Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Terça-feira, 20 de Novembro de 2018

Ap 3,1-6.14-22: Se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo.

Sl 14 (15), 2-3ab. 3cd-4ab. 5 (R.Ap 3,21): Ao vencedor, dar-lhe-ei o direito de sentar-se comigo no meu trono.

Lc 19,1-10: O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.

Naquele tempo: Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: 'Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa.' Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: 'Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!' Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: 'Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais.' Jesus lhe disse: 'Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.

Comentário

Zaqueu, o cobrador de impostos, é símbolo de impureza, de maldição. Ele não era pobre, mas rico. Sua riqueza estava construída na mentira. Ser cobrador de impostos significava para os judeus alguém que vive fiel à causa de Roma e contrário à lógica nacional judaica. Jesus vai às fronteiras da impureza e conduz à alegria do Evangelho um homem excluído da lógica judaica. Deus, em Jesus, sai ao encontro de quem o mundo e a religião deixa como objeto descartável. Jesus aproxima sua proposta de humanização aos que nada significam para aquela sociedade. Nossa vida está representada em Zaqueu. Deus tem para nós uma proposta de vida, de humanidade. Hoje, como ontem, Deus visita a nossa casa. Assim como aconteceu com Zaqueu, hoje quando nos centramos na Palavra de Deus, é Deus mesmo que nos visita, quer que lhe abramos a porta e lhe deixemos entrar, para estabelecer conosco uma relação de amor. Estamos dispostos a aceitá-lo e a acolher seu projeto de vida?

Santo do Dia

S. Edmundo

854-870 ? rei ? \"Edmundo? significa \"aquele que tem seus
bens protegidos?

Santo Edmundo subiu ao trono da Inglaterra no Natal de 854. O seu reinado foi conturbado pelas invasões bárbaras, com grande poder de destruição. Para não se tornar vassalo de Ivar, chefe bárbaro, decidiu lutar em favor da liberdade de seu povo, mas caiu prisioneiro. Amarrado a uma árvore, teve o corpo cravejado de flechas e, depois de decapitado, seu corpo foi atirado em uma floresta. Contam que procurando a cabeça do rei, os cristãos, para não se dispersarem, gritavam uns para os outros: \"Onde estás? Onde estás?? No meio da busca, o rei teria respondido: \"Aqui. Aqui. Aqui.? Acorrendo ao lugar, encontraram a cabeça do rei guardada por um lobo que a defendia dos outros animais. S. Edmundo morreu em 870.

Calendário - Serviço Bíblico