Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017

Rm 3,21-30: O homem é justificado pela fé, sem a prática da Lei judaica.

Sl 129: R. No Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção!

Lc 11,47-54: Assim se pedirá conta do sangue de todos os profetas... desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias.

47Ai de vós, que edificais sepulcros para os profetas que vossos pais mataram. 48Vós servis assim de testemunhas das obras de vossos pais e as aprovais, porque em verdade eles os mataram, mas vós lhes edificais os sepulcros. 49Por isso, também disse a sabedoria de Deus: Enviar-lhes-ei profetas e apóstolos, mas eles darão a morte a uns e perseguirão a outros. 50E assim se pedirá conta a esta geração do sangue de todos os profetas derramado desde a criação do mundo, 51desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi assassinado entre o altar e o templo. Sim, declaro-vos que se pedirá conta disso a esta geração! 52Ai de vós, doutores da lei, que tomastes a chave da ciência, e vós mesmos não entrastes e impedistes aos que vinham para entrar. 53Depois que Jesus saiu dali, os escribas e fariseus começaram a importuná-lo fortemente e a persegui-lo com muitas perguntas, 54armando-lhe desta maneira ciladas, e procurando surpreendê-lo nalguma palavra de sua boca.

Comentário

Jesus hoje está muito duro! A impressão é que Jesus não simpatizava muito com os escribas e fariseus. Mas não é bem assim.Uns se encarregavam de estudar a lei para ensiná-la ao povo. Pena que o faziam de acordo com seus interesses e os interesses dos governantes. Os fariseus eram homens muito piedosos e observantes. Acabaram se tornando obcecados pela letra da lei, ocultando seu espírito. Os dois grupos, escribas e fariseus, confluem num mesmo ponto. A lei antiga ou lei de Moisés era muito importante para eles. Na atualidade acontece a mesma coisa. Às vezes as normas canônicas, litúrgicas e morais tornam-se absolutas. Quando isto acontece perdem sua finalidade humanizadora e libertadora. Perde-se de vista o ser humano, seus problemas e conflitos, sua realidade. Por isso, sem desconhecer que a lei é importante para garantir a convivência, salvaguardar a dignidade do ser humano e humanizar nosso mundo, o fundamental, o importante é a pessoa humana. Não nos esqueçamos disso. Revisemos nossa vida à luz da palavra.

Santo do Dia

S. Pedro de Alcântara

1499 ? místico e asceta ? \"Pedro? significa \"rocha?, \"pedra?

Pedro nasceu em Alcântara, Espanha, em 1499. Estudou em Salamanca e, aos 16 anos, ingressou na Ordem dos Franciscanos, em Manxarretes, tornando-se mais tarde Provincial. O campo de sua missão foi Espanha e Portugal. É tido como um dos maiores místicos e ascetas espanhóis do século XVI. Foi conselheiro das cortes espanhola e portuguesa e o diretor espiritual de S. Teresa de Ávila. Era um homem de vida austera, dado a grandes penitências, meditações e oração. Tal estilo de vida foi implantado nos conventos sob sua jurisdição. S. Teresa muito o admirava, seja pela afinidade espiritual seja pelos favores que dele conseguira e pelo apoio que lhe deu o Santo nos momentos mais difíceis de sua vida. Graças a ele, S. Teresa conseguiu fundar em Ávila o seu primeiro convento de carmelitas \"descalças?. No tempo do Brasil império, era o protetor do Brasil em atenção ao Imperador, que também se chamava Pedro. É representado vestido do hábito franciscano, com uma cruz, um crânio, a pomba simbolizando o dom da profecia e o livro com a Regra da Ordem.

Calendário - Serviço Bíblico