Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Sexta-feira, 24 de Março de 2017

Oséias 14,2-10: Não chamaremos mais 'deuses nossos' a produtos de nossas mãos.

Salmo 80(81), 6c-8a. 8bc-9. 10-11ab. 14.17 (R. Cf. 11.9a): Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

Marcos 12,28b-34: Amarás o Senhor teu Deus. Amarás o teu próximo.

28Achegou-se dele um dos escribas que os ouvira discutir e, vendo que lhes respondera bem, indagou dele: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?29Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é este: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor;30amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito e de todas as tuas forças.31Eis aqui o segundo: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior do que estes não existe.32Disse-lhe o escriba: Perfeitamente, Mestre, disseste bem que Deus é um só e que não há outro além dele.33E amá-lo de todo o coração, de todo o pensamento, de toda a alma e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, excede a todos os holocaustos e sacrifícios.34Vendo Jesus que ele falara sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do Reino de Deus. E já ninguém ousava fazer-lhe perguntas.

Comentário

Ninguém gosta de imposição de leis, contudo, a convivência humana seria caótica sem elas. As leis têm sua razão de ser enquanto ajudam o bem viver aos membros da sociedade. Elas regulam o livre arbítrio individual, a fim de que todos os integrantes da comunidade possam conseguir seu fim natural e último, isso que chamamos felicidade. Toda lei deve ser racional e justa. As leis ordenam as decisões das pessoas e daí sua hierarquia, pois, havendo conflito em seu cumprimento, umas condicionam outras. Jesus coloca a Deus, ao próximo e o próprio fiel no coração do único mandamento do amor. Amar é uma experiência total, que dá sentido e envolve toda a atividade da pessoa de uma maneira intensa e de profundo compromisso pelo bem. Isto é o que o culto expressa também. Sem esse amor comprometido, a vida se torna inútil como os holocaustos e sacrifícios. Trata-se de uma hierarquia, diz Jesus, não de uma dicotomia.

Santo do Dia

S. Diogo José de Cádis

séc. XVIII ? capuchinho e pregador itinerante ? 
\"Diogo? quer dizer \"aquele que é instruído?

Natural da Espanha, Diogo é considerado um dos grandes missionários do povo espanhol da época. Capuchinho, por 30 anos percorreu toda a Espanha, passando por Portugal e Roma. Andava sempre a pé, coberto de um tecido de cilício. Sua pregação reunia grandes multidões, que a ele acorriam para ouvi-lo, desde príncipes a pessoas humildes. Deixou várias obras escritas focalizando temas homiléticos, ascéticos e espirituais. Foi, porém, incompreendido e perseguido pela Inquisição, e em consequência disso veio a morrer, em 1801.

Calendário - Serviço Bíblico