Missionários
Claretianos Brasil

Bíblia e Política: Encontro MICLA

Entre os dias 20 e 26 de maio na cidade do Rio de Janeiro está acontecendo o Encontro Bíblico dos Missionários Claretianos da América (MICLA). Com o tema 'A Bíblia e a dimensão política do Cristianismo' participam 50 missionários entre leigos e CMF. Rogamos que o encontro seja e rico e fortaleça a nossa vida missionária.

 

Atualizado em 11.06.2018

 

Rio de Janeiro, Brasil. O Encontro da Rede Bíblica Claretiana (ReBiClar), organismo da Conferencia Interprovincial do Missionários Claretianos das Américas (MICLA), se realiza a cada dois anos, e este ano realizou-se na Casa de Encontros São Francisco de Sales, no Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 26 de maio de 2018. A semana começou com uma análise aprofundada da realidade socio-política do Brasil, em muitos aspectos, muito semelhantes aos outros países da América Latina. Esta apresentação deu lugar ao tema "A Bíblia e a dimensão política do cristianismo", recordando o texto bíblico "não será assim entre vós" (Mt 20, 26). Um tema adicional também compartilhado foi "Globalização, políticas na Bíblia e novos paradigmas".

Em seguida, cada Organismo teve a oportunidade de apresentar suas conquistas, deficiências e desafios na América Latina. O Instituto Bíblico Claretiano das Américas (IBICLA-EUA) ofereceu a oportunidade de participar de um programa de estudo quatro verões duas semanas intensivas por ano, onde você pode comprar ferramentas para pastoral bíblica contextualizada.

Participaram do encontro cerca de 50 pessoas, CMFF, leigos e leigas de todas as Províncias Claretianas das Américas e Caribe, membros da MICLA.  Neste encontro também foi eleita a equipe que deve animar os trabalhos da ReBiClar nos próximos dois anos: Linda Molina, província da américa Central; Jaime Michea, San José del Sur; Rafael Diáz, Antilhas; Agustín Carrillo, Estados Unidos; Angelica Barrera, Colombia-Equador; e Almir Borges, Brasil.

Além disso, o Padre Henry Omonisaye, CMF, Conselheiro Geral e Animador da Pastoral Bíblica da Congregação, compartilhou a experiência bíblica da Congregação. Depois de analisar os estatutos de ReBiClar, a votação foi realizada para a eleição de uma nova equipe de liderança. A reunião terminou com celebração eucarística presidida do Padre Henry.

Agradecemos as orações de todos pelo êxito do encontro. Agradecemos nossos irmãos claretianos da comunidade do Rio de Janeiro que muito se empenharam na acolhida e realização do mesmo, assim como à comunidade Sementes do Verbo, que com tanta disponibilidade acolheu o encontro em sua casa.

 

 

 

 

 

Comente essa notícia

Comentários 0