Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Segunda-feira, 24 de Abril de 2017

Atos 4,23-31 Quando terminaram a oração, todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.

Salmo 2, 1-3. 4-6. 7-9 (R. Cf. 12d) Felizes hão de ser todos aqueles que põem sua esperança no Senhor.

João 3,1-8 Se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus.

1Havia um homem entre os fariseus, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.2Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és um Mestre vindo de Deus. Ninguém pode fazer esses milagres que fazes, se Deus não estiver com ele.3Jesus replicou-lhe: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus.4Nicodemos perguntou-lhe: Como pode um homem renascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no seio de sua mãe e nascer pela segunda vez?5Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus.6O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito.7Não te maravilhes de que eu te tenha dito: Necessário vos é nascer de novo.8O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito.

Comentário

Nicodemos era um magistrado que fazia parte do Sinédrio, o supremo tribunal dos judeus. Vai ver Jesus de noite. Prudência ou covardia? Está em busca, porém, como tantos outros e de nós, não está disposto a perder sua posição política e social. Seus companheiros fariseus já se declararam contrários ao Mestre. Nicodemos quer saber: É Jesus o Messias esperado ou não? Jesus lhe fala da necessidade de um novo nascimento para conhecer o Reino de Deus. Estes termos não entram na cabeça de Nocodemos. Desconhece a transformação profunda que o Espírito do Senhor realiza ao incorporar as pessoas à comunidade pelo batismo. Jesus lhe diz: És tu mestre em Israel e ignoras estas coisas? Jesus, um trabalhador do povo, está chamando de ignorante a um sábio doutro da Lei. Isto acontece com frequência, o povo simples compreende a Jesus e o seguem em seu próprio projeto de solidariedade e compaixão, enquanto os letrados e doutores se fecham a seus ensinamentos e não se comprometem com o próximo.

Santo do Dia

S. Maria de S. Eufrásia Pelletier

1796-1868 ? fundadora ? \"Maria? significa \"Amada?

Maria de S. Eufrásia, ou Madre Pelletier, foi a fundadora das Irmãs de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, em Angers. Uma congregação dedicada ao serviço das jovens desamparadas, especialmente aquelas que haviam caído na prostituição. Nasceu no dia 31 de julho de 1796, em Noirmoutier, França. Seu pai, um médico piedoso e caritativo, morreu quando ela tinha 10 anos, passando então a viver como interna em um colégio das Ursulinas. Dali foi transferida para Tours, onde fica entusiasmada com o trabalho das religiosas de Nossa Senhora da Caridade do Refúgio, fundada por S. João Eudes, em 1641. Decidiu, então, também ela consagrar-se a Deus e trabalhar em prol da juventude carente. Eleita superiora, em 1825, Madre Pelletier trabalhou incansavelmente para organizar o apostolado das Madalenas. Obteve, em 1835, depois de 10 anos, a aprovação definitiva, junto à Santa Sé, da congregação que já contava com mais de uma centena de noviças. Espírito inovador, Madre Pelletier preparou o caminho de suas irmãs, que se espalharam não só pela Europa, mas também pela África e Américas. Foi canonizada por Pio XII, em 1940.

Calendário - Serviço Bíblico