Missionários
Claretianos Brasil

Missionários Claretianos celebram 120 anos em POUSO ALEGRE

A Comunidade dos Missionários Claretianos de Pouso Alegre/MG celebrou no domingo, 21 de novembro, Solenidade de Cristo Rei, 120 anos de fundação da Missão em terras sul-mineiras. Foi realizado um tríduo preparatório no Santuário do Imaculado Coração de Maria para celebrar a data. O terceiro dia foi presidido pelo Padre Marcos Aurélio Loro, CMF, superior provincial, que na ocasião abençoou medalhões cunhados com a imagem de Santo Antônio Maria Claret, que serão enviado às comunidades Claretianas do Brasil como um marco desta celebração. A Missa festiva foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella, na manhã de domingo com a presença das comunidades, pastorais e movimentos que compõe a paróquia. Em sua Homilia o Arcebispo agradeceu por celebrar na Solenidade de Cristo Rei os 120 anos da presença Claretiana na Arquidiocese, fazendo memória da história dos Missionários que chegaram ao sul de Minas pela vontade de Dom Nery que quis os Filhos do Imaculado Coração de Maria para ajudar na formação da recém diocese criada, em 1900. O Arcebispo ainda recordou que os missionários serviram a diocese preparando e formando o povo. Afirmou ainda que a marca dos missionários Claretianos nesta arquidiocese é eterna, porque é uma marca de evangelização, de desprendimento, dedicação e de amor para com a verdade que é Jesus. E que a marca destes missionários se perpetuam na construção e dedicação ao Santuário do Coração Imaculado de Maria com as inúmeras missões realizadas em todo sul de minas.
A fundação em Pouso Alegre aconteceu na festa da Apresentação de Nossa Senhora, 21 de de novembro de 1901, com os primeiros missionários: Pe. José Domingo Agüera, CMF, primeiro superior desta comunidade, com seus companheiros Pe. Francisco Ozamiz e Pe. Raimundo Torrez, CMF que fizeram trabalhos de missões em toda região do sul de Minas. A casa era conhecida por acolher os missionários que viajavam para as missões e ali faziam seu descanso. A casa Claretiana de Pouso Alegre também já foi casa de formação e hoje se configura em Paróquia, criada em 1976 e conta com a presença dos Pe. Francisco de Barros Nunes, CMF, Pe. José Maria Collell Fragas, CMF e Pe. Luiz Francisco Marvulo Martins, CMF.
Para o Pároco, Pe. Luiz Francisco: “Neste ano celebramos o jubileu dos 120 anos da chegada dos Missionários Claretianos em Pouso Alegre/MG. Uma data marcante, pois somos terceira fundação Claretiana no Brasil. E chegamos aqui com a missão de ajudar na formação e estruturação desta diocese que possuía apenas um ano de criação.
Esta comunidade acolheu por 60 anos o seminário, em diferentes etapas formativas, como também foi marcada por grandes missionários, que consumiram suas vidas para anunciar o evangelho. Percorreram diversas cidades de toda a região do sul de Minas Gerais, alguns chegando a morrerem com fama de santidade.
Portanto, este jubileu se tornou um momento de gratidão a Deus por toda a história vivida e testemunhada, e elevarmos a ele uma prece para que continue sempre a fortalecer os nossos passos nesta missão.”

 

Comente essa notícia

Comentários 0