Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018

Ez 16,1-15.60.63: A tua beleza era perfeita, devido ao esplendor com que te cobri; e te prostituíste.

Is 12,2-3. 4. 5-6 (R. 1c): Acalmou-se a vossa ira e enfim me consolastes.

Mt 19,3-12: Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início.

Naquele tempo: Alguns fariseus aproximaram-se de Jesus, e perguntaram, para o tentar: 'É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?' Jesus respondeu: 'Nunca lestes que o Criador, desde o início os fez homem e mulher? E disse: 'Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne'? De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe.' Os fariseus perguntaram: 'Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?' Jesus respondeu: 'Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. Por isso, eu vos digo: quem despedir a sua mulher - a não ser em caso de união ilegítima - e se casar com outra, comete adultério.' Os discípulos disseram a Jesus: 'Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se.' Jesus respondeu: 'Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. Com efeito, existem homens incapazes para o casamento, porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender, entenda.'

Comentário

O amor incondicionalmente fiel de Deus torna possível umas "segundas núpcias" com seu povo. Sua fidelidade redime o presente, perdoando. Na controvérsia com os fariseus, Jesus questiona o direito matrimonial vigente, que deixava as mulheres indefesas e inferiores aos homens, propondo regressar ao desígnio primeiro de Deus. Se a unicidade e a complementariedade entre ambos (integral, não apenas sexual), desde um princípio respondiam à sua vontade, porque já não são dois mas uma só carne, Moisés não podia legislar contra isso, o que tornaria ilegítimo o repúdio por ele autorizado. No pano de fundo desta polêmica podemos perceber as preocupações maiores, em Jesus e na comunidade de Mateus, pela dignidade e igualdade das mulheres e pela justiça nas relações dos sexos, direitos inalienáveis em qualquer ética comunitária equitativa. Nunca teremos autoridade moral diante do mundo, enquanto continuarmos justificando, favorecendo e reforçando atitudes entre nós que são completamente contrárias aos ensinamentos de Jesus. Estamos atentos para que nossos preconceitos e superficialidades cúmplices não favoreçam e reforcem estas desigualdades e discriminações?  

Santo do Dia

S. Roque

1350-1379 ? eremita ? \"Roque?, \"homem grande e forte? 
patrono dos inválidos

Natural de Montpellier, França, Roque teria nascido com uma cruz rubra estampada no peito. Foi-lhe dado o dom de curar enfermos, traçando-lhes na testa o sinal de uma cruz. Durante as epidemias, curou a muitos; e, doente ele também, retirou-se numa choupana onde recebeu ajuda de um anjo e de um de cão que lhe trazia alimento. Mais tarde retornou à cidade natal passando a viver ali como indigente, mas foi preso, condenado à morte e executado, sob a acusação de ser espião disfarçado em mendigo. Foi quando descobriram pela cruz gravada no peito que se tratava de Roque. É invocado com a seguinte oração: S. Roque, vos dedicastes de corpo e alma ao cuidado dos doentes, e Deus, para provar vossa fé e confiança, permitiu que contraísseis a doença. Mas esse mesmo Deus, por meio de um cão, vos alimentou de modo milagroso e também milagrosamente vos curou. Protegei-me contra as doenças infecciosas, livrai-me do contágio dos bacilos, defendei-me da poluição do ar, da água e dos alimentos. Enquanto eu estiver saudável, vos prometo rezar pelos doentes e fazer o possível para aliviar suas dores e sofrimentos... S. Roque, abençoai os médicos, fortalecei os enfermeiros e atendentes dos hospitais, curai os doentes, defendei os que têm saúde contra o contágio e a poluição.

Calendário - Serviço Bíblico