Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Terça-feira, 22 de Janeiro de 2019

Hb 6,10-20: A esperança, com efeito, é para nós qual âncora da vida, segura e firme.

Sl 110, 1-2. 4-5. 9.10c (R. 5b): O Senhor se lembra sempre da Aliança.

Mc 2,23-28: O Filho do Homem é Senhor também do sábado.

Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. Então os fariseus disseram a Jesus: 'Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?' Jesus lhes disse: 'Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães'. E acrescentou: 'O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado'.

Comentário

Não há coisa mais escravizante do que andar apegado às normas e tradições, andar dependendo dos demais. Jesus convida à liberdade de espírito. Somente somos livres quando o único limite é a outra pessoa. Já dizia Agostinho de Hipona: “ama e faze o que queres”. Porque quando se ama, se respeita o outro como um lugar sagrado, inviolável e íntegro. De tal maneira que o bem-estar do outro, sua liberdade, sua integridade, seu direito legítimo se constitui em “norma não normatizada” para minha atuação. Mas tristemente, ontem como hoje, temos a tendência de colocar normas, instituições e tradições acima das pessoas e das comunidades. O importante é salvar a lei e os costumes antes que salvar o ser humano. E por esta razão, o ser humano tende a ser coisificado, manipulado e vilipendiado como um objeto. Como você vive sua liberdade de espírito sendo aberto, respeitoso e responsável consigo mesmo e com os demais?

Santo do Dia

S. Vicente de Saragoça

606-667 ? diácono e mártir ? Patrono dos navegantes e   
viticultores ? \"Vicente? quer dizer \"vencedor?, \"vitorioso?

Diácono da Igreja de Saragoça, Vicente sofreu o martírio na perseguição de Diocleciano. Atribui-se a ele esta confissão de fé: \"Os que veem não verão; os que ouvem não ouvirão, pois confesso que é um só e o mesmo Deus, com o Pai e o Espírito Santo....?. S. Agostinho conta que teve o corpo destruído pelos torturadores e mesmo assim, transbordante de paz, continuava a falar com tranquilidade, como se alguém  falasse por ele.  As torturas nada puderam contra ele. Por fim, para tentá-lo na sua constância, puseram-no em um leito macio e confortável, mas ali mesmo ele expirou.

Calendário - Serviço Bíblico