Missionários
Claretianos Brasil

Mensagem do Superior Provincial para a Festa de Santo Antonio Maria Claret

Estimados irmãos.

Neste dia em que celebramos a Festa de nosso Pai e Fundador, Santo Antônio Maria Claret, gostaria de partilhar com todos alguns pontos da Declaração do XXV Capítulo Geral – “Testemunhas-Mensageiros da Alegria do Evangelho”, pontos estes, que podem nos ajudar numa reflexão pessoal e comunitária.

·         Somos missionários! A Missão pertence à nossa identidade mais profunda. Recebemos do Espírito um carisma que nos configura com Jesus e nos assemelha aos apóstolos, em comunhão de vida, entregues por inteiro ao Pai e ao Reino (cf. CC 3-4). Nossa Congregação de Missionários é um dom do Espírito.

·         A Missão não é uma parte ou mais uma dimensão da nossa vida; tão pouco um adorno ou algo do qual se possa prescindir. Como discípulos de Jesus, fomos marcados para iluminar, bendizer, vivificar, levantar, sanar, libertar (cf. EG 273).

·         Como Claret, fomos ungidos para anunciar a Boa Nova aos pobres. Existimos para viver a Missão no coração do Povo de Deus. Por tudo isso, a Missão vai além dos ministérios que exercemos: é o núcleo de nossa vocação (cf. HAC 37)

·         Como a Igreja (cf. EN 14), só temos sentido desde a Missão: para buscar e procurar que Deus Pai seja conhecido, amado, servido e louvado por todos e que o Reino – seu desígnio de amor para a humanidade e a criação- seja hoje e sempre uma realidade.

·         Dom do Espírito, nossa participação na Missão nasce de sua ação em nós. Nos concede o grande presente da comunidade missionária. Nos torna “comunidades em missão”.

 

Que o dinamismo e o Carisma Missionário que sempre alimentaram e impulsionaram a vida e a obra de nossos Missionários, nestes 120 anos de presença no Brasil (1895-2015), continuem à frente de nossos sonhos e utopias Missionárias. Hoje, mais do que nunca, devemos estimular uma ação evangelizadora “mais aberta ao Espírito, fervorosa, alegre, audaz”.

Agradecemos a todos pela perseverança e pelo trabalho missionário desenvolvido com fidelidade, criatividade e amor. Deus, nosso Pai Misericordioso e compassivo, saberá recompensar a cada um. Rezemos uns pelos outros!

 

No Imaculado Coração de Maria,

 

Marcos Aurélio Loro, cmf

Superior Provincial

 

São Paulo, 24 de outubro de 2015.

Na Festa de Santo Antônio Maria Claret.

 

Comente essa notícia

Comentários 0