Missionários
Claretianos Brasil

Necrologium Claretianum

Padre Teófilo Guinda Zuago

05/05/1932 (53 anos)

São José do Tocantins Centro Antigo, Niquelândia - GO, Brasil

São José do Tocantins Centro Antigo, Niquelândia - GO, Brasil

P

adre TEÓFILO GUINDA ZUAGO

(Faleceu no dia 05/05/1932 em São José do Tocantins, com 53 anos.)

 

            Falecia gloriosamente, lutando no setor típico de sua vida missionária: o Sertão.

            Ele mesmo escreveu a sua necrologia, antes de morrer, da qual tomamos os seguintes dizeres: “Mais de uma vez, nesse tempo (durante a carreira), tive a ideia de passar à classe dos Irmãos Coadjutores; mas a vontade de ser missionário e de pregar, como vira fazer aqueles fervorosos Padres de Pamplona, me obrigava a abandonar a ideia. Sempre tive grande inclinação ao trabalho e a fazer os ofícios dos Irmãos Coadjutores. Em todos eles me tenho exercitado, sem envergonhar-me de ajudar os Irmãos em seus trabalhos, por humildes que fossem, sempre que m’os pediam, pois tudo é servir a Deus, e no serviço de Deus não há ofício humilde. . . . . Chegamos ao Brasil a 23 de Junho (1906) . . . . . Neste novo campo, por ser muita a messe e poucos os operários, os Superiores me mandaram logo, aos dois meses, às missões. Esta primeira saída foi para mim um bom noviciado e uma boa estreia. A primeira vez que montei a cavalo, caminhei nove léguas e caí cinco vezes, pois o animal ao chegar a uma sombra se deitava no chão, e eu ia por cima de sua cabeça; graças a Deus, nunca me fez mal.

            De São Paulo fui destinado a Pouso Alegre, onde preguei algumas missões; depois fui à fundação de São Carlos, que não chegou a realizar-se; voltei a São Paulo e daí a Curitiba, pela primeira vez; depois passei à Bahia, voltando, depois de pregar várias missões nos Estados do Norte, de novo a Curitiba, onde por mais de seis anos recorri várias vezes, com grandes sacrifícios e privações suas matas; de Curitiba voltei de novo às difíceis, mas frutuosas missões de Salvador. Admitida pela Congregação a Prelazia de São José do Alto Tocantins, aqui me mandaram os Superiores, e onde tenho sofrido o que Deus sabe.”

            Nesta exposição franca e humilde aparecem as características que admiraram no saudoso Padre Guinda todos os que conheceram: grande espírito de sacrifício, grande amor ao trabalho e grande amor à Congregação. 

Livros do Necrologium Claretianum

Navegue no Necrologium Claretianum

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31