Missionários
Claretianos Brasil

NOTA DO 26° CAPÍTULO GERAL CMF - 29/08/2021

NOTA DO 26° CAPÍTULO GERAL: TORNANDO OS SONHOS DE DEUS NOSSOS PRÓPRIOS
 
Nemi, Itália. 28 de agosto de 2021
 
O sonho de Deus continua sendo um mundo justo e pacífico, um mundo onde a gratidão diluiu toda ansiedade e a generosidade eclipsou toda ganância. Deus sonha com uma época em que o amor e o respeito mútuo unirão a humanidade e a profunda beleza da criação será valorizada. Por sua vez, o ser humano contempla, sonha e questiona e, ao fazê-lo, já está no espaço do eu interior. Este sonho começa na contemplação da criação, à qual responde a palavra silenciosa de sua beleza: Meu questionamento, eram meus pensamentos sobre eles: e sua forma de beleza deu a resposta (Conf X, VI, 9); assim diria Santo Agostinho, cuja memória celebramos e pedimos a sua intercessão.
 
 
É precisamente a isso que fomos convidados a fazer neste segundo dia dedicado aos sonhos: sonhar para a nossa Congregação os sonhos de Deus. Depois de compartilhar e dialogar em grupos, selecionamos os sonhos mais comuns nos frutos de nossas reflexões. Basta citar alguns desses sonhos para perceber que ainda vibramos com o carisma e o zelo apostólico que herdamos: Quais são as periferias que precisamos para estar presentes hoje e o que isso implica concretamente em cuidar do povo de Deus e de sua criação em missão compartilhada?; como podemos tornar as novas gerações apaixonadas por Jesus Cristo e seu Reino?; De que forma podemos promover o caráter intercultural e intercontinental da Congregação ?; como construir projetos comunitários e missionários em sinodalidade e interculturalidade?; como podemos estar enraizados na Palavra de Deus como fez Maria ?; como podemos aprofundar a centralidade da Palavra de Deus em nossas comunidades e na realidade das pessoas que servimos ?; como podemos inspirar claretianos que perderam o entusiasmo missionário?
 
Os facilitadores, então, nos deram as diretrizes para o trabalho em grupo e, considerando o trabalho anterior, escrevem no presente uma declaração dos nossos sonhos para a congregação, levando em consideração que a linguagem transforma e molda a nossa realidade.
 
Na segunda parte da manhã, reunimos nossos enunciados de sonhos e constatamos que em todos eles expressamos os elementos de nossa vida missionária que são fonte de enraizamento e que ao mesmo tempo são fonte de audácia diante de desafios atuais. Encerramos esta fase do Capítulo com oração e ação de graças com uma canção que reuniu tudo o que vivemos até agora, uma canção que expressa “a beleza da trama” (Humberto Pegoraro):
 
Quanto mais fios são tecidos juntos,
 quanto mais bonito o design,
 refletindo as cores
que pintam o universo.
 A beleza da trama
 vem de sua complexidade.
  
Requer muita paciência
 para tecer um novo tecido.
 É preciso coragem,
 para bordar alegria e sofrimento
 com a força de suas mãos,
 a batida do seu peito.
 
 É preciso inaugurar oficinas
 onde a diversidade vive,
 abrigos de esperança,
 locais de nascimento,
 onde ninguém fica de fora
 da festa e do encontro [...].
 
 À tarde, passamos às mesas redondas para iniciar a etapa de discernimento e sondagem. Colocando-nos nas mãos de Deus, nos propusemos a invocar o Espírito Divino para iluminar a comunidade capitular e nos manter em sintonia com os irmãos das periferias. O presidente do Capítulo consultou a assembleia capitular sobre a oportunidade de passar à fase eleitoral. Com voto afirmativo e unânime, as facilitadoras nos explicaram o processo que dará continuidade à dinâmica do Capítulo, deixando de lado o antigo e acolhendo o novo.
 
Assim, com a assistência materna do Coração de Maria, o processo de votação se insere também na dinâmica da conversação e do discernimento. Por isso, decidiu-se que, depois de compartilhar os sonhos da Congregação, seguiríamos cumprindo a tarefa confiada aos capitulares de eleger o Superior geral e sua equipe.
 
Os critérios evangélicos que Deus usa para eleger seus servos também estiveram presentes em nosso Capítulo. Deus não olhou para seus escolhidos como os seres humanos fazem; Ele olhou em seus corações. Por isso, queremos também escolher, lembrando os sonhos e projetos congregacionais que vão surgindo à luz da Palavra e da Doutrina Congregacional. Queremos olhar para a Congregação com toda a sua dimensão missionária e comunitária, desafios e grandes esperanças, tal como vivemos estes dias. Pedimos a graça de saber quem Deus escolhe para guiar a Congregação, dando-nos o seu carisma.
 
Terminamos o dia com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Arcebispo José Rodríguez Carballo, OFM, Secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, que nos exortou a nos concentrarmos em Jesus, a nos concentrarmos na missão e a descentrar-nos, isto é, ir para as periferias.

 

Comente essa notícia

Comentários 0