Missionários
Claretianos Brasil

Claretiana FM: 17 anos de educação, informação e boa música

Era uma quinta-feira, 15 de julho de 2004, e ao som de ‘You Should Be Dancing’ da banda pop Bee Gees, a Claretiana FM entrava no ar pela primeira vez. Batatais ganhava naquele momento uma rádio com a proposta de levar educação, informação e boa música aos ouvintes.

 

Dezessete anos se passaram e a Claretiana FM se destaca, atualmente, pela prestação de serviços à comunidade de Batatais e pela presença em diversas plataformas. Seja no 105,7 MHz do dial, através de aplicativos, no site (claretianafm.com.br), nas redes sociais (Facebook e Instagram), nos vídeos do Youtube ou pelo WhatsApp, a rádio está presente para oferecer informação, interação e entretenimento de qualidade às pessoas.

 

“Cada dia temos um olhar diferente para a comunicação e para as formas de nos comunicarmos. Estamos atentos às mudanças, por isso estamos em vários canais, não só com o som, mas também com imagem, levando informação de forma rápida, uma das grandes características do rádio”, afirma Rodrigo César, locutor da Claretiana FM desde a fundação.

 

Para Marcelo Rezende, locutor que comanda o programa Supertarde há quatro anos, o trabalho é gratificante. “Sabemos que contribuímos com boa informação, com boa música e lutamos contra as notícias falsas que, principalmente neste momento de crise sanitária, vem causando grandes problemas à sociedade”, salienta.

 

Rodrigo César, que também coordena os trabalhos na emissora, destaca que a cobertura dos fatos no momento em que eles acontecem tem gerado maior engajamento e, consequentemente, aumentado a audiência da emissora. “Esse é um dos motivos pelos quais as pessoas acompanham a rádio. Elas sabem que na hora que um fato acontece, elas recebem a informação em primeira mão, isso faz com que elas confiem mais no trabalho, especialmente, neste momento de pandemia e tantas fake news”, ressalta.

 

E foi o destaque que a Rádio Claretiana FM deu às ações de enfrentamento à Covid-19 no município e o empenho para disseminar informações de qualidade, que levaram a emissora a ser reconhecida em uma ‘Moção de Aplauso’ concedida pela Câmara Municipal de Batatais ao Claretiano – Centro Universitário de Batatais. “Estamos aqui para prestar serviços de utilidade pública, além de oferecer boa música. Tentamos entregar a informação da maneira mais assertiva possível, na hora que o fato acontece”, diz o coordenador.

 

A importância social da Claretiana FM foi reconhecida desde os primeiros anos de funcionamento. Em 2009 foi declarada, por meio da Fundação Claret, como Utilidade Pública Municipal pelos poderes Executivo e Legislativo (Lei nº 3.029, de 24 de julho). 

 

A rádio com imagens - Apesar da ausência de pesquisas de audiência na cidade, estima-se que ela cresça proporcionalmente à presença nas mídias digitais. “As pessoas se conectam à rádio por diversos meios. Só no Youtube, são mais de 2 milhões de visualizações. Existe uma playlist sobre a pandemia com 340 matérias sobre o tema, do primeiro caso ao último boletim informativo sobre a doença”, conta Rodrigo.

 

Para o profissional que atua no rádio há 24 anos, um dos grandes desafios do meio de comunicação é a inovação e manutenção dos ouvintes. “O tempo passa mas a essência do rádio continua. É possível ouvi-lo em qualquer lugar, sem necessariamente estar conectado com a internet. O rádio é amigo, tem uma palavra e conforto, principalmente neste cenário que estamos vivendo”, finaliza o coordenador.

 

 

 

Comente essa notícia

Comentários 0