Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2017

Hebreus 8,6-13: Cristo é o mediador de uma aliança bem melhor.

Salmo 84(85), 8.10.11-12.13-14 (R. 11a): A verdade e o amor se encontrarão.

Marcos 3,13-19: Chamou os que ele quis, para que ficassem com ele.

13Depois, subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram a ele.14Designou doze dentre eles para ficar em sua companhia.15Ele os enviaria a pregar, com o poder de expulsar os demônios.16Escolheu estes doze: Simão, a quem pôs o nome de Pedro;17Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais pôs o nome de Boanerges, que quer dizer Filhos do Trovão.18Ele escolheu também André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o Zelador;19e Judas Iscariotes, que o entregou.

Comentário

Em Israel, o aluno buscava e escolhia seu mestre. Jesus, ao contrário, escolhe seus discípulos. Os eleitos são encarregados de duas tarefas: estar com Jesus e estar dispostos para a missão. Por isto, enquanto os alunos judeus aderiam à Lei e à interpretação de seus mestres, os discípulos de Jesus devem aderir à pessoa de Jesus e a seu projeto missionário. O número doze simboliza o nascimento do novo povo de Deus em continuidade com as doze tribos, símbolo do antigo Israel. Deus continua escolhendo ainda hoje discípulos e discípulas para sua missão. Contudo, muitos não de dão conta, pelo ruído das confusas convocatórias do mundo de hoje. Neste preciso momento Jesus mantém aberta a convocação para novos missionários. O reino precisa de homens e mulheres que, com seu espírito missionário, queiram curar com autoridade um mundo chagado de espíritos imundos. Em um momento de oração, digamos em voz alta nossos nomes. Deus escutará e nos colocará em sua lista de escolhidos.

Santo do Dia

S. Sebastião

séc. III ? mártir ? \"Sebastião? significa \"augusto, magnífico,  
venerável?. É o patrono dos arqueiros, atletas, soldados, guarda-civil

Natural de Milão ou de Narbone, Sebastião já havia se convertido à fé cristã quando foi nomeado capitão da Guarda Pretoriana pelo imperador Diocleciano, mas o fato só foi conhecido durante a perseguição aos cristãos. Preso e condenado à morte, os arqueiros o amarraram a um tronco e o crivaram de flechas. Os cristãos recolheram o corpo ainda com vida e cuidaram dele. Recuperado dos ferimentos, começou a denunciar abertamente os crimes cometidos contra os cristãos. Indignado, Maximiano condenou-o à morte (c. 304). É invocado com a seguinte oração:
Onipotente e eterno Deus, que pelos merecimentos de S. Sebastião, vosso glorioso mártir, livrastes os vossos fiéis de doenças contagiosas, atendei as nossas humildes súplicas para que, recorrendo agora a vós, na nossa necessidade a fim de alcançar semelhante favor, mereçamos, por sua valiosa intercessão, ser livres do flagelo da peste e de toda moléstia do corpo e da alma. Por Jesus Cristo , Senhor nosso. Amém.

Calendário - Serviço Bíblico