Missionários
Claretianos Brasil

Memorial inaugurado no Claretiano, em Batatais, eterniza a história da Revista Ave Maria

 

   

O Claretiano – Centro Universitário, localizado em Batatais (SP) inaugurou, na manhã do dia 26 de maio, o Espaço Cultural ‘Pe. Nestor Zatt’, que fica no prédio da Biblioteca ‘Pe. Elias Leite’. O espaço que foi aberto em parceria com a Editora Ave-Maria  celebra 120 anos de publicação da Revista Ave Maria. O local abriga o Memorial da Editora Ave-Maria, com máquinas tipográficas antigas e a monumental ‘King Press’, responsável pela impressão de milhões de bíblias, que pertenceu à gráfica Ave-Maria, propriedade da Editora Ave-Maria que pertence à Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Missionários Claretianos), cujo fundador, Santo Antônio Maria Claret, foi um entusiasta propagandista da Palavra de Deus e encontrou na imprensa o instrumento ideal para cumprir sua missão evangelizadora.

O evento reuniu colaboradores atuais e ex-colaboradores da editora, padres Missionários Claretianos, autoridades religiosas, colaboradores e alunos do Claretiano – Centro Universitário e convidados em geral que antes da inauguração participaram de um momento cultural que retratou, por meio de personagens interpretados por alunos do Claretiano – Colégio São José, toda a trajetória histórica da revista, indo desde a sua criação que foi pelos leitos Maria Junker, Tiburtino Modim Pestana e Manoel Reco, que faziam na época da edição dos textos a distribuição. A atividade foi feita em formato de linha do tempo mostrando, com a ajuda dos alunos, os principais fatos que marcaram os 120 anos da Ave-Maria. Esse momento cultural foi encerrado com a presença dos personagens da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa que, de 1972 a 1984, foi o responsável pela ”Seção Infantil” da Revista Ave Maria. As ilustrações de Mauricio para a Editora Ave-Maria podem ser conferidas também nos livros Jesus é nosso amigo, Jesus nos ensina a viver e Minha primeira Bíblia. Nessa ocasião foram distribuídos minilivros infantis e logo em seguida aconteceu a inauguração do Memorial, que para o Dr. Pe. Sérgio Ibanor Piva, reitor do Claretiano – Centro Universitário, significou reviver a história dos Missionários Claretianos que é a comunicação da palavra de Deus por meio da palavra e do livro.

Pe. Luís Erlin, diretor editorial da Ave-Maria, disse que a inauguração do Memorial coroa os 120 anos de evangelização por meio da escrita, afinal a Revista nunca deixou de circular desde o dia 28 de maio de 1898. “Um espaço como este recupera a história e ao mesmo tempo dá folego para continuarmos evangelizando por meio das publicações. Ao sabermos da iniciativa de criação deste Memorial ficamos muito honrados e felizes”, conta ressaltando que o Memorial remete a fase de continuidade da Revista AveMaria que também conta com uma versão on-line. Áliston Henrique Monte, gerente editorial da Revista, explica que o Memorial irá eternizar o trabalho desenvolvido ao longo do tempo por meio da gráfica. “Hoje continuamos com as nossas publicações, mas com parceiros. A gráfica remete a um tempo muito importante que passamos. E deixar tudo exposto aqui é muito significativo, pois a nossa trajetória se mistura com a história da imprensa no Brasil, afinal, são 120 anos de história”, explica ressaltando que a partir da primeira Revista Ave Maria, ou seja, a primeira revista Mariana do país, surgiram os primeiros livros e em 1959 a primeira Bíblia da editora foi publicada no Brasil.  E mesmo com todo o avanço tecnológico as publicações continuarão e acompanharão os avanços. “Nosso conteúdo vem sendo adaptado para atender a todos os nossos públicos, afinal, levamos a palavra de Deus por meio da imprensa”, conta o gerente.

Para o superior provincial dos Missionários Claretianos, Pe. Marcos Loro, a inauguração do Memorial é um evento muito importante, pois retrata uma história. “Estamos eternizando parte da nossa história e de quem fez parte dela, afinal, atrás de máquinas, atrás de textos, há vidas que dedicaram parte do seu tempo à construção da nossa história. É uma renovação, uma afirmação de que o trabalho valeu à pena”, explica. Há dois anos e meio longe da Editora, Paulo Rosemberg fez questão de prestigiar o evento. Por 42 anos ininterruptos Paulo trabalhou na gráfica e editora Ave-Maria, lá foi seu primeiro e único emprego e hoje, aposentado, lembra com orgulho do tempo que fez parte da Editora. “Comecei a trabalhar na gráfica aos 18 anos como impressor de off-set e exerci várias outras atividades. Mas, na época do Pe. Nestor, um dos diretores da Editora em São Paulo, fui convidado para acompanhar os trabalhos da Editora onde permaneci até me aposentar”, lembra ressaltando que a Editora significa todas as conquistas da sua vida, da constituição da família à formatura da filha. E, hoje, ao visitar o Memorial a emoção foi intensa. “Ao ver a primeira máquina exposta, a de linotipo, voltei ao passado, aos 18 anos, quando comecei a trabalhar na Gráfica. Foi uma grande emoção. É uma aula de história visitar a exposição”, conta Paulo.

O Memorial da Editora Ave-Maria fica no Espaço Cultural ‘Pe. Nestor Zatt’, dentro da Biblioteca ‘Pe. Elias Leite’, no Claretiano – Centro Universitário, localizado em Batatais – SP.  

A Editora Ave-Maria faz parte do Grupo de Editores Claretianos (Claret Publishing Group)

 

 

Comente essa notícia

Comentários 0