Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2018

Jn 3,1-10: Os ninivitas se afastavam do mau caminho.

Sl 50, 3-4, 12-13. 18-19 (R. 19b): Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

Lc 11,29-32: Nenhum sinal será dado a esta geração a não ser o sinal de Jonas.

Naquele tempo: Quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: 'Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas.E aqui está quem é maior do que Jonas.'

Comentário

Jesus fica indignado com a proliferação de falsos messias ou profetas, que enganam toda uma geração. Para nós, o evangelho de hoje é como um espinho cravado no coração. Por vezes caímos na tentação de ligar nossa fé com a realização de sinais extraordinários e espetaculares da parte de Deus. É própio do cristão orar a Deus e pedir-lhe de acordo com suas necessidades. Deus diz que aquilo que pedimos com fé nos será concedido. Porém, outra coisa é chantagear a Deus e, pior ainda, manipular a consciência dos fiéis com milagres ambientados em espetáculos quase teatrais. Vale a pena recordar que os grandes milagres de Deus estão no dia a dia da vida, no ar que respiramos, no sorriso de uma criança, no abraço de um amigo. Jesus é mais que Jonas e a Rainha do Sul, porque é o verdadeiro e autêntico milagre de Deus compartilhado com toda a criação. Tentemos fazer uma lista de todos os milagres que Deus realiza num só dia. Ficaremos surpresos!

Santo do Dia

São Pedro Damião

1007-1072 ? eremita, bispo e doutor da Igreja ? invocado contra os males da cabeça ? \"Pedro? quer dizer \"rocha?

 
Verdadeira rocha foi este bispo e doutor da Igreja, S.Pedro Damião, nascido em Romena,no ano 1007. Órfão de pai, passou dificuldades, fome e humilhações. Acolhido por um de seus irmãos,conseguiu estudar, mostrando-se inteligente e perspicaz. Entretanto,ao completar os estudos, abandonou tudo e se tornou monge em Fonte Avellana. Ali distinguiu-se como profundo conhecedor da Bíblia e como insigne pregador. Eleito abade de Fonte Avellana, fundou várias comunidades,dirigindo-as com disciplina e promovendo a observância à Regra. Deixou várias obras escritas, entre as quais a vida do bem-aventurado Romualdo.Foi grande colaborador de Gregório VI na restauração dos costumes e disciplinas eclesiásticas. Faleceu no dia 22 de fevereiro de 1072.

Calendário - Serviço Bíblico