Missionários
Claretianos Brasil

Bodas de Prata - 25 anos da pastoral do Surdo Coração de Maria

A Pastoral do Surdo foi fundada na Basílica Imaculada Coração de Maria no mês de maio de 1996, com a ajuda do pároco padre Ângelo Monreal CMF, que atendeu ao apelo de um grupo de Surdos. Maria Teresa Borges (Surda oralizada) esteve a frente com o padre Ângelo na iniciação da Comunidade de Surdos do Méier. Ela foi a primeira coordenadora e se prontificou a ensinar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para Ouvintes se tornarem intérpretes nas missas. Na época cerca de 60 Surdos, na maior parte casais, participavam das atividades da pastoral e por isso mesmo, em nossa paróquia, muitas ações foram voltadas para a família, numa época em que ainda não existia a pastoral familiar.

Temos uma equipe de coordenação constituída por Surdos e a Ouvinte Margareth Maria Lessa Gonçalves, intérprete da pastoral desde sua fundação. A pastoral se empenha para que Surdos tenham a oportunidade de conhecer, celebrar e testemunhar Jesus Cristo na sociedade de hoje. São realizados batizados, 1ª Comunhão e Crisma de Surdos. Damos apoio a outras paróquias onde não existe a pastoral, caso algum Surdo ou sua família solicite a presença de um intérprete. Através da pastoral, a paróquia também iferece Oficinas didáticas de LIBRAS, onde paroquianos e visitantes aprendem a Língua de Sinais e conhecem a Cultura Surda. A Pastoral do Surdo também atua em outras atividades que necessitem de um intérprete de Língua de Sinais, como no acompanhamento a consultas médicas, internações hospitalares, repartições públicas, mundo do trabalho, instituições de ensino, Fóruns, ou no caso de cerimônias ou celebrações familiares.

Os missionários Claretianos, párocos e vigários que conviveram com a pastoral nesses 25 anos, sempre foram sensíveis às diferenças de comunicação e cultura entre Surdos e Ouvintes. Assim a pastoral prosperou e os Surdos sempre tiveram a basílica como sua segunda casa.

Por causa da pandemia, algumas atividades presenciais foram suspensas. Mas continuamos firmes no atendimento ao Surdo e na interpretação das missas online. Irmanados e perseverantes seguimos em união a Santíssima Trindade, Nossa Senhora, que sempre nos fizeram sentir amados e a Claret e os Missionários Claretianos, que nos acolheram. É a prática da inclusão que tem dado certo há 25 anos, gracas a Deus.

SÃO MÃOS QUE EVANGELIZAM…

 

Pastoral do Surdo da Basílica Imaculado Coração de Maria

Missionários Claretianos

Rio de Janeiro

 

Comente essa notícia

Comentários 0