Missionários
Claretianos Brasil

Inauguração do Claretiano Memorial (Batatais - São Paulo)

O Claretiano – Rede de Educação inaugura neste dia 6, às 11h, o ‘Claretiano Memorial’, ocupando o espaço onde estavam instaladas três salas de aula, na ala esquerda do prédio histórico, junto ao Claretiano – Colégio São José e Claretiano – Centro Universitário. O novo espaço vai abrigar a memória institucional, educativa e religiosa do Claretiano – Rede de Educação. “O espaço foi inspirado nas atuais técnicas expositivas, com espaços amplos e limpos sob o ponto de vista arquitetônico e espaçoso pelo tipo de visitação que poderá ocorrer com as classes de aulas”, explica Luiz Eduardo Siena Medeiros, arquiteto responsável pelo projeto arquitetônico do Memorial. Ainda de acordo com o arquiteto, o espaço tem controle de luz natural, conta com um cenário neutro e didático e se utiliza de muita tecnologia.

Por concentrar toda a memória acadêmica e religiosa, sem contar com a sua arquitetura diferenciada, o Memorial, de acordo com o professor Rodrigo Touso Dias Lopes, Coordenador do Curso de Especialização em Museografia e Patrimônio Cultural do Claretiano – Centro Universitário e Responsável pelo Projeto Museográfico do Memorial, é o único da nossa região a abrigar um acervo tão rico em objetos escolares, e por isso ajuda a contar a história da educação paulista no século XX. O professor explicou que no local serão expostas peças originais de uso dos antigos alunos, como uniformes, carteiras, cadernos e livros, desde o início do século passado, além de equipamentos escolares e dos primeiros laboratórios de física e química, como um planetário alemão do século XIX, além das primeiras máquinas de escrever, rádios e projetores de filmes antigos.

“Essas peças estavam guardadas nas unidades do Claretiano e trouxemos para cá. Elas indicam que desde o princípio o Claretiano já oferecia uma educação diferenciada com equipamentos bastante sofisticados para a época”, conta. Além disso, há no Memorial um espaço exclusivo com livros raros autografados pelos autores ao editor José Olympio, que recebeu o título de Cidadão Emérito de Batatais, em 1968, e deu nome à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras que integra o complexo educacional do Claretiano – Centro Universitário. Esses livros são parte do acervo da Biblioteca “Pe. Elias Leite”, no Claretiano e agora estão à disposição do público para visitação no Memorial.

Tecnologia e sala de aula

 A tecnologia não está de fora do memorial, utilizada para deixar o espaço seguro, atraente e interativo, contando com controle de umidade e temperatura para o acervo e internet sem fio para visitantes. Seis televisores de 48 polegadas foram instalados em locais estratégicos para que o visitante conheça mais sobre o Claretiano, expondo o acervo de imagens históricas do Colégio e depoimentos de alunos egressos da instituição. Há ainda uma linha do tempo com mais de 20 metros de extensão contando toda a história do Claretiano - Colégio São José e do Claretiano - Rede de Educação.

O memorial conta ainda com uma sala de projeção, climatizada, para até 30 pessoas, e mais duas animações que complementam o universo interativo: uma animação mostrando a presença do Claretiano -Rede de Educação no Brasil e todas as cidades que contam com egressos do Colégio São José, e um filme projetado diretamente no chão, convidando o público para interagir com as imagens.

Além de conhecer a história do Colégio, os alunos poderão usar o Memorial de mais uma maneira: os espaços foram projetados para que os professores do Colégio e do Centro Universitário possam fazer atividades educativas e de lazer no local, além de comportar apresentações, entrevistas e exibições de filmes em curtas e longa metragens. No âmbito religioso, há um espaço de valorização e memória dos Princípios Claretianos e uma imagem original em madeira maciça de Santo Antônio Maria Claret também está presente, homenageando o religioso que iniciou o trabalho dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, os Missionários Claretianos. 

Horário para visitar o Memorial:

Terça a sexta das 9h às 18h

Sábado das 9h às 12h

Telefone para agendamento de grupos: 16. 3660-1760 ou 3660-1777

memorial@claretiano.edu.br

 

Comente essa notícia

Comentários 0