Missionários
Claretianos Brasil

NOTA DO 26° CAPÍTULO GERAL CMF - 27/08/2021

MEMÓRIA VIVA DA “GRANDE GRAÇA”
 
Nemi, Itália. 26 de agosto de 2021.
 
Há muito a ganhar se permitirmos que o espaço de vida revele seus mistérios que muitas vezes estão ocultos da vista. Ainda hoje comemoramos cento e sessenta anos de um daqueles mistérios que nosso Padre Fundador viveu, a “grande graça”, a experiência que o Senhor lhe concedeu no crepúsculo de sua vida terrena como o culminar de ter vivido por muito tempo. tempo o significado da Eucaristia.
E assim começamos o dia, agradecidos por tantos presentes: o falecimento de nosso irmão pe. Rafael Maria Serra Bove, cmf (Sanctus Paulus), tão especial pelo seu árduo trabalho como postulador da causa de beatificação dos nossos mártires; o dom da vida concedido ao nosso irmão pe. Juan Carlos Bartra, cmf (superior maior do Peru-Bolívia); a alegria dos nossos confrades polacos que hoje celebram a Virgem de Czętochowa e, finalmente, pelo dom de concluir hoje a primeira parte deste caminho capitular, aquela descoberta que nos ajuda a estar em sintonia com os caminhantes acompanhados por Jesus.
Uma vez na sala capitular, demos as boas-vindas a nossos irmãos da Índia, que estavam em quarentena prescritiva. Sentado à mesa do presidente estava o presidente capitular, pe. Mathew Vattamattam, cmf, o vice-presidente, pe. Gonzalo Fernández, cmf, e o secretário, pe. Joseba Kamiruaga, cmf, que apresentou vários aspectos do governo durante este sexênio, a saber: a reorganização da Congregação, a formação para a missão universal, a interculturalidade na Congregação e os temas desenvolvidos pelas comissões pré-capitulares, como a missão intercongregacional em Madagascar, as missões interprovinciais, entre outras.
Na segunda parte da manhã, o Governo Geral respondeu às questões que a assembleia capitular considerou oportunas depois de ter vivido a fase avaliativa do capítulo. Além disso, cada membro do Governo Geral compartilhou algumas de suas experiências mais significativas durante este sexênio, entre as quais se destacaram o amor à Congregação, o aprofundamento da confiança e a disponibilidade para se colocar nas mãos de Deus, a oportunidade de conhecer e acompanhar os confrades das periferias, a passagem de viver a missão de uma perspectiva local a universal, a constatação de que nosso Senhor é o Deus das oportunidades e de poder se reconhecer como diferentes e capazes de trabalhar em equipe.
Relembrando sua experiência como Superior Geral, pe. Mathew Vattamattam observou que
“Ser capaz de servir à Congregação fez com que me sentisse uma discípula do Espírito Santo. O sofrimento e o amor andam de mãos dadas. Nosso sofrimento é pequeno quando vemos o que nossos irmãos estão passando em situações dolorosas e, assim, aprendemos a amar mais nossa Congregação. Sem estar enraizados no amor do Senhor, não podemos discernir e acompanhar nossos irmãos. A beleza da nossa missão é dar a vida pelos nossos irmãos e irmãs das periferias ”.
Em seguida, os últimos momentos da manhã foram dedicados a uma síntese e avaliação da primeira etapa que estava concluindo, apontando os aspectos mais salientes do método sinodal, narrativo e apreciativo.
A primeira parte da tarde foi preenchida com encontros, virtuais por circunstâncias óbvias, entre irmãs e irmãos dos diversos ramos da Família Claretiana. De diferentes latitudes nos unimos para compartilhar os sentimentos e os anseios da jornada que percorremos e ainda devemos percorrer.
Participaram da reunião [ https://youtu.be/NWTBN_Oz9b4] Maria del Mar Álvarez (Diretora Geral da Filiação Cordimariana); Ir. Priscilla Latella e Ir. Cristina Ruberte (Conselheiras Gerais das Religiosas de Maria Imaculada - Irmãs Missionárias Claretianas); Miguel Ánguel Sosa (Secretário Geral dos Leigos Claretianos); Ir. Dulcinea Ribero e Ir. Maria Fatima Naves (superiora geral e conselheira das Missionárias de Santo Antônio Maria Claret); María Gracia Barquero (superiora geral das Missionárias da Instituição Claretiana); Ir. María Ciprian, Dania Alejandra Velázquez e Carmen Martínez (superiora e conselheiras das Missionárias Cordimarianas) e Ir. Natividad (superiora das Missionárias de Maria Imaculada). Todos eles nos exortaram a continuar a ousar para amar com ousadia; cuidar especialmente dos pobres; formar uma consciência cívica na amizade social e na responsabilidade política; sonhar na chave de família o dom que nos foi legado; ser semente de esperança num mundo sem esperança, multiplicar evangelizadores que transmitem o Evangelho e ser construtores do Reino, transformando estruturas injustas, denunciando mas com espírito de conversão, sem fugir às próprias responsabilidades.
Por fim, encerramos o dia com a celebração da Eucaristia [ https://youtu.be/ByjueTzVpWA ] animada por nossos confrades da Província do Brasil e presidida por Dom Luis Ángel de las Heras Berzal, cmf que nos convidou a
“Recriamos, então, a 'missão' com toda a Igreja, gente da fraternidade e do caminho, que deve se aproximar cada vez mais do Reino de Deus e da sua justiça samaritana e se distanciar implacavelmente das tiranias da divisão , opressão, sombra e morte ”.
FONTE: claret.org

 

Comente essa notícia

Comentários 0