Missionários
Claretianos Brasil

Necrologium Claretianum, conclusão da 2a. etapa

Necrologium Claretianum (2ª. etapa concluída) 

Com o carregamento em formato eletrônico do livro Necrológio da Província Claretiana (Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria no 100º. Aniversário de sua chegada ao Brasil) do Padre João Batista Monteiro Leite encerramos a segunda etapa do Projeto Necrologium Claretianum para as comemorações dos 125 anos da chegada ao Brasil. Vale lembrar que a referida etapa constou do registro no calendário diário dos necrológios de todos os claretianos que integram o referido volume, bem como, o carregamento completo do livro.

Com a conclusão da etapa encontram-se em nosso Portal os falecimentos ocorridos entre 1908 e 1993. O primeiro, aliás, foi o do Missionário Claretiano nascido em Portugal, Padre Manoel Lourenço Fonseca que pertencia à Comunidade de Pouso Alegre (MG); em 1993, faleceu o Missionário espanhol, Padre Luís Maria Olabarrieta Luja integrante da Comunidade de Taguatinga (DF).

Iniciamos a próxima etapa (terceira) que será o registro no calendário diário dos necrológios coligidos pelo Padre Teófilo Gomes Sáez em Memória dos Claretianos falecidos na Delegação Independente do Brasil Central – 1954 – 2003. Há necrológios que são comuns ao reunido pelo Padre Monteiro, quando diferentes os registros, isto é, quando as fontes usados pelas Padres Monteiro e Teófilo não eram as mesmas, decidimos carregar a nova notícia necrológica. Desta forma, alguns dos registros diários carregarão dois necrológios escritos para o mesmo Missionário. Indicaremos a procedência de cada necrológio para que os nossos leitores Claretianos possam acompanhar a origem de cada registro.

 

 

Prof. Dr. Josias Abdalla Duarte 

Arquivo Provincial Roque Vicente Beraldi, CMF

 

Comente essa notícia

Comentários 0