Missionários
Claretianos Brasil

Claretiano - Centro Universitário lança selo comemorativo dos seus 50 anos de história

O Claretiano - Centro Universitário de Batatais lançou nesta segunda-feira, 8 de abril, o selo comemorativo dos seus 50 anos. A instituição vai completar meio século de história em 2020 e esse evento marcou o início de diversas ações de aniversário.

Com o tema “50 Motivos para Comemorar 50 Anos”, a campanha comemorativa foi anunciada a todos os colaboradores no ginásio de esportes, reunidos para conhecer a identidade visual que foi criada especialmente para esse momento.

De acordo com o pró-reitor administrativo da instituição, Pe. Luiz Claudemir Botteon, as comemorações simbolizam muitas conquistas. 

“Esse momento é de suma importância para toda comunidade claretiana, pois representa a celebração de vitórias, ainda mais em um momento histórico que estamos vivendo, com grandes sucessos e realizações. Essa festa coroa tudo o que queremos viver — e estamos vivendo, e queremos dizer ao mundo que estamos há 50 anos fazendo educação de qualidade”, disse. 

Um dos precursores dessa história é o reitor Pe. Sérgio Ibanor Piva, que atuou diretamente nos processos de autorização da abertura da faculdade na década de 70. Para ele, toda essa trajetória faz parte de uma missão que se desenvolveu e acolheu muitas pessoas. 

“A missão de um missionário e ir atrás das pessoas, atrás dos problemas. Não imaginávamos que essa situação de Batatais fosse desabrochar e chegar a esse ponto, porque educação é sempre uma coisa muito difícil. Esperávamos obter sucesso, mas não propriamente assim. Essa semente de mostarda, como fala o Evangelho, se desenvolveu, cresceu e recolheu os pássaros que vieram repousar e se aninhar. Não dá para dizer que foi uma pessoa só responsável por tudo isso, pois foi a colaboração de toda a comunidade”, afirmou. 

Uma história de vida com o Claretiano 

Nessas cinco décadas, muita gente passou pelo Claretiano — como alunos ou como colaboradores, para fazer tudo acontecer. Luís Cláudio de Almeida, por exemplo, começou como estudante da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras no início dos anos 80, também cursou Educação Física, se tornou coordenador do curso e hoje é coordenador geral da pós-graduação e pró-reitor acadêmico. 

“Vivi intensamente as décadas de 80 e 90 do Claretiano, que foram os anos que prepararam a instituição para ser um centro universitário nos anos 2000. Tenho mais da metade da minha vida dedicada à instituição, pois há 28 anos eu estou aqui dentro como professor, como coordenador, como dirigente. Aqui, a força vem do coletivo, nós amadurecemos muito em relação às avaliações do MEC, em relação à sociedade e nossa abrangência nacional e até internacional agora. Eu olho pra isso tudo e me sinto participante”, disse. 

Outro grande exemplo é a Cristina de Cássia Bueno Mendes, que trabalha na instituição desde 1977, quando entrou para organizar o arquivo morto. Formou-se em biblioteconomia e assumiu o cargo de bibliotecária, ocupando hoje o posto de bibliotecária chefe. 

“Um grande marco pra mim aqui no Claretiano foi quando começou a informatização, pois houve um avanço muito grande. Antigamente, trabalhávamos com máquinas de escrever e, se houvesse algum erro, era preciso datilografar tudo de novo. O início da EaD em 2005 também marcou, pois ninguém acreditava, mas o Claretiano acreditou e hoje é uma das melhores na educação a distância”, relatou.

Questionada se o Claretiano fosse uma pessoa, o que diria a ela nesse momento especial, emocionada, Cristina respondeu: 

“Eu diria que o Claretiano pra mim é mais do que minha família, pois não sou capaz de deixar esse lugar. Na exatidão da palavra, Claretiano é família”, afirmou. 

Além da campanha comemorativa dos 50 anos do ensino superior em Batatais, entre 2019 e 2020 também serão comemorados os 115 anos do Claretiano - Colégio São José de Batatais, os 125 anos dos Missionários Claretianos no Brasil, 90 anos da presença dos Missionários Claretianos em Rio Claro e os 15 anos da Rádio Claretiana FM de Batatais.

Toda a programação de aniversário será lançada em breve e deve envolver professores, alunos, ex-alunos, funcionários e a comunidade dos polos onde o Claretiano está presente.

Clique aqui e assista ao vídeo de lançamento do selo comemorativo! 

 

Comente essa notícia

Comentários 0