão (Toyohashi-shi), Espanha (Madrid), Portugal (Lisboa) e Estados Unidos (Orlando) com a Educação a Distância. Nessa modalidade o aluno tem acesso aos materiais, participa de atividades on-line e conta com todo o suporte dos tutores específicos para cada disciplina na Sala de Aula Virtual.  O polo é usado para os encontros presenciais, como por exemplo, as provas estabelecidas no calendário acadêmico ou apresentações de trabalhos dentro dos encontros de iniciação científica realizados pelo Claretiano.

É importante ressaltar que hoje o Claretiano é considerado referência na Educação a Distância, como o melhor centro universitário do País, conquistando por sete anos consecutivos a nota 4 no ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, numa escala de 1 a 5. Essa nota vem reafirmar a preocupação e a tradição do Claretiano com um ensino de qualidade, apoiado em um projeto educativo consistente, com profissionais comprometidos com uma educação transformadora e formadora da pessoa humana.

Novidades para 2020

Durante o jantar foi apresentada a programação do Ano Jubilar e a nova campanha publicitária que tem como destaque o cantor, músico e compositor Gusttavo Lima. A novidade e o diferencial para os próximos anos é que Gusttavo Lima será aluno da instituição na Educação a Distância, no curso de Música, a partir de 2020.

“As trajetórias de vida e profissional do Gusttavo Lima vem ao encontro da nossa Missão que é de capacitar a pessoa humana para o exercício profissional e para o compromisso com a vida. Com isso pretendemos evidenciar a importância que a formação integral tem. E, nada melhor do que uma pessoa carismática para expor a nossa filosofia educacional”, explica o Pe. Luiz Claudemir Botteon.

Vale lembrar que, além dos 50 anos do ensino superior em Batatais, entre 2019 e 2020 também serão comemorados os 115 anos do Claretiano - Colégio São José de Batatais, os 125 anos da chegada dos Missionários Claretianos no Brasil, 90 anos da presença dos Missionários Claretianos em Rio Claro e os 15 anos da Rádio Claretiana FM de Batatais.

Para mais informações, acesse: www.claretiano.edu.br/50anos

 

Comente essa notícia

Comentários 0