Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Terça-feira, 21 de Fevereiro de 2017

Eclesiástico 2,1-13 (Gr. 1-11): Prepara a tua alma para a provação.

Salmo 36(37),3-4. 18-19. 27-28. 39-40 (R. Cf. 5): Entrega teu caminho ao Senhor, e o mais ele fará.

Marcos 9,30-37: O Filho do Homem vai ser entregue... se alguém quiser ser o primeiro, que seja aquele que serve a todos!

30Tendo partido dali, atravessaram a Galiléia. Não queria, porém, que ninguém o soubesse.31E ensinava os seus discípulos: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens, e matá-lo-ão; e ressuscitará três dias depois de sua morte.32Mas não entendiam estas palavras; e tinham medo de lho perguntar.33Em seguida, voltaram para Cafarnaum. Quando já estava em casa, Jesus perguntou-lhes: De que faláveis pelo caminho?34Mas eles calaram-se, porque pelo caminho haviam discutido entre si qual deles seria o maior.35Sentando-se, chamou os Doze e disse-lhes: Se alguém quer ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos.36E tomando um menino, colocou-o no meio deles; abraçou-o e disse-lhes:37Todo o que recebe um destes meninos em meu nome, a mim é que recebe; e todo o que recebe a mim, não me recebe, mas aquele que me enviou.

Comentário

Cada vez que nos aproximamos da Palavra, deveríamos ter a consciência de que estamos dispostos a aceitar a vontade de Deus. Com que atitude eu a escuto? Jesus é claro com o grupo dos discípulos. Ele anuncia a vontade do Pai sobre a vida do Filho. “Será entregue pela salvação de todos os homens e mulheres do mundo”. Deus continua apostando tudo para salvar a humanidade. A Encarnação foi um ato concreto no qual Deus entrega, por amor, o seu próprio Filho. Porém, a humanidade se ressentiu em reconhecer no indefeso Jesus, um Deus que se revelava na história. Agora, mais uma vez, manifesta seu amor na cruz. Os discípulos de Jesus, e também nós hoje, temo dificuldade em compreender o messias que revela o verdadeiro rosto de Deus. Nós mesmos não entendemos a novidade do Evangelho. Então, temos que nos interrogar novamente: com que sentido escutamos a Palavra de Deus em nossa vida?

Santo do Dia

São Pedro Damião

1007-1072 ? eremita, bispo e doutor da Igreja ? invocado contra os males da cabeça ? \"Pedro? quer dizer \"rocha?

 
Verdadeira rocha foi este bispo e doutor da Igreja, S.Pedro Damião, nascido em Romena,no ano 1007. Órfão de pai, passou dificuldades, fome e humilhações. Acolhido por um de seus irmãos,conseguiu estudar, mostrando-se inteligente e perspicaz. Entretanto,ao completar os estudos, abandonou tudo e se tornou monge em Fonte Avellana. Ali distinguiu-se como profundo conhecedor da Bíblia e como insigne pregador. Eleito abade de Fonte Avellana, fundou várias comunidades,dirigindo-as com disciplina e promovendo a observância à Regra. Deixou várias obras escritas, entre as quais a vida do bem-aventurado Romualdo.Foi grande colaborador de Gregório VI na restauração dos costumes e disciplinas eclesiásticas. Faleceu no dia 22 de fevereiro de 1072.

Calendário - Serviço Bíblico