Missionários
Claretianos Brasil

home » Espiritualidade do Coração de Maria »

Chamamo-nos e somos verdadeiramente Filhos do Imaculado Coração

Júlio César Melo Miranda, CMF

“Homens que Ardem em Caridade” somos os missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria. Não é demais repetir que o missionário filho do Imaculado Coração de Maria é definido por Claret como um homem que arde em caridade, abrasa por onde passa e incendeia todo mundo no fogo do Divino Amor. Ele tinha consciência de que arder de amor e inflamar o mundo não seriamuma virtude merecida, mas se trataria de arder e incendiar no fogo do Espírito recebido como sopro de Deus que manteria acesas, na frágua do Coração de Maria, as brasas incandescentes da caridade de Cristo.

CMF não é para nós apenas uma sigla, mas o sinal de uma qualificação de ordem ontológica que gera em nós uma identidade marcada pela espiritualidade da filiação. Os missionários filhos do Imaculado Coração têm direito a uma herança carismática que,mais do que oferecida a eles, é impregnada na sua alma, configurando-os com Jesus Filho enviado do Pai e formado por Maria.  Professar na Congregação e receber o nome de CMF significam um novo modo concreto e próprio de sermos filhos missionários na Igreja, caracterizados pela ação do fogo do Espírito e pelo amor de Deus, a Deus e aos irmãos.

A experiência e a natureza filial ao Coração de Marianascem exatamente do fato de que seu Filho Jesus é o Filho de Deus que nos deu a condição de irmãos e nos chamou à missão de testemunhar ao mundo, em comunhão de vida, seu projeto de fraternidade universal. Somos missionários Filhos do Imaculado Coração porque fomos convocados de uma maneira única, através da Mãe de Jesus, a participar, como filhos de Deus e irmãos do Filho, da íntima relação amorosa entre Ele e o Pai, garantida e selada pelo dom do Espírito, mediante o qual se difunde em nossos corações o amor de Deus (Rm 5,5).

Particularmente para nós é significativa e efetiva esta espiritualidade da filiação. De fato nos chamamos e somos verdadeiramente filhos do Coração de Maria. A ela nos entregamos para sermos configurados ao mistério de Cristo (CC 8).

Na plenitude dos tempos Deus envia o Filho do Coração de Maria para nascer entre nós, para que possamos receber a adoção filial e ser formados por ela. “A prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho que clama: ‘Abba, Pai!’ Portanto já não és escravo, mas filho, então também herdeiro de Deus” (Gal 6-7). O Espírito é quem dá testemunho, juntamente com nosso espírito, de que somos filhos de Deus (Rm 8,17).

Somente a partir do momento em que não apenas nos chamemos CMF, mas vivendo e sabendo que somos, por obra do Espírito, filhos de fato, poderemos compreender que é possível assimilar, e viver de modo fecundo, o ideal de caridade da Definição do Missionário, pois o fruto da obra do Espírito que nos constitui filhos é exatamente a caridade (Gal 5,22). Então seremos plenamente CMF, irmãos de irmãos, buscando, na frágua do Imaculado Coração, instituir neste mundo a grande fraternidade dos filhos e filhas de Deus.

Júlio César Melo Miranda, CMF